SóProvas



Questões de Segurança Veicular


ID
103297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue os itens a seguir relativos à evolução do transporte
aquaviário, à legislação marítima e a movimentação de carga.

A unitização de carga consiste no agrupamento de mercadorias da mesma natureza em unidades de maior volume. O pallet e o contêiner são instrumentos da unitização.

Alternativas
Comentários
  • Certíssimo! O objetivo de se utilizar algum método de unitização é facilitar o manuseio, movimentação,
    armazenagem e transporte, fazendo com que a sua transferência, do ponto de origem até o seu
    destino final, possa ser realizada tratando o total de volumes envolvidos em cada unitização como
    apenas um volume.

  • Unitização: Ato de juntar as mercadorias em lotes-padrões, facilitando seu manuseio e transporte multimodal e agilizando a movimentação. São exemplos de unitização: a paletização – acondicionamento da carga em pallets (estrados de madeira) e a conteinização (acondicionamento em contêineres).

  • As mercadorias devem ser de mesma natureza? 

    Isso me deixou na dúvida.... porque achei um conceito de unitização que fala em diversas naturezas:

    "Unitizar é reunir (cargas de diversas naturezas) num só volume, para fins de transporte.  Para fins econômicos, a unitização auxilia a movimentação, armazenagem e transporte de produtos, fazendo com que a transferência, do ponto de origem até o seu destino final seja com o mínimo de manuseio possível."

    Fonte: http://enciclopediaaduaneira.com.br/estudo-sobre-container-gr/


ID
110146
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à segurança veicular, são considerados sistemas de segurança ativa:

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos de Segurança Veicular Ativa: concebidos com o objetivo de evitar que os acidentes de trânsito ocorram.

    Dispositivos de segurança Veicular Passiva: concebidos com o objetivo de minimizar os resultados dos acidentes de trânsito, quanto às lesões produzidas nos passageiros.

    http://www.estradas.com.br/sosestradas/articulistas/kleinubing/faixasretrorefletivas.asp

  • Só "limpando" o comentario ai de cima:

    Dispositivos de Segurança Veicular Ativa: concebidos com o objetivo de evitar que os acidentes de trânsito ocorram.

    Dispositivos de segurança Veicular Passiva: concebidos com o objetivo de minimizar os resultados dos acidentes de trânsito, quanto às lesões produzidas nos passageiros

  • Dispositivos de segurança ativa

     A segurança ativa procura minimizar as possibilidades de virmos a ter um acidente quando circulamos numa via. Fazem parte da segurança ativa todo o conjunto de componentes e possibilidades que o veículo põe à disposição do condutor para evitar o acidente.

    Ex:

    • bons travões
    • bons pneus
    • boa suspensão
    • boa visibilidade
    • boas escovas de limpeza dos vidros
    • boa iluminação
    • bom sistema de desembaciamento dos vidro*São fatores que podem ser a diferença entre evitar ou não o acidente. 

    Dispositivos de Segurança Passiva
     Mesmo que um veículo seja excecional no campo da segurança ativa (que procura evitar o acidente) poderão surgir situações em que o acidente seja inevitável. Nesse caso a preocupação passa a ser outra. Já que o acidente vai (infelizmente) ocorrer, tentemos então minimizar o efeito do mesmo nos passageiros (sacrificando, se necessário, o veículo). Reduzir ao mínimo as lesões que o acidente possa provocar nos passageiros é uma tarefa extremamente complicada para os engenheiros envolvidos nesta matéria. O estudo da segurança passiva envolve a realização de simulações de acidentes (denominados de crash-tests) onde bonecos devidamente monitorizados (dummies) desempenham o papel dos seres humanos. Nas últimas duas décadas, este ramo da segurança tem evoluído drasticamente mas partindo de um pressuposto fundamental: que os ocupantes do veículo se encontram sentados com o cinto de segurança devidamente apertado. Por outras palavras, o elemento fundamental da segurança passiva é o cinto de segurança, tendo a grande maioria dos restantes sistemas suplementares sido desenvolvidos assumindo que o cinto se encontra apertado.


    EX:

    • os airbags frontais e laterais
    • as barras protetoras nas portas 
    • os bancos com efeito anti-submarino, evitando que os pés e pernas do condutor penetrem na zona dos pedais
    • a coluna de direção retráctil

    Em caso de acidente apenas um destes elementos da lista poderá fazer a diferença entre a vida e a morte dos ocupantes do veículo.

    Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ9_Dispositivos_de_seguranca.php

    Letra "C".

  • A segurança passiva é proporcionada por equipamentos no veículo, desenvolvidos para evitar acidentes, como a buzina, faróis, pisca-alertas, retrovisores, freios ABS, sistema de tração e até o sistema de suspensão, que atua para estabilizar o veículo, evitando riscos.

    Já a segurança ativa se refere aos equipamentos que minimizam os danos no caso de uma colisão. Nesta categoria estão os airbags e cintos de segurança, que absorvem impactos, carroceria com deformação programada e barras de proteção lateral nas portas. Esses itens atuam em conjunto e lhe garantem uma direção tranquila, ainda mais se for coberta por um seguro de carro.

  • tem dois que estão falando ao contrário... fala sério né gente... vamos prestar atenção para não falar merda!

    aparentemente corretos o Rogério e o Ricardo pois a questão pede segurança ATIVA e a correta apresenta equipamentos do veículo que de certa forma ajuda na consução e não em minimizar impactos de acidente !!! ( lanterna - farol de neblina - semáforo )

  • Estudando o assunto: SEGURANÇA ATIVA é os itens que ajuda a minimiza os impactos apos colisão. A questão fala em laterna, farol de neblina ? esses itens são de SEGURANÇA PASSIVA.

  • André falou besteira

ID
318295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao se vistoriar um automóvel, é necessário priorizar alguns sistemas ou componentes visando liberar o veículo para o uso em condições de segurança. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Mesmo que seja observado vazamento na bomba de água, o veículo pode circular com a água existente no radiador e no reservatório de expansão, pois ambos são capazes de realizar a refrigeração do motor.

Alternativas
Comentários
  • Você como profissional desegurança e responsável pela vistoria veicular no órgão, não poderá liberar o carro para uso com vasamentos, independente se será refrigerado ou terá água suficiente durante o percurso.
  • Assertiva errada.

    Em casos de extrema emergência o veículo poderia ser conduzido por alguns quilômetros nessa condição. Porém, sempre verificando a existência de água no sistema. Exemplo: em uma viagem, durante uma parada em um local sem atendimento, sem sinal de celular, se verifica o vazamento. A poucos quilômetros existe uma oficina onde se poderá resolver o problemas. Como responsável pela segurança do dignitário, você não poderá deixá-lo esperando, sozinho, para conseguir ajuda. Nessa situação, o condutor poderia levar o veículo, parando aos poucos para completar o nível do reservatório de arrefecimento, até o local onde haveria o apoio.

    Porém, em condições normais, de maneira alguma é indicado que se movimente o veículo com vazamento em qualquer tipo de fluído. O vazamento pode ser indicação de outro problemas mais grave que não é perceptível sem uma análise completa.  
  • o sistema de arrefecimento não permite que você circule com vazamentos, pois a quantidade de agua tende a diminuir cada vez mais, então consequenciasuperaquecimento do motor, parada total, com fundição do motor.. ai o seufrança e o vip estarão numa pior! 

    gabarito: errado

  • NÃO BASTA TER CONHECIMENTO... É PRECISO ENTENDER O QUE A BANCA COBRA.... É ÓBVIO QUE SE CONSEGUE RODAR, COM ÁGUA NO RADIADOR E NO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO... AINDA QUE A BOMBA DA ÁGUA ESTEJA VAZANDO... PORÉM, PRA EFEITO DE QUESTÃO DE CONCURSO, SE HÁ ALGUMA FALHA EM QUALQUER SISTEMA DE ARREFECIMENTO, VC DIZ PRA BANCA QUE O CARRO VAI PARAR OU EXPLODIR


ID
318301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao se vistoriar um automóvel, é necessário priorizar alguns sistemas ou componentes visando liberar o veículo para o uso em condições de segurança. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

No caso de ser observada falha no sistema de iluminação do veículo, devem-se verificar os fusíveis levando-se em consideração o valor máximo de voltagem que esses fusíveis podem suportar para exercer a sua função de proteção do sistema elétrico.

Alternativas
Comentários
  • Alguem me diz qual o erro da questão?
  • Deve-se observar o valor maximo da AMPERAGEM (Qual a CORRENTE maxima que ele suporta) 
  • Pegadinha do malandro

  • O Fusível e um dispositivo usado na proteção de circuitos elétricos e eletrônicos, destinado à quando a corrente elétrica " resistência" ( e não VOLTAGEM  pegadinha do CESPE), superar um determinado valor permitido pelo circuito ao qual se protege, o fusível se rompe, assim protegendo o circuito.

  • Erro da questão: o fusível não protege contra a voltagem e sim conta o corrente elétrica.  Caso a corrente seja maior o fisivel se rompe, semelhante a uma queda de disjuntor em uma casa, no caso do carro o fusivel deve ser trocado. Caso esteja transportando um dignitário uma solução seria colocar um clips no lugar do fusível,  ja que não é seguro ficar parado em lugar ermo. O fisivel protege o sistema elétrico e eletrônico do carro (automoveis em geral), evitando que um equipamento mais caro e sensivel queime, como faróis ou sistema de mídia etc. 

  • O termo "voltagem" aniquila a afirmativa. O termo correto e que daria o gabarito como 'certo' seria "amperagem". Exige mais conhecimento técnico ou eletrotécnico do que puramente automotivo. No entanto, um bom motorista conhece estes termos... E essa é a CESPE! Dá raiva, mas... concurso é isso aí.

