Alternativas
evitar perda de tempo e, após tomar a decisão de entrar à esquerda ou à direita, acionar a buzina e a seta, além de fazer sinais manuais, alterando sua trajetória de modo firme e seguro, sem redução de sua velocidade.
informar ao motorista que segue logo atrás que seu veículo passará para a pista da direita de forma a facilitar a manobra de entrada à esquerda numa das próximas vias transversais, sem redução de sua velocidade.
negociar, através de sinais com a seta do veículo, a preferência para entrar no fluxo de trânsito da rodovia, ao sair de um posto de serviços à frente do veículo que já transita na pista da direita da mesma.
tentar informar ao motorista que o segue a próxima ação, ligando a seta ou acionando o pedal de freio ligeiramente, um pouco antes de frear, e posicionar o veículo na pista de modo que os demais possam perceber a sua intenção.
variar sua velocidade de maneira uniforme, reduzindo-a tão logo resolva mudar a direção ou o sentido de sua trajetória, mantendo trajetória retilínea de forma a dar passagem aos demais motoristas daquela via.