SóProvas


ID
5457121
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto aos elementos caracterizadores da obrigação tributária, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Fonte: CTN

    A Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público ou privado, titular da competência para exigir o seu cumprimento.

    Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.

    B A obrigação acessória, pelo simples fato da sua inobservância, converte-se em obrigação principal relativamente à penalidade pecuniária.

    §3º do art. 113

    C O sujeito passivo da obrigação principal denomina-se responsável, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.

     Art.121.

    P. único. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se:

    I - contribuinte, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo FG;

    II - responsável, quando, sem revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei.

    D A isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, ainda que outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo a solidariedade pelo valor total do imposto.

     Art.125.

    II - a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo;

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • A questão trata do assunto obrigações tributárias que, por sua vez, se divide em principal e acessória. Trata especialmente dos elementos caracterizadores da obrigação tributária pedindo para que se marque a alternativa correta.


    A alternativa A está incorreta já que o artigo 119 do CTN dispõe que o sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento, não se relacionando a pessoa jurídica de direito privado.


    A Alternativa B está correta, já que corresponde ao contido no parágrafo terceiro do artigo 113 do CTN havendo conversão da obrigação acessória, caso inobservada, para obrigação principal no que concerne à penalidade pecuniária.


    A Alternativa C está incorreta, pois o responsável, conforme inciso II do artigo 121 do CTN é aquele obrigado ao pagamento do tributo ou penalidade pecuniária, que sem revestir a condição de contribuinte, a sua obrigação de pagar decorre da lei.


    A alternativa D está incorreta, porque nos ditames do inciso II do artigo 125 do CTN, a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo. Não existe a última parte da alternativa D no artigo 125 do CTN, estando incorreta a afirmação "ainda que outorgada pessoalmente a um deles, substituindo a solidariedade pelo valor total do imposto".

    Portanto, o gabarito do professor é alternativa B.