  • Não é voltagem e sim amperagem, corrente elétrica 

  • ERRADO

     

    Bateria: voltagem

    Fusível: amperagem

  • Eu errei a questão por não observar que a questão menciona VOLTAGEM. Nos fusíveis são medidos em Amperes


ID
546469
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um veículo de transporte de querosene de aviação aproxima-se de uma interseção cujo semáforo apresenta indicação luminosa favorável à sua entrada. Porém, o condutor constata que os pneus traseiros, do lado direito, esvaziaram-se. Nesse caso, o condutor deve

Alternativas
Comentários
  • d)

    parar junto a guia, antes da interseção, evitando a possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área de cruzamento, obstruindo o trânsito transversal.


ID
546475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para segurança de veículos e pessoas que transitam em uma via de fluxos opostos, a linha sólida ladeada por uma linha seccionada, são marcas longitudinais pintadas no piso da via cujo significado é:

Alternativas
Comentários
  • b)

    permitido ultrapassar do lado da linha seccionada e proibido ultrapassar do lado da linha sólida.


ID
546508
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em uma via expressa de duplo sentido, colisões frontais são frequentes quando motoristas tentam entrar em vias secundárias à esquerda, entre outros motivos, por esses motoristas desrespeitarem a norma de trânsito na qual está determinado que a(o)

Alternativas
Comentários
  • a)preferência será sempre do veículo que vem em sentido contrário.


ID
546511
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A fadiga é uma circunstância orgânica que potencializa a possibilidade de ocorrência de acidentes em uma viagem ou mesmo durante a jornada de trabalho no trânsito urbano. Em caso de fadiga, o condutor do veículo deve

Alternativas

ID
546514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um acidente de trânsito entre dois veículos, como a colisão na traseira, pode ser evitado por um dos condutores envolvidos ou por ambos. No entanto, quando o acidente acontece, isso significa que um dos motoristas ou ambos deixaram de fazer tudo o que poderia ter sido feito para evitá-lo. Nesse contexto, a distância guardada entre um veículo e outro à sua frente, que permite ao motorista do veículo de trás evitar uma colisão, é denominada distância de

Alternativas
Comentários
  • d)

    seguimento.


ID
546517
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O tacógrafo é um instrumento de precisão obrigatório no Brasil para todos os veículos de transporte de carga com capacidade máxima de tração superior a 19 t. Ele permite identificar a forma mais segura e econômica para operar o veículo,

Alternativas
Comentários
  • e)

    registrando a quilometragem e a distância percorrida, horas paradas e horas rodadas, velocidade e outros eventos.

  • Conforme preconiza a resolução 92/99 CONTRAN

    O registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo destina-se ao controle de:

    I) Monitorar o tempo de uso, distância e velocidade desenvolvida pelo automóvel.

    Constitui um único aparelho mecânico, eletrônico ou compor um conjunto computadorizado.

    O Tacógrafo deve disponibilizar pelo menos as seguintes informações do veículo nas últimas 24 horas.

    I) Velocidade Desenvolvida

    II) Distância percorrida

    III) Tempo de movimento e de interrupção

    IV) Data, hora e inicio da operação

    V) Identificação do veículo e seus condutores

    VI) Identificação do compartimento que contém o disco diagrama ou conjunto computadorizado.


ID
546520
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para evitar acidentes em que um veículo colide contra a traseira de outro, é necessário que o condutor à frente assuma responsabilidades com o motorista do veículo que o segue, tomando atitudes como

Alternativas
Comentários
  • Gente, que gabarito é esse??? Brincar com o pedal do freio??? De onde tiraram isso?


ID
546523
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As colisões frontais são responsáveis pela maioria das mortes em acidentes nas estradas. Entre essas colisões, as que ocorrem em pontes e curvas das rodovias podem ser evitadas observando-se corretamente as sinalizações e tomando-se atitudes como

Alternativas
Comentários
  • c)

    manter o veículo no centro de sua faixa de rolamento, de forma a neutralizar a força centrífuga que poderia desviá-lo de sua trajetória.


ID
546526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O condutor de um veículo de transporte de combustível líquido, trafegando em uma velocidade relativamente alta, para evitar uma colisão, pode ver-se diante da necessidade de frear bruscamente e, simultaneamente, desviar de um automóvel à sua frente. Essa atitude pode gerar o capotamento desse veículo porque

Alternativas
Comentários
  • b)

    o movimento do líquido transportado, em combinação com seu elevado centro de gravidade, reduz a sua estabilidade.


ID
546529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Existe um fator de grande importância a ser considerado no que diz respeito à estabilidade de veículos transportadores de carga. Trata-se de uma ação lateral sobre o equipamento que pode levá-lo a tombar. Esse fator de instabilidade é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Força centrífuga - Letra C


ID
546532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A ultrapassagem é uma das causas mais comuns de acidentes graves em estradas. Para evitar essa ocorrência, uma das ações defensivas a ser realizada pelo condutor do veículo que está sendo ultrapassado é

Alternativas
Comentários
  • c)

    colaborar com o condutor do veículo que está ultrapassando, facilitando-lhe a manobra e sinalizando para ajudá-lo.


ID
546535
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

É considerada uma boa prática de trânsito nas rodovias, durante um procedimento de ultrapassagem, que o condutor do veículo que está ultrapassando

Alternativas
Comentários
  • mantenha-o a uma distância lateral segura do veículo que está sendo ultrapassado.


ID
566602
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A engenharia de trânsito classifica as vias de tráfego urbano em

Alternativas
Comentários
  • • VIA - Superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, calçada, acostamento, ilha e canteiro central.

     

    • Vias Urbanas: São as ruas, avenidas ou caminhos abertos à circulação pública, situadas nas áreas urbanas, caracterizado principalmente                                por possuírem imóveis edificados.

     

     

    • Vias de Trânsito Rápido: São vias caracterizadas por acessos especiais, com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade                                                  direta aos lotes lindeiras e sem travessia de pedestres em nível.

     

    • Via Arterial: Via caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade direta aos lotes lindeiras e                          às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

     

     

    • Via Coletora: Via destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais,                               possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

     

     

    • Via Local: Via caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

     

    • Vias Rurais: São as estradas e rodovias, situadas fora das áreas urbanas.

     

    RODOVIAS - Via Rural Pavimentada.

     

    ► ESTRADAS - Via Rural não Pavimentada.

     

    • A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições         de trânsito.

     

    » Onde nao existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

     

    • Nas Vias Urbanas:-

    » Vias de Trânsito Rápido 80 km/hora.

    » Vias Arteriais 60 km/hora.

    » Vias Coletoras 40 km/hora.

    » Vias Locais 30 km/hora.

     

     

    • Nas Rodovias:

    » 110 km/hora para automóveis, camionetas e motocicletas.

    » 90 km/hora para ônibus e microônibus.

    » 80 km/hora para os demais veículos.

     

     

    • Nas Estradas: 60 km/hora

     

    ► A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida a todos os tipos de via, porém o condutor                  deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo, da carga, as condições meteorológicas, a intensidade do                         trânsito, não obstruindo a marcha normal dos demais veículos em circulação.


ID
566605
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O estacionamento de um veículo de transporte de cargas, em vias públicas urbanas, para descarregar ou carregar produto, será regulamentado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Operação de carga e descarga é a imobilização do veículo, pelo tempo estritamente necessário ao carregamento ou descarregamento de carga, na forma disciplinada pelo órgão ou entidade executivo de trânsito com  circunscrição sobre a via.

    Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades.

  •  d)entidade com circunscrição sobre a via.


ID
566608
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Capacidade de uma via urbana é o(a)

Alternativas
Comentários
  • b)número de veículos que pode passar sobre uma dada seção, de uma faixa ou via, em uma ou duas direções, durante um período de tempo.


ID
566614
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O tempo que se passa desde o momento em que o condutor do veículo vê um perigo, até a sua tomada de qualquer providência, em relação ao mesmo, é a(o)

Alternativas
Comentários
  •  e)tempo de reação.


ID
767659
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante a execução da escolta motorizada, é fundamental que sejam tomados cuidados em relação aos veículos e viaturas utilizadas pela autoridade e sua equipe de segurança. Considere:

I. Em caso de ataque, manter-se em movimento.

II. Portas dos veículos da autoridade sempre destravadas.

III. Inspecionar as viaturas e veículos antes de serem utilizados.

IV. Estacionar os veículos em condições de pronto movimento e saída rápida.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O item II está errado pois as portas do veículo devem estar travadas como medida de segurança. Sabendo disso, eliminam-se os itens A, B, C e D.

     

    Gab: E


ID
889915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Maria comprou um carro em julho de 2012, modelo 2013, na cor branca, com previsão de entrega imediata, financiado em quarenta e oito parcelas com valores fixos. Com relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), julgue o item a seguir.

Se o carro que Maria comprou apresentar defeito de fábrica, é responsabilidade do fabricante entregar outro do mesmo modelo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    "Foco, força e fé".


ID
1083187
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Algumas situações climáticas e naturais afetam as condições de segurança do trânsito. Sob estas condições, o condutor de veículo deverá adotar atitudes que garantam a sua segurança e a dos demais usuários da via. No caso do condutor de um veículo ser surpreendido por uma situação de aquaplanagem ou hidroplanagem, este deve.

Alternativas
Comentários
  • Aquaplanagem --> não frear e tentar manter o controle do veículo, sabendo-se que, em um determinado momento, os pneus restabelecerão o contato com solo. Preventivamente, manter os pneus em bom estado de conservação.

  • GABARITO: B

    ANTES de entrar na região empoçada:
    Reduza a velocidade utilizando os freios e aumente a distância do veículo à sua frente.
    Quando o veículo estiver SOBRE poças de água:
    Não é recomendável a utilização dos freios. Segure a direção com força para manter o controle de seu veículo.

  • Resposta: D.

