O Id, Ego e Superego tratam-se do modelo Estrutural (também conhecido como segunda tópica) proposto por Freud.
Para a teoria psicanalítica eles transitam/interagem com os três níveis da teoria Topográfica.
O ID(Es,it) - opera pelo processo primário, sendo ele a primeira estrutura a se desenvolver. É totalmente inconsciente, não tem contato com a realidade, esforça-se constantemente para diminuir a tensão, satisfazendo a desejos básicos. A sua função é buscar por prazer, servindo por isto ao princípio do prazer.
O Ego(Eu) trata-se da única região da mente em contato com a realidade, desenvolve-se a partir do ID durante a infância e se transforma na única fonte de comunicação da pessoa com o mundo externo. É regido pelo princípio da realidade que tenta substituir o principio do prazer. Ele toma as decisões defendendo o aparelho psíquico das demandas irracionais do ID e do Superego levando em consideração as demandas realistas do mundo exterior, com vistas a proteger o aparelho psiquico do sofrimento(ansiedade) gerado pelo choque entre as demandas do princípio do prazer e da realidade.
O Superego (Uber-ich, Supereu) - Representa os aspectos morais e ideais da personalidade e é guiado pelo princípio moralista idealista. Seu desenvolvimento dar-se através do Ego não possuindo energia própria, diferenciando-se do Ego por não ter contato com a realidade. Possuí dois subsistemas: Consciência e Ideal do Ego.