Lida a questão, vamos à resolução:
A Política Nacional de Humanização é pautada no trabalho multidisciplinar, o médico não tem um papel maior que outros profissionais. Alternativa A está errada.
Trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Alternativa B está errada.
Os usuários não são apenas espectadores, mas participam ativamente do seu cuidado, eles não recebem aulas, mas sim, constroem junto com a equipe seu cuidado. Alternativa C está errada.
É um dos princípios do PNH a transversalidade que busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Alternativa D está correta.
A Política Nacional de Humanização aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho. Ou seja, as participações dos usuários não se restringem a aspectos clínicos. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Brasil, Ministério da Saúde. Politica Nacional de Humanizacao PNH. 1ª edição 1ª reimpressão. Brasília – DF 2013.