SóProvas


ID
54523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao orçamento público, julgue os itens a seguir.

O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Orçamento de Desempenho Processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.
  • A questão se refere ao modelo de Orçamento - Programa.O Orçamento de Desempenho, embora já ligado aos objetivos, ainda não possuia vinculação ao sistema de planejamento.
  • Orçamento de desempenho ou por realizações:Uma evolução do orçamento clássico foi o chamado orçamento de desempenho ou por realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o resultado dos gasto e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”. Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de uma planejamento central das ações do governo.Orçamento- Programa:O orçamento - programa foi introduzido no Brasil através da Lei 4320/64 e do decreto – lei 200/67. O orçamento – programa pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, através da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além dos estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.Como podemos ver, a questão colocou a definição de orçamento programa e chamou de orçamento de desempenho.
  • No Orçamento de desempenho, houve uma tentativa de se melhorar o processo orçamentário, buscando-se saber onde o Governo gastava o recurso. Ou seja, tentou-se, de alguma forma, não apenas projetar receitas e despesas, mas saber onde se estava gastando e porque se estava gastando o recurso. Em que pese este orçamento ter representado uma evolução do orçamento tradicional,  ainda não poderia ser considerado um orçamento programa, tendo em vista que lhe faltava uma característica primordial: a vinculação do orçamento a um sistema de planejamento público

  • ERRADA

     

    Onde se lê "orçamento de desempenho". Leia-se "orçamento programa".

    Desse jeito fica certo!!!

     

    ah, mulheque!!!

  • ERRADA

    Orçamento de desempenho ou de realizações:
    Esse tipo de orçamento já foi utilizado ou experimentado no Brasil na
    década de 70, período compreendido entre o orçamento tradicional ou
    clássico e a previsão legal (Lei nº 4.320/64) de utilização do orçamento-programa.
    Conceito: É um processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas
    dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho
    contendo as ações desenvolvidas.Toda a ênfase do orçamento de desempenho reside no desempenho
    organizacional (da organização ou unidade orçamentária), sendo
    também conhecido como orçamento funcional. Nesse tipo de orçamento, a ênfase era as coisas que o governo fazia, ou seja, o foco
    era basicamente nos resultados, com desvinculação entre planejamento
    orçamento. Quando o Brasil adotava essa metodologia de orçamento foi muito comum a realização de grandes obras,
    muitos “elefantes brancos”. A maior preocupação dos governos era
    demonstrar suas realizações, seus feitos, muitas vezes sem estabelecer
    prioridades e com planejamento inadequado, irrealista.

    Ponto dos Concursos - Deusvaldo Carvalho


  • ORÇAMENTO DE DESEMPENHO


    O orçamento tradicional evoluiu para o orçamento de desempenho, também
    conhecido como orçamento de realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agoraem saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”.

    O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por
    apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho,
    contendo as ações desenvolvidas.

    Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado umorçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento.

  • Não sei porque tantos comentários que se resumem a mera colagem de texto e não abordam de fato o âmago da questão.

    Realmente não entendi o porquê da questão estar incorreta, sendo que no Orçamento Desempenho já havia uma dimensão que era o Programa de Trabalho, contudo sendo dissociado da parte de planejamento.
  • Concordo plenamente com o que o Moisés falou, nenhuma explicação de fato explica o erro da questão. O orçamento desempenho já utiliza de programas de trabalho porém sem planejamento. O professor Sergio mendes me falou que é pq foi chamado de orçamento moderno, mas o próprio giacomoni dividi a evolução do orçamento em clássico e moderno, sendo que do moderno faz parte o Base Zero, o de Desempenho e o Programa. Então não tem motivo para a questão estar errada........ erro do cespe..
  • CAMPANHAS:
     
    1 - VALORIZE A NOTA DO TEU AMIGO / CONCURSEIRO / COLEGA / CONCORRENTE - "Quando tenho um dólar e você um dólar, ao trocarmos ficamos apenas com um dólar. Quando tenho uma ideia e você outra, ao trocarmos teremos duas ideias" (desconhecido por mim).
     
    2 - DIGA NÃO A COMENTÁRIOS REPETIDOS E SEM NEXO.
  • Apesar dos excelentes comentários dos colegas, acredito que a explicação do Professor Fernando Gama possa ajudar a entender o entendimento da banca em considerar a assertiva errada (grifei as partes essenciais):

    "Na fase do
    orçamento moderno, destacam-se dois tipos de orçamento: orçamento de desempenho e orçamento-programa.

    Orçamento de Desempenho

    O orçamento tradicional evoluiu para o orçamento de desempenho, também conhecido como orçamento de realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra.

    O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

    Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento".

  • Orçamento moderno não seria o programa? alguém manda uma mensagem pra mim se eu to errado ou nao, por favor. Só é chegar no perfil e dizer, olha: orcamento moderno é esse, e nao esse, por causa disso e disso.
    VLW!!! abraços!!
  • Então afinal o erro está em classificar o orçamento de desempenho como "orçamento moderno", quando na realidade este último termo se refere tanto a orçamento de desempenho quanto a orçamento-programa?

    Alguém pode confirmar/esclarecer? Thanks.

  • Orçamento moderno apresenta-se em dois tipos de orçamento: orçamento de desempenho e orçamento-programa.

    O orçamento de desempenho possui duas dimensões do orçamento: objeto de gasto e programa de trabalho com as ações desenvolvidas. Não está vinculado, porém, a um planejamento central das ações de governo.

