SóProvas


ID
5462320
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética. A compartimentação atual tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com processos erosivos muito marcantes nas bordas das bacias sedimentares em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.

(Jurandyr Luciano Sanches Ross. Geografia do Brasil, 2001, p. 52. Adaptado)

O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:

Alternativas
Comentários
  • Podemos ver que faltou conteúdo para o examinador.
  • É O FAMOSO (PPD)

    PLANALTO, PLANÍCIE E DEPRESSÃO

    JESUS VOLTARÁ. ESTUDE MAS LEIA A BÍBLIA.

  • A questão acima tem como tema o relevo brasileiro e suas três unidades geomorfológicas, na qual o candidato precisa selecionar a alternativa correta que indique esses três compartimentos do relevo do nosso país.
    O relevo, para a ciência geográfica, constitui-se nas formas da superfície terrestre, que são originados por meio da movimentação das placas tectônicas e por atividades vulcânicas, portanto, são estruturas formadas por fatores internos e externos à crosta terrestre. 
    O relevo brasileiro, ao longo de sua extensão territorial, é caracterizado por possuir, predominantemente, baixas e médias altitudes. Segundo o geógrafo brasileiro Jurandyr Ross, o relevo é estruturado em três unidades geomorfológicas: Planalto, Planícies e Depressões.
    Os Planaltos são terrenos elevados e planos que se caracterizam por possuir uma altitude superior a 300 metros, onde há a maior ocorrência do desgaste erosivo. Entre os principais planaltos brasileiros podemos citar o Planalto Central (situado em Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Planalto das Guianas (localizado em alguns estados da Região Norte), Planalto Meridional (situado na região Sudeste), entre outros.
    As Planícies são unidades geomorfológicas compostas por terrenos planos com pequenas altitudes que não ultrapassam os 100 metros, onde predominam os processos de acumulação de sedimentos. Entre as principais podemos mencionar a Planície Amazônia, a Planície do Pantanal e a Planície Litorânea.
    Já as Depressões são unidades de relevo formadas por processos erosivos, constituídas por terrenos inclinados e com altitudes que variam entre 100 a 500 metros. Se subdivide em duas unidades: Depressões Absolutas (localizadas abaixo do nível do mar) e Depressões Relativas (encontradas acima do nível do mar).
    Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
    Gabarito do Professor: Letra D
    Gabarito da Banca: Letra C.

  • PRA N ZERAR

  • gabarito C

    Vale salientar também que o Brasil não possui dobramentos modernos, haja vista que, a formação desses modeladores se dá pelo encontro das placas tectônicas. O Brasil está no meio de uma placa, por isso não há terremotos aqui também. Observe que os dobramentos modernos se dá em locais onde há o encontro de 2 placas. Cordilheira dos Andes, do himalaia, etc...

    o modelamento do relevo por 2 tipos, que são: Agentes Endógenos e Exógenos

    Endógenos( dentro) são fenômenos como: Erupções vulcânicas, Terremotos, ou seja, modelam o relevo de dentro pra fora

    Exógenos: Agentes externos: chuvas, vento, até mesmo o próprio Homem é um agente externo.

    Planaltos: predomina a saída de sedimentos, terrenos elevados, acima de 300 metros

    PLANÍCIES: Predomina a acumulação de sedimentos, próximas ao nível do mar, unidades recentes, era cenozoica

    depressão absoluta: abaixo do nível do mar

    depressão relativa: são as formas de relevo que são mais baixas que as áreas que as rodeiam, no entanto, não estão em altitude abaixo do nível do mar.