SóProvas


ID
5452960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O modelo de planejamento e orçamento brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 e composto de três instrumentos: o plano plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A esse respeito, julgue o item que se segue.

Apresentação, montante e forma de utilização da reserva de contingência constituem um conteúdo atribuído à LOA e LDO.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O Art. 5o da LRF diz que o projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias conterá reserva de contingência (apresentado na LOA), cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

    FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-sefaz-ce-de-administracao-orcamentaria-e-financeira-e-patrimonial-e-orcamento-publico/

  • Gabarito: Certo.

    Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    RESERVA DE CONTINGÊNCIA:

    LRF, Art. 5º O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

    III - Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

    b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

    # Esquematizando:

    → PLOA:

    • Conterá a Reserva de contingência;

    → LDO:

    • Forma de utilização e montante;
    • Definido com base na receita corrente líquida - RCL.

    → Reserva de contingência será destinada ao atendimento de:

    • Passivos contingentes; &
    • Outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

    # Questões:

    (CESPE/SEFAZ-CE/2021) Apresentação, montante e forma de utilização da reserva de contingência constituem um conteúdo atribuído à LOA e LDO.(CERTO)

    (CESPE/TCE-RO/2019) Para apurar a regular instituição de reserva de contingência, tribunal de contas deverá consultar, nos termos da LRF, a lei orçamentária anual, sendo o montante e a forma de utilização definidos pela lei de diretrizes orçamentárias.(CERTO)

    (CESPE/TJ-ES/2011) O PLOA deve conter reserva de contingência, cuja forma de utilização será estabelecida na lei de diretrizes orçamentárias.(CERTO)

    (CESPE/TJ-RR/2012) O projeto de lei orçamentária anual deverá conter reserva de contingência destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, com montante e forma de utilização definidos com base na receita corrente líquida e estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.(CERTO)

    (CESPE/TJ-AM/2019) A reserva de contingência consignada na lei orçamentária anual destina-se exclusivamente ao atendimento de passivos contingentes e a outros riscos e eventos fiscais imprevistos.(CERTO)

    “A primeira e maior vitória é conquistar a si mesmo.”

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO: É a reserva de contingência prevista no artigo 5º da LRF. Confira:

    Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

    III – conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:

    1. a) (VETADO)
    2. b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
    • 1oTodas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual.
    • 2oO refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.
    • 3oA atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.
    • 4oÉ vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.

    FONTE: GRAN CURSOS.

  • VALOR - Contido na LOA

    FORMA DE UTILIZAÇÃO e MONTANTE (máximo) - Programado na LDO [com base na RCL]

    Gabarito: CERTO

  • Gabarito: Certo.

    O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    O PPA, com vigência de quatro anos, tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Cabe à LDO, anualmente, enunciar as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte. Já a LOA tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro. Assim, a LDO ao identificar no PPA as ações que receberão prioridade no exercício seguinte torna-se o elo entre o PPA, que funciona como um plano de médio-prazo do governo, e a LOA, que é o instrumento que viabiliza a execução do plano de trabalho do exercício a que se refere.

    De acordo com a Constituição Federal, o exercício da função do planejamento é um dever do Estado, tendo caráter determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

  • A questão dá margem para a interpretação de que as três atribuições pertencem tanto à LOA quanto à LDO. Eu deixaria em branco rs

  • Gab: CERTO.

    O Art. 5º da LRF diz que o projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias conterá reserva de contingência (apresentado na LOA), cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.:

    Fonte: Estratégia.

  • Item mal escrito, que permite dupla intepretação. A reserva de contingência é uma dotação que deve ser apresentada na LOA. Mas sua forma de utilização e montante são estabelecidos na LDO.

    Assim, esses conteúdos (Apresentação, montante e forma de utilização da reserva de contingência) são atribuídos à LOA e LDO. Obviamente, haverá conteúdos que estarão apenas na LDO e outros apenas na LOA. Mas acreditamos que a banca aponte o item como correto.

    https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-sefaz-ce-extraoficial-afo/

  • Gab: CERTO

    A questão está perfeita! Às vezes esses professores de cursinhos mais atrapalham do que ajudam. Vai no simples, galera!!! A banca apenas quer saber se a Reserva de contingência pode ter seu conteúdo tanto na LOA, quanto na LDO. Ela não especifica se será apenas em uma delas (o que seria errado). Veja!

    1. Reserva de Contingência - é uma dotação GERAL que serve para cobrir IMPREVISTOS durante o exercício.
    • --> É DEFINIDA na LDO com base na RCL (receita corrente líquida);
    • --> É EXECUTADA na LOA;
    • --> Sua dotação não é específica a NENHUM órgão;
    • --> Pode ser utilizada para a ABERTURA de CRÉDITOS ADICIONAIS e passivos contingentes ou outros riscos e eventos fiscais e imprevistos.

    ----------

    Assim, é possível dizer que a Reserva constitui conteúdo na LOA e na LDO. Fim!

    ----------

    FOTNE: Meu resumo de AFO, pág. 54. Baixe sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal para que seja respondida corretamente.

    A LRF, no seu artigo 5.°, inciso III, alínea b, dispõe que o projeto de lei orçamentária (elaborado de acordo com a LDO e com o PPA) conterá:

    • reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.

    Logo, podemos entender que a questão está correta.

    GABARITO: CERTO

    Fonte:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000

  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

    1. Reserva de Contingência - é uma dotação GERAL que serve para cobrir IMPREVISTOS durante o exercício.
    • --> É DEFINIDA na LDO com base na RCL (receita corrente líquida);
    • --> É EXECUTADA na LOA;
    • --> Sua dotação não é específica a NENHUM órgão;
    • --> Pode ser utilizada para a ABERTURA de CRÉDITOS ADICIONAIS passivos contingentes ou outros riscos e eventos fiscais e imprevistos.

  • Para gravar:

    O Bolo está na LOA = Montante --> LOA

    A Receita do Bolo está na LDO = Forma de utilização --> LDO

  • Apresentação e forma de utilização LDO, já o montante das reservas de contingência estão na LOA, lembrando que a reserva de contingência deve ter no mínimo 0,2 por cento da receita corrente líquida.

  • Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:

    Apresentação, montante e forma de utilização da reserva de contingência constituem um conteúdo atribuído à LOA e LDO.

    C

  • Pra quem não sabe, a reserva de contingência  é criada para dar um suporte financeiro para as empresas em imprevistos e/ou urgências.

  • A Reserva para Contingência é uma conta patrimonial constante das demonstrações financeiras, localizada no patrimônio líquido da pessoa jurídica. De forma semelhante ao que ocorre com as demais reservas é a destinação de uma parte dos resultados correntes verificados na sociedade. _________________________ Qual o objetivo da reserva de contingência? As denominadas Reservas para Contingência são constituídas com o objetivo de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda com probabilidade de ocorrer, sendo tal perda passível de ser monetariamente mensurada.