    O assunto aquaplanagem ou hidroplanagem é bem recorrente em concursos. E já vimos que quando o veículo estiver sobre poças de água, aquaplanando, não é recomendável a utilização dos freios. Deve-se segurar a direção com força para manter o controle do veículo.


ID
1083190
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O condutor de um veículo, ao ser surpreendido por neblina ou cerração em meio a uma rodovia, tem a visibilidade dos outros veículos, pessoas, sinalização e a própria via pela qual transita reduzida. Para minimizar os efeitos da diminuição da visibilidade e reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes, o condutor deve.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito: C

    CTB- Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

     IV ­ o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou
    cerração;

  • Eu marcaria a letra A no caso de neblina, isto por que o farol alto proporciona maior visibilidade... 

  • GABARITO: C

    OBSERVAÇÃO: NÃO USE o farol ALTO porque ele reflete a luz nas partículas de água, e reduz ainda mais a visibilidade.

  • Em rodovias, o farol baixo, independente do horário e condição climática, não é obrigatório?

  • Essa eu não sabia. Obrigado pela informações colegas !

  • Resposta: E.

    Resumindo:

    Sob neblina e cerração, o condutor deve:

    - Reduzir a velocidade;

    - Acender os farois baixos (caso haja farois de neblina, os acenda também);

    - Aumentar a distância do veículo à frente;

    - Não acender os farois altos, pois as partículas de água refletem a luz, piorando ainda mais a visibilidade; e

    - Não ficar parado no acostamento.


ID
1100470
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O motor de um veículo começou a falhar toda vez que era acelerado pelo motorista. Nesse caso, uma das causas pode ser

Alternativas

ID
1100473
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um condutor deixou de verificar os itens necessários no veículo antes de realizar uma viagem. Em certo ponto da rodovia, o motor começou a ferver a ponto de começar a falhar a aceleração. Nesse caso, o dano pode ser

Alternativas

ID
1141822
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para evitar o desgaste físico relacionado a maneira de dirigir, a posicão mais adequada de segurar o volante com as duas mãos deve assemelhar-se a dos ponteiros do relogio na posição de:

Alternativas
Comentários
  • Como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.

    A sua posição correta ao dirigir evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo. Siga as orientações:

    ■ Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, evitando tensões;

    ■ Apóie bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus;

    ■ Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura dos ocupantes do veículo, de preferência na altura dos olhos;

    ■ Segure o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos. Assim você enxerga melhor o painel, acessa melhor os comandos do veículo e, nos veículos com “air bag”, não impede o seu funcionamento;

    ■ Procure manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evite apoiar os pés nos pedais, quando não os estiver usando;

    ■ Utilize calçados que fiquem bem fixos aos seus pés, para que você possa acionar os pedais rapidamente e com segurança;

    ■ Coloque o cinto de segurança, de maneira que ele se ajuste firmemente ao seu corpo. A faixa inferior deve passar pela região do 23

    abdome e a faixa transversal passar sobre o peito e não sobre o pescoço;

    ■ Fique em posição que permita enxergar bem as informações do painel e verifique sempre o funcionamento de sistemas importantes como, por exemplo, a temperatura do motor.

    (

    DENATRAN: Manual de direção defensiva, Maio 2005)


ID
1141846
Banca
FUNCEFET
Órgão
CBM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O pneu tem funcães importantes e seu desgaste dificulta o escoamento da agua em caso de pisos molhados.
Seus sulcos devem ter, no mínimo, uma profundidade de:

Alternativas
Comentários
  • Desgaste: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.
    (
    DENATRAN: Manual de direção defensiva, Maio 2005)


ID
1184770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Embora seja um recurso que promove, entre outros benefícios, a segurança do trânsito, a semaforização de sistemas expressos acaba provocando, ao final do percurso, problemas como, por exemplo,

Alternativas
Comentários
  • a)

    atrasos na operação de transporte

  • Devido as paradas nos semáforos, aumenta o congestionamentos e os atrasos nas operações de transportes.

     

    Soluções:

     

    Fazer viadutos, tuneis, etc...


ID
1184773
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Existem fatores resultantes do congestionamento que interferem na qualidade da operação de vias expressas e que têm influência direta sobre seus usuários.
Entre esses fatores encontram-se

Alternativas
Comentários
  • a)redução da velocidade e aumento do consumo de combustível

  • GABARITO A

     

    A alternativa apresenta os fatores que têm influência direta sobre os usuários. A redução da velocidade (maior tempo) e o aumento do consumo de combustível (dirigir por logos trechos ou períodos com troca de marchas lentas). 


ID
1184779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As rotatórias, soluções para conflitos de tráfego em interseções viárias, acomodam o fluxo de veículos ao redor de uma ilha central, operam com controle de retenção no ponto de entrada e estabelecem prioridade para os veículos que estão no seu interior.
Os indicadores utilizados para avaliação do desempenho desse recurso são

Alternativas
Comentários
  • d)atraso e capacidade


ID
1184782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante um intervalo de tempo T, são contados os veículos que cruzam uma seção transversal ao sentido do movimento dos veículos em uma determinada via. Essa quantidade de veículos é registrada como n(x).
De acordo com a analogia hidrodinâmica, a razão entre n(x) e T define a(o)

Alternativas
Comentários
  • O fluxo de tráfego, também chamado de volume de tráfego, é representado pela variável q. É 

    uma variável temporal e significa o número de veículos que cruzam uma determinada seção de 

    uma via considerada dentro de um dado intervalo de tempo. 

    Considere o exemplo da figura 3.1. No trecho de ia representado, é determinada a seção SS’

    que passa pelo ponto P, posicionado no eixo OX a uma distância x da origem O. Durante o 

    intervalo de tempo T são contados os n(x) veículos que cruzam a seção. O fluxo q(x), em 

    veíc./h, é então definido por: 

    q x =n x sobre T

           

    Segundo a analogia hidrodinâmica, o fluxo corresponde à vazão de um fluido dentro de um 

    duto. 

    R: e


ID
1184788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O tanque de transporte de combustíveis do caminhão, conduzido por um experiente e qualificado motorista, estava abastecido com metade de sua capacidade.
Para mudar de direção na pista, esse profissional deverá

Alternativas
Comentários
  •  b)

    manobrar lateralmente, em velocidade compatível com o peso do veículo/equipamento, evitando dançar na pista.


ID
1223446
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Observe o texto a seguir.

      “Utilize a marcha mais baixa (1.ª marcha) com o motor em alta rotação, para manter um controle melhor da motoniveladora, e para obter uma boa fratura da superfície do material.”

O comando refere-se à operação de

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D.


ID
1223452
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em operações com uma retroescavadeira “FIATALLIS”, ela proporcionará o melhor rendimento em uma rotação de

Alternativas

ID
1223458
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A atividade mais comum para realizar com o retro é a abertura de

Alternativas

ID
1223461
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Observe atentamente o descritivo a seguir.

Todas as operações devem ser efetuadas com o motor à temperatura de trabalho.

1. Funcionamento correto das luzes e instrumentos.
2. Vazamentos de fluidos e óleos.
3. Ajustes da velocidade máxima do motor sem carga, velocidade da marcha lenta e dispositivo de corte de combustível.
4. Ajustes das articulações do acelerador.
5. Funcionamento e rendimento correto da pá carregadeira.
6. Funcionamento e rendimento da retroescavadeira.
7. Funcionamento do sistema de pára-brisas (3 velocidades).
8. Comando da temperatura de aquecimento.
9. Funcionamento da ventoinha de pressurização (3 velocidades).
10. Funcionamento do ar condicionado.


A inspeção da máquina tem de ser realizada nas primeiras

Alternativas

ID
1239316
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo, é a

Alternativas
Comentários
  • A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo, é a OFENSIVA.  Se você não leu que era a aplicada pela ESCOLTA, errou. Já pensou se a escolta aplicasse a técnica evasiva? 

  • Grande Piraneto Silva!! Meu ídolo. kkkkkkk

  • GABARITO B

     

    A técnica de direção a ser adotada em casos de abordagens criminosas é a ofensiva. A equipe de segurança irá utilizar o veículo, também, como instrumento de ataque para conter a investida criminosa ou o atentado. 

     

  • Direção defenciva: Dirigir efensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e diminuir os riscos de acidentes em pista com condições adversas , como  dirigir com chuva, neblina ou cerração, à noite ou com  luz em excesso. 

    A direção evasiva: é um conjunto de técnicas e manobras realizadas em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para sequestros ou roubos.  Estes conhecimentos são de fundamental importância para aqueles que se preocupam com a segurança preventiva, são aconselháveis ao motorista particular, ao agente  de segurança pessoal ou até mesmo ao motorista comum. As técnicas de direção evasiva, utilizadas  por exemplo com um carro blindado diminuem as chances e os riscos de você se tornar  vítima dos criminosos.

    A direção ofensiva:  é a utilização do veículo como instrumento de ataque, ou seja, em uma situação de emboscada ou perseguição, você irá "bater" em pontos específicos no carro inimigo, para provocar um acidente e imobilizar o veículo agressor.

    Fonte: http://www.blogsnc.com.br/2013/11/direcao-defensiva-evasiva-e-ofensiva.html#axzz4yCUJqeLd (Adaptado)

     

  • Leva a mal não, mas eu vou morrer colocando a questão como ofensiva/evasiva.

  • ANALISANDO:

    A escolta motorizada é composta pela segurança pessoal podendo ser complementada pela segurança ostensiva.

    Pois bem, a questão nós pede:

    A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo.

    Desta forma de que equipe estamos falando ? 

    É sabido que aos integrantes da segurança pessoal devem ter em mente que a incolumidade do dignitário sobrepõe circunstâncias repressivas, sendo assim, em uma situação como a descrita, a direção evasiva seria a melhor solução. 

    Por outro lado, aos integrantes da segurança ostensiva poderiam utilizar da direção ofensiva para cessar a agressão.

