SóProvas


ID
544882
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há dois grupos de indicadores de reações de estresse no trabalho. Os relacionados com

Alternativas
Comentários
  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera as doenças relacionadas ao trabalho como multifatoriais, implicando a multicausalidade com a inclusão de fatores físicos, organizacionais, individuais e socioculturais (Rio, 1998). Os denominados fatores psicossociais representam interações entre ambiente de trabalho, gestão e processo de trabalho e as variáveis de natureza não-física relativas ao indivíduo, como personalidade,estilo de vida, coping e apoio social, e, ainda, a vulnerabilidade e a resistência ao estresse, que contribuem para as percepções e experiências do trabalho, atuando sobre a saúde e/ou desempenho do trabalhador (Fernandes, 1999; Pinheiro, Tróccoli & Paz, 2002; Villalobos, 1999). Segundo Villalobos, o enfoque mais comum para abordar as relações entre o ambiente psicológico laboral e a saúde dos trabalhadores tem sido através do conceito de estresse.

  • http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/alegria/estresse/causas.htm
    Podemos identificar as consequencias do estresse no trabalho através da avaliação da saúde do funcionário e do seu desempenho profissional.
    O estresse pode trazer consequencias graves para o indivíduo, dependendo da predisposição orgânica do indivíduo, o estresse pode causar desde transtorno psicológicos até manifestações fisícas mais sérias, como úlcera, cancêr, infarto até mesmo tentativa de suicídio.









  •  Indicadores de reações de estresse no trabalho

    1- Impactos na saúde do trabalhador

    2- Impactos no Desempenho do trabalhador

    "A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera as doenças relacionadas ao trabalho como multifatoriais, implicando a multicausalidade com a inclusão de fatores físicos, organizacionais, individuais e socioculturais (Rio, 1998). Os denominados fatores psicossociais representam interações entre ambiente de trabalho, gestão e processo de trabalho e as variáveis de natureza não-física relativas ao indivíduo, como personalidade,estilo de vida, coping e apoio social, e, ainda, a vulnerabilidade e a resistência ao estresse, que contribuem para as percepções e experiências do trabalho, atuando sobre a saúde e/ou desempenho dotrabalhador (Fernandes, 1999; Pinheiro, Tróccoli & Paz, 2002; Villalobos, 1999). Segundo Villalobos, o enfoque mais comum para abordar as relações entre o ambiente psicológico laboral e a saúde dos trabalhadores tem sido através do conceito de estresse."