SóProvas


ID
544915
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Likert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são

Alternativas
Comentários
  • b) CORRETA

    Os 4 perfis organizacionais (chamados sistemas de administração) de Likert mostram diferentes estilos de se administrar as organizações: o Sistema  3, "Consultivo" assim o é porque a opinião e pontos de vista dos níveis inferiores são considerados na definição das políticas e diretrizes que os afetam e é também participativo porque as decisões específicas são delegadas aos diversos níveis hierárquicos orientando-se por políticas e diretrizes definidas pela cúpula para balizar todas as decisões e ações dos demais níveis.
  • Variáveis Autoritário Coercivo Autoritário Benevolente Consultivo Participativo
    Processo Decisional O processo está totalmente centralizado na cúpula da organização, a qual monopoliza todas as decisões. O processo decisional está centralizado na cúpula, existindo apenas delegação de decisões simples e rotineiras. É efectuada consulta aos níveis inferiores e é permitida a delegação e a participação das pessoas. O processo decicional é totalmente delegado e descentralizado. A cúpula apenas define políticas e controla os resultados.
    Sistema de Comunica-ções O sistema de comunicações é bastante precário. Existem apenas comunicações verticais descendentes e destinadas a dar ordens. O sistema de comunicações é relativamente precário, prevalecendo as comunicações verticais descendentes sobre as ascendentes. O fluxo de comunicações verticais (ascendentes e horizontais) é facilitado. As comunicações são consideradas como vitais para o sucesso da empresa. A informação é totalmente partilhada.
    Relações Inter-pessoais O contacto entre as pessoas origina desconfiança. A organização informal é vedada e considerada prejudicial. Cargos e tarefas confinam as pessoas. São toleradas relações interpessoais com alguma condescendência. A organização informal é muito incipiente e considerada como uma ameaça à empresa. É depositada nas pessoas alguma confiança. A empresa incentiva uma organização informal e eficaz, com trabalho em equipa e grupos esporádicos. O trabalho é geralmente realizado em equipa. A formação de grupos informais torna-se imprescindível. Existe confiança mútua, participação e envolvimento grupal intenso.
    Sistemas de Recompensa Ênfase nas punições e nas medidas disciplinares. Obediência restrita aos regulamentos internos. Raras recompesas e de cunho meramente salarial. Ênfase nas punições e nas medidas disciplinares mas com menor arbitrariedade. Recompensas salariais mais frequentes. Recompensas sociais raras. Ênfase nas recompensas materiais (principalmente salários). Recompensas sociais ocasionais. Raras punições ou castigos. Ênfase nas recompensas sociais. Recompensas materiais e salariais frequentes. Punições são raras e, quando ocorrem, são definidas pelo grupo.
  • Sendo bem objetivo!!
    Likert apresenta quatro variáveis:Autoritário-coercitivo,Autoritário-benevolente,Consultivo,Participativo.


    Consultivo: O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões.
  • Quer dizer que o "consultivo" no enunciado era só pra fazer referência à teoria?! E a resposta é sobre OUTRO perfil?! ah dah licença!!

  • Também acho uma palhaçada Caio.

  • Segundo Likert (1961), os estilos de lideranças podem ser classificados da seguinte forma:

    Sistema Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização, são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. Verifica-se geralmente em organizações de mão-de-obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.

    Sistema Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às do Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.

    Sistema Consultivo: mais participativo e com menor arbitrariedade organizacional; os objetivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.

    Sistema Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem atividades complexas.

  • Questão escrotinha. Confunde até quem é bom na área e prepara materiais.

    "Gabarito: b. Na liderança participativa, de Likert, observa-se a capacidade
    de divisão de decisões e compartilhamento de ações e tarefas" Andreia ribas.

  • Bela questão só que não.

  • Ao tomar decisões, o líder consultivo consulta (rsrs, desculpe a obviedade) e leva em conta as opiniões de seus subordinados sem, no entanto, descentralizar sua autoridade. As decisões são, no entanto, participativas, podendo até ser delegadas, mas sem perder a autoridade do líder, que as revisa e aprova ao final. Gabarito letra b).

    Gabarito: B

  • A questão faz referencia ao perfil CONSULTIVO e a resposta deve ser marcada como sendo outro perfil nem citado, o PARTICIPATIVO? Ninguém questionou essa questão na época? Pra mim esta absolutamente errado. Não faz sentido.