    Lembrando que em alguns materiais a Direção evasiva é uma espécie do gênero Direção ofensiva, portanto a banca deve ter utilizado deste contexto para elucidar o gabarito.

     

  • Tipo de questão que define os aprovados

  • Filhos, a escolta é ofensiva, tem que ir pra cima com chumbo grosso, e o Dignitário deve se evadir.


ID
1244458
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para que um veículo possa manter a estabilidade recomendada, os pneus deverão estar em boas condições. O desgaste dos pneus é uma das causas de prejuízo na estabilidade.

Os sulcos dos pneus deverão ter:

Alternativas
Comentários
  • Os sulcos dos pneus deverão ter no mínimo 1,6 milímetros de profundidade e sua função é garantir o escoamento da água em caso de piso molhado.

     

     


ID
1244461
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O mecanismo que permite aos eixos e às rodas de um automóvel girar em rotações diferentes quando esse automóvel estiver efetuando uma curva e a tração distribuída uniformemente é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O DIFERENCIAL É UM DISPOSITIVO MECÂNICO INDISPENSÁVEL EM VEÍCULOS DE TRAÇÃO. O DIFERENCIAL TEM A FUNÇÃO DE TRANSMITIR E DISTRIBUIR UNIFORMEMENTE O TORQUE A DOIS SEMI- EIXOS QUE EM PRINCÍPIOS GIRAM EM SENTIDOS OPOSTOS. POSSIBILITANDO ASSIM, A CADA EIXO, UMA GAMA DE VELOCIDADES E ROTAÇÕES DIFERENTES


ID
1244464
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O motor apresenta fumaça saindo pelo escapamento devido ao consumo de óleo lubrificante.

Podemos dizer que é um sintoma de:

Alternativas
Comentários
  • Há dois tipos de aneis na parte da cabeça do cilindro:

    - Os de fogo, que Suportam a ação da queima;

    - Os raspadores, que raspam o olho da parede do cilindro.

    Se os anéis raspadores desgastam, o óleo fica submetido à queima.


ID
1244467
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em um motor a gasolina 4 tempos, durante o tempo de admissão, as válvulas deverão estar em qual situação?

Alternativas

ID
1244470
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os motores Quatro Tempos admitem em cada cilindro uma mistura de:

Alternativas
Comentários
  • Estudamos em nossas aulas que os motores de quatro tempos admitem em suas câmaras de combustões as misturas de ar e combustível, que sob forte pressão dos pistões, inflamam e explodem com as centelhas geradas pelas velas de ignição.

    Resposta: C.


ID
1244473
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O motor elétrico de corrente contínua, alimentado pela bateria que tem a função de iniciar o movimento do motor do automóvel para dar partida no mesmo, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Motor de arranque

    Definições da Web

    O motor de arranque ou motor de partida é um motor eléctrico com escovas que tem a função de accionar o motor do automóvel até que tenha condições de funcionar sozinho. Sendo assim fica inoperante após esse periodo, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_arranque


ID
1244476
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A distância percorrida pelo pistão dentro do cilindro entre o PMS e o PMI é chamada de:

Alternativas

ID
1244479
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O dispositivo cuja finalidade é impedir que o líquido refrigerante circule pelo radiador, até que o motor atinja rapidamente a temperatura de funcionamento, é chamado de:

Alternativas

ID
1244482
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O pneu de um automóvel apresenta desgaste prematuro nas laterais da banda de rodagem e o flexionamento está muito acentuado.

A causa do problema pode ser:

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha boa para salientar a importância da manutenção preventiva. Aquela da calibragem periódica dos pneus inclusive do step, lembra? Pois é, caro aluno, um pneu descalibrado corre o risco de, entre outras coisas, “mastigar-se” nas laterais. E aí, o que acontece é justamente o anunciado na questão.

    Resposta: A.


ID
1244485
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No pneu cuja especificação é P 175/70 R13, o numeral “70” indica que:

Alternativas
Comentários
  • 175/70R13
    175 é a largura do pneu.
    70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5
    13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.
    R significa que o pneu é radial


  • Complementando o comentário do colega Marcos:

    P = pneu para veículo de passageiros.

     

    Tipo e modelo:

    - P - de passageiros

    - LT - camionetas

    - ST - trailer especial

    - T - Temportários


ID
1244488
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O freio incorporado às sapatas das rodas traseiras e acionadas por um sistema de cabos de aço ligados a uma alavanca de comando manual é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O freio em questão é chamado de freio de estacionamento. Alternativa: E


ID
1244491
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O conjunto de peças articuladas para ligar e desligar o motor do sistema de transmissão e efetuar a progressão do torque do motor, permitindo uma partida suave do veículo, é chamado de:

Alternativas

ID
1244494
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para uma lubrificação eficiente nos motores dos automóveis, o óleo é obrigado a vencer várias dificuldades, devendo ser fino o suficiente para penetrar nas menores folgas e espesso para manter, sempre constante, a película protetora de óleo. A viscosidade dos óleos lubrificantes varia em função da mudança de temperatura. Dessa forma, a cada estação do ano deveríamos modificar o óleo que utilizamos.

Para evitar essas trocas, existem óleos chamados de:

Alternativas
Comentários
  • I - Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

     

     

    II - Especificação de viscosidade – regulada pela SAE (Society of Automotive Engineers, em português algo como “Sociedade de Engenheiros Automotivos”), consiste num código para facilitar a identificação da viscosidade dos óleos de motor. Viscosidade é uma medida que indica a resistência de um determinado líquido ao escoamento (é só pensarmos no mel e na água. Quem é mais viscoso? O mel, que “se move” mais lentamente). Nessa classificação, há basicamente dois grupos: os monoviscosos (Por exemplo, “30” ou “30w “) e os multiviscosos (por exemplo “10w30”). Os monoviscosos são pouco utilizados em carros hoje em dia, devido à maior capacidade dos multiviscosos de apresentarem menor variação da viscosidade quando se varia a temperatura. Nesses foram introduzidos “aditivos” poliméricos que alteram as propriedades de viscosidade dependendo da temperatura que o óleo está. O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente  fica abaixo de zero com freqüência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Uma outra forma de entender os óleos multiviscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo monoviscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.

    A DIFICULDADE É PARA TODOS !!!


ID
1244497
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando um motorista para e verifica que o nível do líquido do radiador está baixo, ele deve completar o nível com:

Alternativas
Comentários
  • Cada vez que se completa o nível de água do sistema de refrigeração (radiador), tem que se colocar também o aditivo? Tem. Até porque, nem se trata mais de “água do radiador” como se chamava antigamente. Hoje virou “líquido de refrigeração”, pois é 50% água, 50% etileno glicol. Para que o etileno glicol? Em primeiro lugar, para manter limpas e sem oxidação as partes internas do motor. Em segundo, para aumentar o ponto de ebulição da água, ou seja, não deixá-la ferver na eventualidade de aquecimento anormal do motor. Como pode haver uma redução do nível deste líquido por evaporação ou pequeno vazamento, cada vez que se completa, o correto é fazê-lo com água e aditivo.

     

    Fonte:

    http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/boris-feldman-1.335048/%C3%A9-normal-baixar-o-n%C3%ADvel-da-%C3%A1gua-do-radiador-tem-que-usar-aditivo-na-hora-de-completar-1.364031

     

    Espero ter ajudado!


ID
1244500
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um motorista, após estar rodando por mais de uma hora com o veículo, para e verifica que a pressão do pneu está abaixo do recomendado pelo fabricante.

Ele deve calibrar com a pressão:

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=EkZV2eJxjNc

     

    Letra B


ID
1282264
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre o uso, manutenção e o armazenamento de extintores de incêndio de veículos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao usar o extintor de incêndio de um veículo, o jato do seu conteúdo deve ser dirigido para a base da chama, com movimentos horizontais em forma de leque.

II. Deve-se substituir o extintor apenas quando seu prazo de validade estiver vencido.

III. O extintor deve estar posicionado em local de fácil acesso de tal forma que o motorista o alcance sem necessidade de sair do veículo.

Assinale:

Alternativas

ID
1282270
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No sistema de lubrificação de um veículo, o componente que serve de reservatório de óleo e de elemento de proteção aos órgãos internos do motor é denominado

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    cárter é um recipiente metálico que protege e assegura a lubrificação de certos mecanismos.

  • O cárter é a peça que fecha o fundo do motor e que serve principalmente como reservatório do óleo lubrificante. Possui um orifício (pequeno buraco) pelo qual é feita a troca do óleo.

    fonte: https://www.aprovadetran.com.br/mecanica-basica/motor


ID
1282273
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No painel de um veículo, a luz indicadora da pressão de óleo se encontra permanentemente acesa, ainda que o nível de óleo no reservatório desse veículo se encontre em nível adequado.

Esse defeito pode ser atribuído a uma falha

Alternativas
Comentários
  • Questão duvidosa pois a lâmpada pode se acender ou permanecer acesa durante o funcionamento do motor, tanto no ítem E quanto no ítem D. O dispositivo responsável pelo acendimento desta se dá pela falta de pressão do óleo, se a galeria de óleo estiver entupida ainda que, o nível do óleo esteja correto, ele não circula acendendo a luz de óleo e permanecendo acesa. Ex: pescador entupido que faz parte do sistema de galeria de óleo. Outro exemplo: quebra da bomba de óleo.



ID
1282276
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre os óleos lubrificantes, leia atentamente as afirmativas a seguir.

I. Um óleo API SL possui tecnologia mais avançada do que um óleo API SA.

II. O óleo SAE 10W 40 é exemplo de óleo multiviscoso, ou seja, em baixas temperaturas, garante a partida a frio do motor e, ao mesmo tempo, em altas temperaturas, forma uma espessa película lubrificante que protege o motor.