    Orçamento-Programa originado nos EUA, no final de 1950 (PPBS - Planning Programning Budgeting System), foi introduzido no Brasil através da Lei 4320/64 e do Decreto-Lei 200/67.No entanto, o orçamento-programa só ganhou efetividade em 1998, com a edição de várias normativas do Ministério do Planejamento. O orçamento programa é um instrumento de planejamento da ação do governo, através da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.

    A CF/1988 caracteriza a matéria orçamentária através do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). As principais características do orçamento-programa são: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.


  • Eu também fiquei na dúvida quanto ao orçamento moderno! O orçamento moderno não abrange os dois?

  • Orçamento de Desempenho é uma coisa, orçamento moderno é outra!!! orçamento moderno: Orçamento Programa.

  • GABARITO: ERRADO

     

    O orçamento-programa -> ORÇAMENTO MODERNO

    O orçamento de desempenho -> objeto de gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas.

     

  • GABARITO: ERRADO

    .

    Evolução do orçamento público:

    .

    1°) Clássico ou Tradicional - se caracterizava por ser um documento apenas de previsão de receita e autorização de despesa. Classificava as despesas por objetos de gastos. Não cogitava em atender as necessidades da administração e da coletividade, nem considerava objetos econômicos e sociais. Era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior.

    .

    2°) Orçamento de Desempenho ou de Realizações - verificava o que o governo fazia e não apenas o que gastava. Buscava ligar os gastos aos objetivos. Apesar dos objetivos previstos, não era vinculado ao planejamento.

    .

    3°) Orçamento Programa (utilizado atualmente) - expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários a sua execução.

    .
    Vantagens do orçamento programa:

    .
    - melhor planejamento das ações;
    - mais precisão na elaboração dos orçamentos;
    maior oportunidade para redução dos custos;
    - facilidade na identificação de duplicidade de funções;
    - melhor controle na execução do programa;
    - ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta;

    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: ERRADO
    .

    - O orçamento por desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, pois não é mais apenas um documento de previsão de receita e autorização de despesas. De fato, ele foi uma evolução se o compararmos com o orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento.
    .
    - O Orçamento de Desempenho ou de Realizações constitui-se numa evolução em relação ao orçamento tradicional. Nele evidencia-se a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Buscava-se a definição dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se faziam necessários, ou seja, a preocupação era saber "as coisas que o governo faz, e não as coisas que o governo adquire", enfatizando, dessa forma, as realizações governamentais em cada programa. Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, falta-lhe ainda uma característica importantíssima: a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.
    .
    - O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada com o orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento programa ( embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento programa).
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: ERRADO
    .

    Q90853 - CESPE 2011 - O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. ERRADO
    .
    Q18172 – CESPE 2009 - O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro. ERRADO
    .
    Q58202 – CESPE 2010 - O orçamento de desempenho, voltado para a definição dos propósitos e objetivos próprios dos créditos orçamentários, corresponde ao que, nos dias de hoje, se convencionou chamar de orçamento-programa. ERRADO: Não se trata de uma convenção, pois no orçamento de desempenho não havia planejamento.
    .
    Q298611 – CESPE 2013 - O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. CERTO
    .
    Q489366 - CESPE 2015 - O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico ou tradicional. CERTO
    .
    Q331159 – CESPE 2013 - Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. ERRADO.
    .
    Q627575 – CESPE 2013 - No orçamento de desempenho, consideram-se os seguintes fatores para a mensuração da atuação: economia de custos ou insumos, eficiência técnica na obtenção dos produtos e eficácia dos resultados pretendidos pelas políticas governamentais. CERTO.
    .
    Q359677 – CESPE 2009 - No orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios. ERRADO.
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • Orçamento de Desempenho não é um orçamento moderno. 
    Orçamento Moderno - Orçamento Programa. 

    Espero ter ajudado!!!
    Vamossss passsaaar!!!

  • Alguns autores defendem que o orçamento de desempenho incluiu a dimensão programática ao orçamento tradicional (estruturação feita por programas), mas é necessário ter cuidado, uma vez que alguns defendem que o princípio da programação (elaboração do orçamento por programas) só pôde ser observado a partir do orçamento-programa. (Vitor Silva – Ponto dos Concursos)

  • Orçamento moderno = orçamento programa.

    O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada ao orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento - programa (embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento- programa).

     

    Fonte: Apostila Anderson Ferreira - IMP

  • GABARITO: ERRADO

     

    Questão: O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro.

     

    ORÇAMENTO DE DESEMPENHO: também considerado moderno! Agora existe um planejamento mas NÃO é efetivo. Pois ele planejou e não executou!  Começa a ter foco no objetivo. É um avanço em relação ao Tradicional. Não há vinculação entre o planejamento e execução. ( realiza outra coisa conforme sua conveniência. Planeja e não executa - faz outra coisa).

     

    ATENÇÃO: Exceto os orçamentos Tradicional e Incremental, os demais são considerados ORÇAMENTOS MODERNOS.

    O Orçamento Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público.

     

  • Gabarito: errado

     

    O orçamento moderno, atual é o orçamento programa.

  • Orçamento Programa

  • QUANTO À FORMA DE ELABORAÇÃO:

    TRADICIONAL - CLASSICO.

    MODERNOS:

    DESEMPENHO

    PROGRAMA.

  • O orçamento de desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. De fato, ele foi uma evolução se comparado ao orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento. A expressão “orçamento moderno”, normalmente, se refere ao orçamento-programa.