SóProvas


ID
544939
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A entrevista comportamental com foco em competências é estrategicamente estruturada para

Alternativas
Comentários
  • O que é a entrevista comportamental

    Trata-se de um tipo de entrevista que obriga os profissionais a responderem a perguntas que demonstram as respectivas competências (conhecimentos, proficiência e capacidades) dando exemplos específicos das experiências passadas. O interesse da entrevista não recai tanto sobre aquilo que eles podem ou poderiam fazer (i.e., situações hipotéticas), e mais sobre aquilo que fizeram em situações específicas no passado.

    A entrevista comportamental baseia-se no pressuposto de que o desempenho passado de um indivíduo (em cargos anteriores) é um excelente meio para prever o respectivo desempenho no futuro.

    http://www.mrinetwork.com/pt/index.htm


     

  • Entrevista de descrição comportamental: esse método busca, essencialmente, verificar no repertório do candidato, as situações vividas por ele que sejam próximas, similares às que ele provavelmente viverá na posição para a qual será contratado. É a entrevista onde são solicitadas aos candidatos situações vividas e suas reações como, por exemplo: você lembra de alguma situação onde teve que enfrentar um cliente bastante irritado? Como reagiu? Para responder algo assim, o candidato terá que pensar, precisará de um tempo, pois há um foco bastante específico a ser respondido, ele terá que remontar ao passado, ou seja, a algo que de fato viveu. Como ninguém traz para uma entrevista situações vividas decoradas o tempo de resposta é fundamental, já que só mentindo o candidato conseguirá responder rapidamente a uma pergunta assim, tão focada em situações.
    O objetivo principal é o foco e não a criação de uma resposta pelo candidato. Se remete a algo vivido, experimentado pela pessoa, busca uma situação e a maneira que o candidato relacionou-se com ela. Uma coisa é aquilo que acreditamos reagir, outra é a forma verdadeira como reagimos. A estrutura desse tipo de entrevista evita que ele crie cenários que nunca existiram, tornando hipotéticas soluções para as quais ele nunca vivenciou.
    Acredita-se que o candidato buscará aplicar soluções semelhantes para situações semelhantes. Com base em experiências já vividas e soluções já apresentadas em situações análogas, pode-se dizer que, se ele resolveu assim uma vez, tenderá a agir da mesma maneira em situações próximas a essas. Tratando-se de pessoas isto não é uma garantia, mas as chances de que assim ocorra é muito grande.
  • Investigar o comportamento passado da pessoa em uma situação similar da competência a ser investigada.
  • gab. E


    as entrevistas podem ser de diversos tipos:


    ESTRUTURADA = perguntas padronizadas para os candidatos 


    DIRETIVA = perguntas de acordo com a informação desejada, ainda que se pergunte mais para um do que para outro; 


    NÃO DIRETIVA / ALEATÓRIA / NÃO ESTRUTURADA = não há nenhum planejamento -> não é eficaz 


    DESCRIÇÃO COMPORTAMENTAL / SITUACIONAL = coloca o individuo em determinada situação e verifica como ele atuaria 


    TRIAGEM = rápida e superficial; verifica se o candidato dispõe dos requisitos e das qualificações anunciadas (títulos, diplomas, certificados); 

  • complementando qto a letra b:

    entrevista técnica é que aborda aspectos técnicos.