III. Comparando os óleos SAE 20W 40 e SAE 20W 50, pode-se dizer que eles têm a mesma fluidez em baixas temperaturas, porém, em altas temperaturas, o óleo SAE 20W 50 forma uma película menos espessa do que um lubrificante SAE 20W 40.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I e II estao corretas

    III - esta incorreta a palavra "menos" espessa, pois o oleo de categoria 20W 50 possui um indice de temperatura superior ao 20W 40, que torna facil de deducao


  • GAB LETRA C (COMPLEMENTANDO A FUNDAMENTAÇÃO DO COLEGA MARCELO TIVERON)

    I - Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

     

     

    II - Especificação de viscosidade – regulada pela SAE (Society of Automotive Engineers, em português algo como “Sociedade de Engenheiros Automotivos”), consiste num código para facilitar a identificação da viscosidade dos óleos de motor. Viscosidade é uma medida que indica a resistência de um determinado líquido ao escoamento (é só pensarmos no mel e na água. Quem é mais viscoso? O mel, que “se move” mais lentamente). Nessa classificação, há basicamente dois grupos: os monoviscosos (Por exemplo, “30” ou “30w “) e os multiviscosos (por exemplo “10w30”). Os monoviscosos são pouco utilizados em carros hoje em dia, devido à maior capacidade dos multiviscosos de apresentarem menor variação da viscosidade quando se varia a temperatura. Nesses foram introduzidos “aditivos” poliméricos que alteram as propriedades de viscosidade dependendo da temperatura que o óleo está. O primeiro número dos multiviscosos indica a viscosidade na partida com o motor frio (temperatura ambiente). Quanto mais baixo esse número, menor será o esforço do motor na hora de acioná-lo pela primeira vez no dia. Isso é particularmente importante em países onde a temperatura do ambiente  fica abaixo de zero com freqüência. O óleo deve ser capaz de se manter fluido em baixas temperaturas (e principalmente não se solidificar), para garantir que o motor consiga girar corretamente na hora da partida. Na medida que o motor vai aquecendo, passará a valer a viscosidade indicada pelo segundo número. Esse, por sua vez, indica a viscosidade à temperatura operacional de 100ºC. Quanto maior esse número, maior é a viscosidade quando o óleo está em altas temperaturas. Uma outra forma de entender os óleos multiviscosos é pensar em 20W40 como se fosse um óleo monoviscoso 20 (na partida) que não se afinará mais do que um 40 quando aquecido pelo trabalho do motor.

    A DIFICULDADE É PARA TODOS !!!


ID
1282279
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os motores arrefecidos a ar possuem algumas vantagens em relação aos motores arrefecidos por fluidos.

Assinale a opção que apresenta uma dessas vantagens.

Alternativas

ID
1282282
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As opções a seguir apresentam possíveis causas para ruídos oriundos dos tuchos do motor de um veículo, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta!

    "Excesso de óleo faz com que o comando de válvulas faça o mesmo espumar, provocando bolhas de ar no sistema. Se elas entrarem nos tuchos hidráulicos, não terão pressão hidráulica suficiente, gerando por isso os barulhos."

    http://www.ehow.com.br/acabar-barulho-tuchos-hidraulicos-como_21622/

  • Correta Letra A Nao seria o Excesso e sim a Insuficiencia de oleo no motor

    Pois o "barulho" a qual a questao se refere, seria o baixo nivel de oleo, fazendo com que a parte dos tuchos de valvulas (que controlam a entrada (combustivel) e saida (escape), sejam prejudicados pela falta de pressao do oleo, que fazem os tuchos de valvulas "flutuarem" (sob esse oleo), com isso fazendo um "toc toc" mais seco no cabecote, pois sem oleo suficiente eles "batem" acusando insuficiencia de lubrificacao superior, no qual deveriam que estar Submersos Bons estudos

ID
1282288
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre a ignição de motores à combustão interna, leia atentamente as afirmativas a seguir:

I. O uso de velas desgastadas demanda maior tensão para geração da centelha para a partida do motor.

II. Na remoção dos cabos de vela, pode-se puxá-los pelo próprio corpo de borracha.

III. Cabos de vela com resistência maior do que a recomendada podem sobrecarregar a bobina do motor.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Correta I e III o Erro da   II - A maneira correta de remover o cabo de Vela, seria pela parte mais rigida que fica mais proxima da vela, denominada "cachimbo"  ao puxar pela parte de borracha seria semelhante retirar um cabo da tomada, puxando pelo Fio.

    Desaconselhavel

ID
1282291
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em um sistema de ignição de um veículo, o elemento que determina o tempo para a bobina de ignição gerar os pulsos de alta tensão para as velas de ignição, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    O destribuidor faz com que as centelhas geradas pela bobina. va numa sequencia para cada um dos cilindros, para que cada cilindro faca sua explosao de forma ordenada. 

    como por exmplo um pedal de bicicleta fazendo com que cada pedal (pistao) faca a forca para baixo, no momento certo (explosao)


ID
1282300
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O motor de um veículo com bateria descarregada pode ser ligado transferindo-se para ele energia da bateria carregada de outro veículo. Esse procedimento é realizado utilizando um cabo auxiliar.

Na ligação desse cabo com as baterias carregada e descarregada deve-se garantir que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!!!

    O correto é a resposta A.

  • concordo!!!!! kkkkkkkk

  • Gabarito correto. 

    O polo negativo tem que estar conectado ao chassi do caro descarregado, pois protege a linha elétrica e o módulo do veículo.

  • Alternativa letra ''A''

    Onde já se viu conectar o cabo negativo no chassis do carro. :/

  • Não tem nem lógica do ítem correto ser B, temos que levar em consideração o melhor local para condução e este é, sem sombras de dúvidas, o próprio pólo negativo da bateria pois, no chassi temos por exemplo, a própria tinta com semi-isolante.

  • Iria sair fogo pra todo lado!

  • GAB LETRA A (FAMOSA "CHUPETA") FUNDAMENTAÇÃO

     

    Como fazer?
    De posse de cabos apropriados com o sistema de garras tipo jacaré nas pontas, aproxime outro carro que esteja com a bateria boa, de forma que o comprimento dos cabos possa ligar as duas baterias simultaneamente.

    Antes de abrir o capô e fazer qualquer ligação, certifique-se de que todos os equipamentos elétricos como lanternas, faróis e rádios, dos dois carros, estejam desligados. 

    Agora, sim, com os dois carros desligados, faça a conexão dos cabos. Comece pelo cabo preto, o negativo, conectaando com o polo negativo (-) de bateria (há uma indicação nela) com a outra, negativo com negativo. Depois, o cabo vermelho deve ser ligado ao polo positivo (+) de cada bateria.

    Dê a partida no carro bom, espere uns três minutos e dê a partida no carro com a bateria ruim. Assim que o carro pegar, remova imediatamente os cabos das baterias, começando pelo cabo preto (negativo), tomando muito cuidado para não encostar no cabo vermelho. Em seguida, desconecte o cabo vermelho.

    FONTE: http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/como-fazer-chupeta-no-carro.html

     

    A DIFICULDADE É PARA TODOS

  • Porque que o gabarito é a letra "B"? não entendi a resposta da banca.

  • AS DUAS PODEM SER, POREM O GABARITO É A LETRA A

  • O MANUAL do HB20 diz que não se pode ligar NEGATIVO/NEGATIVO.

    No manual diz o seguinte:

    Primeiro conecte uma extremidade do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada e então conecte a outra extremidade ao terminal positivo (+) da bateria auxiliar.

    Conecte uma extremidade do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria auxiliar e a outra extremidade do cabo ao terminal negativo do conector de partida auxiliar.

    CUIDADO! Não conecte o cabo auxiliar do terminal negativo da bateria auxiliar ao terminal negativo da bateria descarregada. Isso pode causar o superaquecimento da bateria descarregada e fazer com que ela se rompa, liberando o ácido da bateria.


ID
1282303
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre as baterias de automóveis, leia atentamente as afirmativas a seguir.

I. Caso, durante o acionamento de partida, o motor não “pegar”, é recomendado manter a chave na posição de partida, por até 30s ou 60s, para evitar o descarregamento da bateria.

II. Quando da sua troca, a bateria pode ser descartada diretamente no lixo público.

III. A bateria usualmente utilizada em veículos de passeio leves é a de 12V.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Comentário da alternativa II:


    Baterias de carro comuns geralmente contêm metais pesados, como chumbo, assim como ácido e plástico. Quando não descartados corretamente, esses componentes contaminam o ambiente, incluindo o ar, a água e o solo. 


     Não importa o tamanho das baterias de carro (6 volts ou 12 volts), e se elas são utilizadas em automóveis, motocicletas ou caminhões, você deve descartar baterias de carro corretamente, porque elas são classificadas como resíduos tóxicos. Em cerca de 90 por cento dos casos, as baterias de carro pode ser recicladas. Mas, você precisa levá-las para o local de reciclagem correto. Os carros híbridos utilizam baterias NiMH, em vez das que contêm chumbo. Mas, a toxicidade das baterias ainda é uma preocupação. 


    Revendedor


    Fique ligado, segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente, todos os estabelecimentos que comercializam baterias automotivas são obrigados a aceitar a devolução de baterias usadas de qualquer marca. Faça a sua parte e certifique-se de que seu revendedor esteja descartando corretamente a bateria do seu carro!



ID
1282306
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao passar por um acidente, todos ficam curiosos e querem ver o que ocorreu, diminuindo a velocidade ou até parando. Para evitar isso, alguém deverá ficar sinalizando o local do acidente, para manter o tráfego fluindo e garantir a segurança.

