-
GABARITO: D
Praticamente todo o texto é pautado nessas razões.
-
O setor ferroviário já se apresentava como uma importante solução em outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Justamente por isso é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio, trazendo uma nova perspectiva para a produção nacional, visto que a partir disso se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade.
-
Informática e Direitos da FGV eu acho mais fáceis que de outras bancas, mas em compensação Português... vou te falar ein, negócio impossível
-
Por que não é a letra "A" ???
-
Gabarito: D.
As outras alternativas não estão erradas. Mas a mais certa é a D mesmo. Está explicito no parágrafo, que aquelas foram as razões para implementar a ferrovia.
-
Gab: D !!!
alternativa A: Incorreta. O parágrafo 1º não traz "resumo COMPLETO da história", visto que no parágrafo 2º (e um pouco nos demais) ainda conta a história.
alternativa B: Incorreta. O parágrafo 2º não indica a função econômica da estrada, ela indica os pontos que a estrada ligaria, a extensão.
alternativa C: Incorreta. O parágrafo 3º mostra a importância da estrada na época (em 1854) e não atual.
alternativa D: CORRETA. As razões da implementação da estrada estão destacadas no parágrafo 4º nos seguintes trechos: "...já se apresentava como uma importante solução... trazendo nova perspectiva para a produção nacional... se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade"
alternativa E: incorreta. O parágrafo 5º mostra apenas um roteiro da estrada. A extensão está no parágrafo 2º e a função no parágrafo 4º.
-
Típica questão em que o examinador corre para a contradição; ele afirma gabarito letra - d) parágrafo 4 – razões da implementação da Estrada de Ferro Mauá no Brasil- ; nota-se, porém, que a alternativa aponta apenas uma única razão para a implementação da Estrada: "O setor ferroviário já se apresentava como uma importante solução em outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Justamente por isso é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio". além disso, amigos, as questões anteriores ratificam a incoerência existente no gabarito.
Infelizmente, tendemos a concordar com este tipo de situação, aja vista que quem detém o poder do sim ou não é o examinador.
Não há nada de errado na sua preparação! continue firme!
-
Formatação LIXO. Vou dividir para a gente, vamos lá:
1 A Estrada de Ferro Mauá é a primeira ferrovia do Brasil e uma das principais estradas de ferro antigas. Implementada em 1852 e com início das operações, 2 anos depois, em 1854, a ferrovia teve papel essencial para o avanço econômico para o país, que viveria uma transição para se tornar uma república.
2 A estrada tinha a função de ligar o Porto de Mauá, em Magé (RJ), até o município de Fragoso. Na época, foi construída com uma capacidade de 14,5 km de extensão.
3 Essa ferrovia, que faz parte do quadro de estradas de ferro antigas, e é uma das mais importantes, justamente por dar início às operações desse setor, foi construída por Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.
4 O setor ferroviário já se apresentava como uma importante solução em outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Justamente por isso é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio, trazendo uma nova perspectiva para a produção nacional, visto que a partir disso se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade.
5 A Estrada de Ferro Mauá seguia um trajeto específico: abastecia os trens nas plantações de café no Vale do Paraíba, seguindo até a cidade de Magé. A partir daí, os produtos eram posicionados em embarcações para chegar até a cidade do Rio de Janeiro.
6 Essa prática facilitou muito o transporte do café, que era o principal produto do mercado interno e externo nacional. Antes, esse transporte era feito por tração animal, demorando muito tempo e enfrentando dificuldades maiores do que nas estradas de ferro antigas.
7 A operação da Estrada de Ferro Mauá durou até o fim do período imperial, em meados de 1888, já tendo perdido a sua importância
-
Nunca confie na letra A quando se tratar de FGV. É melhor ler todas as alternativas.
-
A questão já não é fácil e a diagramação do QC está péssima... complica a nossa vida.
QC pfvr corrigir isso.
-
PAREÇO QUE TENHO CIRROSE MARCANDO AS ALTERNATIVAS DA FGV, TODO ME TREMENDO.
-
Parabéns para os que acertaram!
-
A - parágrafo 1 – resumo da história completa da Estrada de Ferro Mauá; - Não está completa. É apenas uma introdução
B - parágrafo 2 – indicação da função econômica da Estrada de Ferro Mauá; - Essa informação está no terceiro
C - parágrafo 3 – importância atual da Estrada de Ferro Mauá; - Não é atual
D - parágrafo 4 – razões da implementação da Estrada de Ferro Mauá no Brasil;
E - parágrafo 5 – roteiro, extensão e função da Estrada de Ferro Mauá. - Está no segundo e quarto paragrafo.
-
Demorei para chegar À resposta
-
uau! estava tão claro.
O setor ferroviário já se apresentava como uma importante solução em outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Justamente por isso é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio, trazendo uma nova perspectiva para a produção nacional, visto que a partir disso se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade.
-
Fiquei em dúvida entre A e D. Mas olhando bem o 1° parágrafo não traz um resumo completo.
Gabarito D.parágrafo 4 – razões da implementação da Estrada de Ferro Mauá no Brasil;
Justificativa:
Justamente por isso é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio, trazendo uma nova perspectiva para a produção nacional, visto que a partir disso se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade.
-
Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:
- Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
- LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
- Questões do QC
Seja constante essa é a única formula do sucesso.
-
GENTE, SÓ O SANGUE DO CORDEIRO, NÃO ENTENDO NEM LENDO OS COMENTÁRIOS, PREOCUPADA!
