SóProvas


ID
544903
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder

Alternativas
Comentários
  • Letra e)

    Poder de posição: os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o poder “sobre”. Etzioni (apud Hersey, 1986) faz a diferença entre poder pessoal e poder de posição e sustenta que o poder deriva de uma função organizacional, de influência pessoal ou de ambos, de maneira que a melhor situação para os líderes é quando possuem os dois tipos de poder: pessoal e de posição.

    O poder de posição vem de três fontes: poder de recompensa, coercitivo e legítimo.
    O poder pessoal vem de duas fontes: competência e referência.

    Fonte: http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/cos24_poder_nas_organizacoes.htm




  • Fontes do Poder (French e Raven)

     

    Poder Coercitivo: baseado no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.

     

    Poder de Recompensa: Baseado no benefício que outra pessoa pode ofertar. Oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.

     

    Poder Legítimo: (de posição ou legitimidade) representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.

     

    Poder do Talento: (ou de Perícia) É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

     

    Poder de Referência (ou referente): Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma; surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

     

     

    Conforme a teoria, os poderes pode ser assim agrupados:

     

    Poder de posição: coercitivo, recompensa e legítimo

    Poder pessoal: talento e referência

     

  • Conforme a teoria, os poderes pode ser assim agrupados:

     

    Poder de posição: coercitivo, recompensa e legítimo

    Poder pessoal: talento e referência

    Fontes do Poder (French e Raven)

     

    Poder Coercitivo: baseado no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.

     

    Poder de Recompensa: Baseado no benefício que outra pessoa pode ofertar. Oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.

     

    Poder Legítimo: (de posição ou legitimidade) representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.

     

    Poder do Talento: (ou de Perícia) É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

     

    Poder de Referência (ou referente): Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma; surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.