SóProvas


ID
544984
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Setor de Engenharia de Segurança de uma empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas realizou o dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), tomando por base os 550 empregados e as normas vigentes. Obteve assim uma composição com, no mínimo, os seguintes profissionais:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO, o serviço de montagem de instalações de estruturas metálicas tem grau de risco 4. No quadro II, no final da norma, obtem-se o tamanho mínimo da equipe observando esse grau de risco e a coluna nº de empregado: 501 a 1.000:
    1 Engenheiro de Segurança do Trabalho, 4 Técnicos de Segurança do Trabalho, 1 Médico do Trabalho e 1 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
  • Quando vi essa questão, eis as dúvidas que não calavam:
    01) Decorar o Quadro II? É isso mesmo, FCC? Ok...
    02) Agora me diga, FCC: como, me diga, saber que empresa de montagem de instalações de estruturas metálicas tem grau de risco 4? Decorando todo o Quadro I da NR 04? É ISSO MESMO, FCC???
    Daí, a indignação foi passando e cheguei a uma conclusão útil: esta questão se resolve memorizando o Quadro II "apenas", sem ter que saber o Quadro I, ou seja, sem precisar saber do risco associado à atividade. Se a pessoa souber de cor o Quadro II, verá que a única combinação correta é a da letra e), que consta no Quadro II, em sua quarta linha, sexta coluna.
    Bem, o que dá para concluir dessa questão também é que, quanto à FCC, é bom saber os anexos das NRs, pelo menos os menos pesados. Para a ESAF (AFT, em especial), só estudarei os anexos pedidos em edital, como o anexo I e II da NR 17.
    Bons estudos, gente.
  • Caro colega, Gunter Worm
    A questão não é tão dificil. Vamos imaginar que os anexos foram feitos seguindo uma lógica com a realidade.
    Há de se imaginar que em uma obra envolvendo + de 500 funcionários devemos ter pelo menos 1 Eng. Trabalho e 1 Médico do Trabalho
    Naturalmente eles não vão trabalhar sozinhos. Precisaremos adicionar Auxiliares na prevenção (Tec. Seg Trabalho) e auxiliares no socorro (Aux Enf trabalho).
    Por exclusão, a única alternativa que atende o suposto cenário acima que é bem racional, é a Letra e)   Resposta Letra:   e)
  • Poderia dizer o grau de risco. Não é??!

  • Pessoal, dá pra seguir o raciocínio de que a quantidade de médicos e engenheiros devem ser sempre iguais.

  • Leis do Dimensionamento do SESMT

    1 - Técnico de Segurança está em todas;

    2 - Se existir Engenheiro e Médico estão sempre na mesma proporção;

    3 - Somente existe Enfermeiro se tiver Médico;

    4 - Sempre que tiver Auxiliar de Enfermagem terá Engenheiro;

    5 - Enfermeiro somente >3501 (* ou >500 em hospitais);

    6 - Nunca terá mais de 1 Enfermeiro.

  • Tem que decorar todos os CNAE agora?

  • Eu fui eliminando onde tinha enfermeiro do trabalho, que só existe a partir de 3500. Fiquei com 3 alternativas e fui utilizando outros macetes. Decorar tabela? Jamais!!!