No entanto, essa pessoa deverá tomar alguns cuidados, tais como

Alternativas
Comentários
  • http://www.jatai.go.gov.br/index.php?option=com_content&id=1100%3Aa-sinalizacao-do-local-do-acidente-de-transito-e-a-seguranca&Itemid=300

  • GAB LETRA E (FUNDAMENTAÇÃO COMPLEMENTANDO A DO COLEGA ANTÔNIO)

     Ao se colocar pessoas na sinalização, é necessário tomar alguns cuidados:

    • Suas roupas devem ser coloridas e contrastar com o terreno;

    • As pessoas devem ficar na lateral da pista, sempre de frente para o fluxo dos veículos;

    • Devem ficar o tempo todo agitando um pano colorido para alertar os motoristas;

    • Prestar muita atenção e estar sempre preparadas para o caso de surgir algum veículo desgovernado;

    • As pessoas nunca devem ficar logo depois de uma curva ou em outro local perigoso. Elas têm que ser vistas, de longe, pelos motoristas.

     

    http://www.jatai.go.gov.br/index.php?option=com_content&id=1100%3Aa-sinalizacao-do-local-do-acidente-de-transito-e-a-seguranca&Itemid=300

     

    A DIFICULDADE É PARA TODOS.


ID
1282312
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Na maioria dos acidentes, o condutor e demais envolvidos não são profissionais de resgate e, assim, devem apenas observar se a pessoa está respirando e cuidar para manter seus sinais vitais até a chegada do socorro.

As opções a seguir apresentam medidas que auxiliam na desobstrução das vias aéreas de um acidentado, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada!!!
    O termo certo é TAPOTAGEM


ID
1288084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Diante de uma sinalização semafórica de advertência, em relação à possibilidade de travessia de crianças em idade escolar, o condutor de um veículo de transporte de cargas deve

Alternativas
Comentários
  • e)reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.


ID
1288090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A presença de curvas, em nível ou em rampas, em trechos em que os alinhamentos horizontais são deficientes, afeta o desempenho das vias expressas porque o(a)

Alternativas
Comentários
  • e)velocidade dos veículos tem que ser reduzida nesses trechos.

  • GABARITO E

     

    Os fatores mencionados na questão afetam o desempenho das vias expressas porquê elas são destinadas à evitar o congestionamento do trânsito, possuindo limite de velocidade mais elevado - 80 km/h - sem intersecções, semáforos ou cruzamentos. 


ID
1288093
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Qual a função da sinalização semafórica luminosa, com as cores vermelha, amarela e verde, num cruzamento de vias urbanas?

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Controlar o trânsito, alternando o direito de passagem dos diversos fluxos.


ID
1288096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para evitar o tombamento de um veículo de transporte de carga líquida numa curva em cima da estrada, o motorista desse veículo deve

Alternativas
Comentários
  • c)

    neutralizar a força centrífuga através do controle da velocidade do veículo.


ID
1288099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

É possível saber a velocidade de um veículo de transporte quando da ocorrência de um acidente, por meio de um instrumento que registra a velocidade e o tempo gasto em uma viagem.

Tal instrumento é o

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Tacógrafo é um dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e avelocidade que desenvolveu. Muito utilizado por empresas de transporte, assegura que os motoristas estejam cumprindo suas horas de trabalho sem excedê-las. Também ajuda a evitar multas por excesso de velocidade por registrar a velocidade desenvolvida durante os trajetos.

ID
1289026
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O sistema de apoio de um guindauto, que tem a finalidade de livrar de esforços o chassis do caminhão, de nivelar o equipamento e de garantir a estabilidade durante toda a sua operação, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é patola, mas pode ser chamada só lança do tipo telescópica (retrátil).


ID
1289077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O fluxo de tráfego é uma variável temporal que significa o(a)

Alternativas
Comentários
  • b)número de veículos que cruzam uma determinada seção de uma via, em um dado intervalo de tempo.


ID
1289080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando se observam fatores, como densidade de veículos reduzida adiante e maior velocidade dos veículos que seguem à frente, produzindo distanciamento entre os veículos e uma equalização das condições de tráfego, é sinal de que se está diante do fenômeno de tráfego produzido por

Alternativas
Comentários
  • Dispersão do pelotão 


ID
1289083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Caso haja desbalanceamento entre a demanda e a capacidade de fluxo de veículos de um sistema viário, os usuários de uma via expressa acabarão por

Alternativas
Comentários
  • c)buscar as vias alternativas, levando até elas os conflitos que a hierarquização viária busca minimizar.


ID
1289086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A extensão de pista na qual ocorre a facilitação da negociação de saída do tráfego da via expressa, ou principal, para a via secundária, sem que haja prejuízo para o fluxo de tráfego de passagem, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • d)distância de divergência


ID
1360654
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A classificação que mais interessa ao planejamento de tráfego é a chamada classificação funcional, que determina a hierarquia do sistema viário.

Essa classificação encontra-se subdividida em vias

Alternativas
Comentários
  • ORDEM HIERÁRQUICA: TRACOLO

    TR: TRANSITO RÁPIDO - 80KM/H
    A:  ARTERIAL - 60KM/H
    CO: COLETORA  - 40 KM/H
    LO: LOCAL - 30 KM/H


ID
1360657
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A capacidade máxima da via, dada a sua característica física e o tipo de tráfego que a utiliza é denominada de capacidade para fluxo

Alternativas
Comentários
  • Capacidade máxima da via = Capacidade para fluxo CONTÍNUO

  • intermitente

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.

    "trovoadas i."

    2.

    med diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal.


ID
1360660
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A velocidade média de operação dos veículos de uma via, num dado período, ao utilizar a via sem tráfego na via própria, nas condições existentes de geometria e de controle de tráfego, é denominada de velocidade de fluxo

Alternativas
Comentários
  • b)livre

     


ID
1360666
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O desempenho de uma interseção em nível e não semaforizada é influenciado fundamentalmente pelo tempo exigido pelo tráfego não prioritário que irá entrar na interseção, bem como pela quantidade de oportunidades disponíveis para que esse tráfego realize essa manobra.

Dessa forma, uma interseção com uma determinada configuração apresenta, para cada combinação de manobras e tipos de veículos, uma capacidade determinada pelo número

Alternativas
Comentários
  • O desempenho vai depender das brechas/oportunidades que a via principal vai "fornecer" para o não prioritário.

    Quanto menos brecha, menor desempenho.

  • A questão trata de uma rotatória por exemplo.

  • e)e pelo comprimento de brechas no fluxo principal


ID
1360669
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um condutor de veículo transitando à noite, por uma rodovia onde a velocidade máxima permitida é de 100 km/h, sofre um acidente que o impede de prosseguir viagem.

A distância que ele deve adotar para início da sinalização, em passos longos, é de

Alternativas
Comentários
  • E

     

    Em uma rodovia em que a velocidade máxima permitida é de 100 km/h, ao sofrer um acidente que o impede de prosseguir viagem, a distância que o condutor deve adotar para início da sinalização, em passos longos, é de

     

    100 passos longos (PISTA SECA) ou

     

    200 passos longos (sob CHUVA, NEBLINA, FUMAÇA, à NOITE).

     

    HEY HO LETS GO!

  • e)

    200

  • Questão que não levou em consideração o CTB. Cada passo curto corresponde mais ou menos 0,5 metros. Então basta 60 passos para chegar a uma distancia de 30 metros.

     

    Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o triângulo de sinalização deve ser colocado no mínimo a 30 metros da traseira do veículo. Porém, para aumentar a sua segurança e a de seu veículo, coloque o triângulo de sinalização a uma distância correspondente à velocidade da via em que ele está.

     

    Questão que poderia ser anulada!!


ID
1360672
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O condutor de um veículo, ao aproximar-se de uma interseção semaforizada, observa que o semáforo apresenta a cor amarela piscando intermitentemente.

Esse condutor deve

Alternativas
Comentários
  • Ao aproximar-se de uma interseção semaforizada piscando em amarelo, deve-se reduzir a velocidade e observar as normas de circulação e conduta.

     

     


ID
1360675
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O governo brasileiro estabeleceu as ações do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020. As ações desse plano estão fundamentadas em cinco pilares

NÃO faz parte dessas ações a

Alternativas
Comentários
  • Aparentemente todas as opções deveriam fazer parte. Mas a unica que nao faz parte e a penalização


ID
1360678
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A sinalização vertical de advertência tem por finalidade alertar os usuários das condições potencialmente perigosas, dos obstáculos ou das restrições existentes na via ou a ela adjacentes, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

A forma padrão dos sinais de advertência e as cores são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LETRA "A"

     

    Amarela e preta.

  • Gabarito: Letra A

    As formas dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. Têm em sua maioria bordas pretas, cor de fundo amarela e caracteres pretos.


    FORÇA E HONRA.

  • Não é quadrada, é losango!!

     

  • De onde tiraram isso: "quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical"?


ID
1360714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para evitar acidentes, o condutor de um veículo, numa ultrapassagem, deve avaliar a

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião é necessário mais do que avaliar a velocidade e a proximidade com outros veículos

  • confusa, tem a sinalização, fluxo de veículos, velocidade, condições da via e tempo... ficaria como correta mais na letra B que nessas outras ai... !!!!!

  • o cara estudar pra chegar no dia da prova e ter uma perola dessa....


ID
1360723
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em cruzamentos onde não haja semáforo, a preferência deve ser dada a veículos que

Alternativas
Comentários
  • e)estejam circulando em vias de fluxo de trânsito preferencial


ID
1360726
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em condições normais do clima e da pista, o tempo necessário para manter a distância segura do veículo da frente, em segundos, é de

Alternativas
Comentários
  • Famosa regra dos 2 segundos.

  • Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, vai depender do tempo (sol ou chuva), da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente.
    Existem tabelas e fórmulas para você calcular esta distância, principalmente nas rodovias, mas como elas variam muito, e dependem além do tipo e peso do veículo, de outros fatores que também variam muito, o melhor é manter-se o mais longe possível (dentro do bom senso), para garantir a sua segurança.
    Porém, para manter uma distância segura entre os veículos nas rodovias, sem a utilização de cálculos, fórmulas ou tabelas, vamos lhe ensinar a usar "o ponto de referência fixo":
     

     


    - Observe a estrada à sua frente e escolha um ponto fixo de referência (à margem) como uma árvore, placa, poste, casa, etc.
    - Quando o veículo que está à sua frente passar por este ponto, comece a contar pausadamente: cinqüenta e um, cinqüenta e dois. (mais ou menos dois segundos).
    - Se o seu veículo passar pelo ponto de referência antes de contar (cinqüenta e um e cinqüenta e dois), deve aumentar a distância, diminuindo a velocidade, para ficar em segurança.
    - Se o seu veículo passar pelo ponto de referência após você ter falado as seis palavras, significa que a sua distância, é segura.
    - Este procedimento ajuda você a manter-se longe o suficiente dos outros veículos em trânsito, possibilitando fazer manobras de emergência ou paradas bruscas necessárias, sem o perigo de uma colisão.
    Atenção: Esta contagem só é válida para veículos pequemos (até 6 metros) e na velocidade de 80 e 90 km e em condições normais de veículo, tempo, estrada.


ID
1360729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Dois veículos colidem e ficam impossibilitados de ser removidos para local seguro, possibilitando assim, que outras colisões possam ocorrer provenientes daquela em que se envolveram.

Os condutores dos veículos acidentados começam a medir a distância para sinalizar o local do acidente e deparam com uma curva antes de completarem a contagem necessária.

O que deve ser feito?

Alternativas
Comentários
  • A partir da curva, iniciar novamente a contagem.


ID
1360738
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os pneus são fundamentais para garantir a estabilidade do veículo junto ao solo, e, por isso, não se deve trafegar com eles em mau estado de conservação ou gastos. Em pistas molhadas, é fundamental que a água possa sair pelos sulcos, para que o veículo não derrape, evitando, assim, acidentes.

De acordo com o Conselho Nacional do Trânsito, um pneu é considerado como gasto (e proibido de circular) quando a profundidade remanescente da banda de rodagem for inferior, em milímetros, a

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONTRAN Nº 558 DE 15/04/1980

    Art. 4º - Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.  


ID
1360792
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao serem transportados, os produtos perigosos da classe 6, subclasse 6.1, são alocados em grupos de embalagem, de acordo com o seu nível de risco.

Substâncias e preparações que apresentam grave risco de toxidade são alocadas no grupo de embalagem

Alternativas
Comentários
  • I alto Risco II Risco Médio III baixo Risco
  • 2.6.2.2.1 Os produtos da Subclasse 6.1, pesticidas inclusive, são alocados a um dos três seguintes grupos de embalagem, conforme o seu nível de risco durante o transporte:

    a) Grupo de Embalagem I: substâncias e preparações que apresentem risco de toxicidade muito elevado;

    b) Grupo de Embalagem II: substâncias e preparações que apresentem grave risco de toxicidade;

    c) Grupo de Embalagem III: substâncias e preparações que apresentem risco de toxicidade relativamente baixo.

  • 2.0.1.3 Algumas substâncias podem ser alocadas a um grupo de embalagem conforme o nível de risco que apresentam. Os grupos de embalagem têm os seguintes significados:

    – Grupo de Embalagem I - Substâncias que apresentam alto risco.

    – Grupo de Embalagem II - Substâncias que apresentam risco médio.

    – Grupo de Embalagem III - Substâncias que apresentam baixo risco.

  •  gabarito B) II

    Algumas substâncias podem ser alocadas a um grupo de embalagem conforme o nível de risco que apresentam. Os grupos de embalagem têm os seguintes significados:

    – Grupo de Embalagem I - Substâncias que apresentam alto risco.

    Grupo de Embalagem II - Substâncias que apresentam risco médio.

    – Grupo de Embalagem III - Substâncias que apresentam baixo risco.


ID
1362571
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando estamos em trânsito na direção de um veículo, o cenário muda constantemente. Manter a postura de um motorista defensivo, evitando o uso de celulares, bebidas alcoólicas ou simples distrações, infuencia diretamente

Alternativas
Comentários
  • letra A, tempo de reação do condutor.

     


ID
1362580
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os pneus são de suma importância no quesito segurança viária. Deve-se observar, por exemplo, seu desgaste e calibragem. Outro cuidado importante é verifcar se todos os pneus são do mesmo fabricante e se possuem as mesmas dimensões, a fm de se evitar:

Alternativas

ID
1365451
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A aquaplanagem é a flutuação do veículo sobre uma lâmina de água que é formada na pista em caso de chuva, ocasionando perda total da aderência dos pneus com o solo, que pode provocar graves acidentes. Para minimizar seus danos, recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • não frear e tentar manter o controle do veículo, sabendo-se que, em um determinado momento, os pneus restabelecerão o contato com solo. Preventivamente, manter os pneus em bom estado de conservação.  (B)

  • Com pista molhada, uma fina camada de água pode se formar entre os pneus e o solo, fazendo com que o carro perca a aderência e deslize sem nenhum controle. Esse problema acontece a partir dos 50 km/h, em geral, mas depende do volume de água. Se for muito grande, ela pode ocorrer até em velocidades menores, a partir dos 30 km/h. É como se você tentasse correr em uma pista de gelo. Manter os pneus em boas condições é importante para ajudar a evitar a aquaplanagem. Pneus desgastados, com sulcos que não estejam profundos o suficiente, aumentam as chances de que isso aconteça. Mas, caso aconteça, nunca pise no freio ou vire bruscamente o volante. Tire o pé do acelerador aos poucos (sempre com o veículo engrenado) e mantenha o volante reto. Quando sentir que os pneus estão voltando a ter contato com o solo, vire bem pouco e suavemente a direção para a direita e para a esquerda até sentir que o carro recuperou totalmente a aderência

    Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/autoservico/mecanica/imprevistos.shtml

  • GABARITO: B

    Info:

    1º Em Aquaplanagem nunca frear

    2º Segurar firme o volante

    Assim, já se elimina as letras A, D e E.

    a) frear assim que se constatar que o veículo está sofrendo a aquaplanagem, fazendo com que o deslocamento termine o quanto antes.

     b) não frear e tentar manter o controle do veículo, sabendo-se que, em um determinado momento, os pneus restabelecerão o contato com solo. Preventivamente, manter os pneus em bom estado de conservação.

     c) não frear em hipótese alguma e, imediatamente, estabelecer uma trajetória segura, utilizando técnicas de direção defensiva, uma vez que (NÃO)é possível controlar a direção do veículo durante a aquaplanagem.

     d) manter os pneus, preventivamente, em bom estado de conservação, bem como o sistema de frenagem, fundamental neste momento, uma vez que o uso dos freios é essencial para evitar uma colisão decorrente de aquaplanagem.

     e) não frear, deixar o veículo desacelerar naturalmente e tirar as mãos do volante, deixando que o veículo siga sua trajetória, uma vez que é impossível controlar o veículo durante a aquaplanagem.

  • a) ERRADA. frear (NÃO) assim que se constatar que o veículo está sofrendo a aquaplanagem, fazendo com que o deslocamento termine o quanto antes.

     

    b) CORRETA. não frear e tentar manter o controle do veículo, sabendo-se que, em um determinado momento, os pneus restabelecerão o contato com solo. Preventivamente, manter os pneus em bom estado de conservação.

     

    c) ERRADA. não frear em hipótese alguma e, imediatamente, estabelecer uma trajetória segura, utilizando técnicas de direção defensiva, uma vez que é possível controlar a direção do veículo durante a aquaplanagem. (NÃO É POSSÍVEL MANTER O CONTROLE)

     

    d) ERRADA. manter os pneus, preventivamente, em bom estado de conservação, bem como o sistema de frenagem, fundamental neste momento, uma vez que o uso dos freios é essencial (NÃO É ACONSELHÁVEL) para evitar uma colisão decorrente de aquaplanagem.

     

    e) ERRADA. não frear, deixar o veículo desacelerar naturalmente e tirar as mãos do volante (NUNCA SE RETIRA AS DUAS MÃOS DO VOLANTE), deixando que o veículo siga sua trajetória, uma vez que é impossível controlar o veículo durante a aquaplanagem.

  • Gabarito : B

     

  • Resposta: D.

    Resumindo:

    Em caso de aquaplanagem, devemos:

    - Antes de entrar na região empoçada: reduzir a velocidade, utilizando os freios e aumentar a distância para o veículo à frente

    - Quando estiver na região empoçada: evitar a utilização dos freios e segurar a direção com força para manter o controle do veículo.

    Vamos agora aos itens:

    Item A: errado. Deve-se evitar a utilização dos freios em aquaplanagem.

    Item B: errado. O erro é “tirar as mãos do volante”, pois o indicado é bem o oposto: segurar o volante com força.

    Item C: errado. Deve-se evitar a utilização dos freios em aquaplanagem.

    Item D: certo. Tudo perfeito.

    Item E: errado. O recomendável é não utilizar os freios, deixando o veículo desacelerar naturalmente. Isso é bem diferente de dizer “não frear em hipótese alguma”.


ID
1365460
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O esforço de prever a ocorrência de um acidente e o uso de manobras que utilizam o veículo como um instrumento de ataque, imobilizando o veículo agressor, fazem parte, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Art. 148. Os exames de habilitação, exceto os de direção veicular, poderão ser aplicados por entidades públicas ou privadas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN.

      § 1º A formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito.


  • Por favor, quando postarem artigos das leis postem também a respectiva lei : 

    CTB - Código de Transito Brasileiro

    Art. 148. Os exames de habilitação, exceto os de direção veicular, poderão ser aplicados por entidades públicas ou privadas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN.

      § 1º A formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito


  • Direção defensiva - O esforço de prever a ocorrência de um acidente

    Direção Ofensiva - uso de manobras que utilizam o veículo como um instrumento de ataque, imobilizando o veículo agressor

    Evasiva - técnica de fuga dos veículos ,está mais ligada à manobra


ID
1365526
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante o trajeto entre as sedes do Tribunal Regional Federal da 4a Região e do Tribunal de Justiça do Estado, enquanto transportava uma autoridade para evento oficial, o motorista do veículo oficial é surpreendido, durante o dia, por uma forte chuva que prejudica a sua visibilidade e dirigibilidade. No decorrer de todo o percurso sob forte chuva, manteve as luzes do veículo apagadas na totalidade. Tal conduta

Alternativas
Comentários
  •    Art. 250. do CTB. Quando o veículo estiver em movimento:

    (...)

       II - deixar de manter acesas pelo menos as luzes de posição sob chuva forte, neblina ou cerração;

    Infração - média;

      Penalidade - multa.


  • todas as vezes que falar em "LUZES" é infração media,eu disse "LUZES" não luz,farol...

     


ID
1365538
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Hipoteticamente, um funcionário do Tribunal Regional Federal conduzia um veículo oficial em uma via de pista dupla, com duplo sentido de direção, porém os sentidos de direção eram separados por um canteiro divisor. O condutor objetivava estacionar seu veículo próximo a uma repartição pública na qual protocolaria alguns processos. No entanto, não identificou nenhuma vaga apropriada para estacionar o veículo oficial na pista na qual transitava. Contudo, na pista oposta, de sentido oposto, visualizou um local ideal para estacionar o carro. Diante desta oportunidade singular, o motorista executou uma operação de retorno passando por cima do canteiro de divisão das pistas de rolamento e, em seguida, avançou o semáforo vermelho no intuito de estacionar o mais rápido possível. Neste caso, o condutor do veículo oficial cometeu, respectivmente, as infrações

Alternativas
Comentários
  • Executar retorno em local proibido pela sinalização - GRAVÍSSIMA - 7 PONTOS

    Avançar Sinal Vermelho - GRAVÍSSIMA - 7 PONTOS

  •          Art. 193 do CTB. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa (três vezes).

    Art. 208 do CTB. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa.


  • Art. 206. Executar operação de retorno:

    ...

    III - passando por cima de calçada, passeio, ilhas, ajardinamento ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios e faixas de pedestres e nas de veículos não motorizados;

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa.

    Art. 208 do CTB. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa.



  • O ENGRAÇADO É QUE A QUESTÃO TROUXE 3 TIPOS DE INFRAÇÃO E COBROU NA RESPOSTA APENAS 2...

     

    I -  ESTACIONAR NA CONTRA MÃO DE PISTA DUPLA           -      MÉDIA

     

    II  - AVANÇO DE SINAL VERMELHO                                       -     GRAVÍSSIMA

     

    III - RETORNO PROIBIDO                                                     -      SEMPRE GRAVÍSSIMA

     

    O mais correto seria somar também a PENALIDADE MÉDIA    +    4 pontos

  • Ele cometeu realmente apenas duas infrações: transitando por divisores de pista (gravíssima) e avanço do semáforo (gravíssima). O estacionamento foi na "mão" correta, pois estacionou na pista de sentido contrário.


ID
1408666
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

É uma das maiores causas de acidentes, pois afeta a tomada de decisões, retarda os reflexos e prejudica a capacidade motora do condutor. O fator de risco a que o enunciado se refere é:

Alternativas
Comentários
  • A fadiga é uma das maiores causas de acidentes

  • fadiga

    substantivo feminino

    1.

    sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico; afadigo, fadigação, fadigamento.

    2.

    trabalho cansativo; faina, lida.


ID
1408678
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As relações humanas no trânsito são de extrema importância para um trânsito seguro. Para melhorar o convívio e a qualidade de vida no trânsito, existem alguns princípios que devem ser a base em que essas relações devemse pautar, como, por exemplo, o princípio da participação, que:

Alternativas
Comentários
  • O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito.

    O primeiro deles é a dignidade da pessoa humana, do qual derivam os Direitos Humanos e os valores e atitudes fundamentais para o convívio social democrático, como o respeito mútuo e o repúdio às discriminações de qualquer espécie, atitude necessária à promoção da justiça.

    O segundo princípio é a igualdade de direitos. Todos têm a possibilidade de exercer a cidadania plenamente e, para isso, é necessário ter equidade, isto é, a necessidade de considerar as diferenças das pessoas para garantir a igualdade que, por sua vez, fundamenta a solidariedade.

    Um outro é o da participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas do trânsito e de suas consequências.

    Finalmente, o princípio da corresponsabilidade pela vida social, que diz respeito à formação de atitudes e a aprender a valorizar comportamentos necessários à segurança no trânsito, à efetivação do direito de mobilidade em favor de todos os cidadãos e a exigir dos governantes ações de melhoria dos espaços públicos.


ID
1408681
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Tem por função avisar sobre a pressão da bomba de óleo. A este instrumento de controle do veículo, dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Manômetro

  • Hodómetro/hodômetro ou odómetro/odômetro (do grego ὁδός, "caminho" e -μέτρον, medida) é um equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo. Normalmente ele é indicado no visor com a palavra "ODO" para distância total e "DST" para distâncias parciais.

     

    manômetro

    substantivo masculino

    fís instrumento com que se mede a pressão de fluidos.

     

    tacômetro

    substantivo masculino

    1.

    eng.mec fís dispositivo que mede as rotações por minuto de um motor ou de um eixo, em geral utilizado para fornecer informações sobre a velocidade de um veículo; conta-giros, conta-voltas, taquímetro.

    2.

    cine dispositivo de uma câmara que regula a cadência de uma filmagem (número de fotogramas a ser rodado por segundo).

     

     

    Torquímetro

    Torquímetro é uma ferramenta, também conhecida por chave dinamométrica, usada para ajustar precisamente o torque de um parafuso em uma porca

    Aparelho que serve para medir a resistência de metais à torção

     

     

     

     


ID
1408702
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

João, ao conduzir por uma estrada sob neblina, deverá:

Alternativas
Comentários
  • ao conduzir por uma estrada sob neblina deve-se ligar o limpador de para-brisa.

     

  • IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
     

    Dirigir neste tipo de condição climática requer atenção redobrada, pois as chances de ocorrer um acidente crescem significativamente. “Dirigir sob neblina desrespeita um dos princípios básicos da condução, que é ver e ser visto: 

     

    PAR VOCÊ VER = LIGAR LIMPADOR PARA-BRISA

     

    Em caso de neblina muito forte, o ideal é buscar um lugar seguro para parar o carro. “E lugar seguro não é o acostamento


ID
1408705
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação aos chamados “pontos cegos”, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O ajuste dos espelhos é fundamental. O motorista deve, ao sentar, inclinar a cabeça até quase encostar no seu vidro esquerdo. Então, deverá posicionar o espelho de tal lado em uma posição que só consiga ver o final da traseira do seu veículo. Para ajustar o espelho da direita, o motorista deve alinhar a cabeça com o centro do carro, no meio dos bancos da frente, posicionando o retrovisor de maneira que também só consiga ver o final do veículo. Por último, o espelho central interno deverá ser ajustado de modo que o condutor possa ver perfeitamente o centro do vidro traseiro. É importante não ter objetos no banco de trás ou perto do vidro traseiro impedindo sua visão.

  • Caso não consiga eliminar  “pontos cegos” deve movimentar a cabeça para encontrar outros ângulos de visão pelos espelhos externos.

  • O que é o ponto cego?

    ‘Ponto cego’ são áreas laterais ao veículo ou coberto por alguma coluna que não consigo ver, por exemplo: outros carros do lado ou na traseira do carro

    Regulagem do retrovisor

    1. Para uma boa regulagem dos espelhos dos retrovisores o ideal é que você se posicione corretamente primeiro no banco, o seu pé precisa alcançar o fundo do pedal, seus punhos alcancem a parte superior do volante, ficando semi-flexionados e que suas costas estejam bem apoiadas no encosto dos bancos.

    2. Feito isso, iniciamos a regulagem do retrovisor interno de forma que seja possível visualizar a maior parte da via traseira, você regula ele pegando a maior área do vidro e a maior parte da sua visão traseira.= (B)

    foto: de-carona-com-elas

    A visão do retrovisor interno pode variar de acordo com a altura do veículo e isso pode obstruir, pode não permitir que o condutor veja crianças ou objetos pequenos.

    #Dica: Antes de sair, verifique em volta do veículo se há algum objeto ou crianças, se não tiver, mesmo assim, saia de forma cautelosamente, que isso evita acidentes.

    3. Agora, é no ajuste correto dos retrovisores externos que você diminui o seu ponto cego e um pequeno ajuste no retrovisor pode te garantir alguns metros de visão traseira. É quando você vê mais da via e menos do veículo. Normalmente o que acontece,  as pessoas regulam o espelho vendo uma parte do veículo, talvez como uma referência de visão. Mas se você regular esse espelho retrovisor um pouco mais pra fora, diminuindo a visão do veículo e aumentando a visão da via, você vai perceber que você vai ganhar visão, diminuindo os pontos cegos e provavelmente reduzindo o número de acidentes. (COMPLMENTO (A)

    4. E tem também o espelho convexo, que tem a função de diminuir o ponto cego. Só que com todas essas recomendações que nós passamos acima, você já tem um grande ganho de visão, diminuindo esse ponto cego. Este espelho se torna pouco funcional. Além do que ele pode ser considerado pelo guarda ou pela autoridade de trânsito, como objeto que obstrui um item de segurança e isso sim, é passível de multa.

    resumo 

    vidro interno = enxergar ''todo o vidro traseiro '' tire objtos que atrapalhem

    vidro externo = os retrovisores externos devem ser ajustados de manira que el enxerga o limite traseiro do veiculo reduzindo os pontos cegos..

     

    se nao conseguir .. pode torcer cabeça etc. '-'