-
Formatação horrorosa !!!
-
Pra mim, a letra A seria a mais impossivel. Como assim a história COMPLETA em duas linhas?
-
Cheguei à resposta por causa do conectivo.
"O setor ferroviário já se apresentava como uma importante solução em outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Justamente por isso(por esse motivo/razão) é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio, trazendo uma nova perspectiva para a produção nacional, visto que a partir disso se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade."
Gab. D
-
A FGV em português me deixa frustrado de uma forma indescritível. Eu passo a duvidar da minha capacidade.
-
FGV É O MOZO
-
O setor ferroviário já se apresentava como uma importante solução em outros países, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Justamente por isso é que o empresário Irineu decidiu implementar esse novo negócio, trazendo uma nova perspectiva para a produção nacional, visto que a partir disso se tornou possível levar os insumos produzidos com mais facilidade.
-
- O fato de ser importante em outros países, fez com que fosse razão para ser implementada aqui também!
Pensei dessa maneira! :D
-
O parágrafo 4 apresenta UMA RAZÃO e não RAZÕES.
Questão passível de anulação.
-
"Justamente por isso..."
-
N consegui nem identificar os parágrafos, começo a questionar minha alfabetização.
-
Não entendi nem lendo os comentários. Preocupada. E pelo o visto os professores também não entende a FGV, nenhum comentários deles!
-
uma dica:olhem a prova original em PDF aqui no Qconcursos msm assim vcs vão ver tudo formatado certinho.
-
Mas nenhum parágrao está DESTACADO! Pelo menos pra mim.
-
Deixaram os parágrafos juntos. Pensei ser um só... Foram tendenciosos
-
Para ver os parágrafos (como já foi dito que são 7) é só ver as linhas que começam com a letra maiúscula...
(mas claro que numa redação iriam tirar vários pontos de quem não colocasse o espaço antes do paragrafo, mas a banca pode tudo né.... kkk)
-
portugues da FGV não faz sentido lógico nenhum. Na maioria das questões, para tentar torná-las difíceis, o elaborador deixa ou sem gabarito ou com múltiplos gabaritos. Não torna a prova difícil, torna a prova ruim. Péssimo isso. Se fosse pra tornar difícil que começassem a cobrar o modo hardcore da gramática obscura de nível superior de quem faz Letras. Lamentável essa política da FGV. e não tem pra onde fugir.
-
Parabéns a quem acertou, aparentemente todo mundo q tá explicando aqui.
-
a) parágrafo 1 – resumo da história completa da Estrada de Ferro Mauá;
Errada. História completa? Extrapolação clara aqui. Como se pode fazer um resumo, em duas linhas, da história completa de uma ferrovia que foi implementada no Brasil no ano de 1852?
b) parágrafo 2 – indicação da função econômica da Estrada de Ferro Mauá;
Errada. Trata-se apenas da relevância histórica dela. Não há no parágrafo qualquer tipo de indicação de função econômica da rodovia.
c) parágrafo 3 – importância atual da Estrada de Ferro Mauá;
Errada. O autor destaca a importância dentre outras ferrovias ANTIGAS, justamente por ser a primeira a ser implementada no Brasil.
d) parágrafo 4 – razões da implementação da Estrada de Ferro Mauá no Brasil;
Correta. A razão principal era a de poder realizar o transporte de insumos produzidos com mais facilidade.
e)parágrafo 5 – roteiro, extensão e função da Estrada de Ferro Mauá.
Errada. A meu ver, trata-se do roteiro dos insumos produzidos e não da ferrovia. Além disso, essa assertiva poderia ser descartada, porque não se fala, em momento algum, sobre a extensão da ferrovia no quinto parágrafo.
-
Caros, colegas eu me sentia assim há uns 10 meses, quando resolvia as questões de português da FGV, não via lógica. Desde então, percebi que deveria fazer algo de diferente, só fazer o básico não estava funcionando. Então, conversando com um amigo que quase fechava as provas de português da FGV, disse-me para fazer um caderno de predileção de assuntos mais cobrados pela banca, colocando a questão do assunto com a explicação e um bizú ou outra sobre a forma de cobrar determinado assunto, tendências etc... e
E assim e o fiz durante esses 10 meses. Advinha? Hoje, estou indo muito bem nas provas de português, acertando em média 85% da matéria. Nem acredito as vezes, no começo parecia impossível!
E, recentemente, fui aprovado na PM-AM e estou entre os 250 primeiros colocados em um concurso que contou com mais de 88 mil candidatos. A banca foi a FGV, e mais uma vez fiz 90% da prova de português, e foi o que melhorou muito minha colocação em relação aos demais concorrentes. ESTOU REALIZANDO UM SONHO!
ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER:
1º Raramente você conseguirá gabaritar uma prova de português da FGV, de um total de 20, acertar 18, 17 você já estará na frente de muitos candidatos, e outra, não precisa gabaritar a prova para passar, mas tirar mais pontos que seu concorrente.
2º A FGV tem um entendimento de português só dela, aceite!
3º Para você ir bem, agora é minha opinião, você deve ter uma base na matéria, mas 80% é resolução de questões da banca no nível do seu concurso, superior, médio ou fundamental, acredite faz diferença.
4º Não precisa ser um gênio em português, eu mesmo cheio de erros nesse post não sou, mas melhorei bastante!
Por fim, estarei disponibilizando esse caderno: Contato Whats (69 99308-7327)
Acredite, vale muito a pena, nesse caderno há bizús, assuntos mais cobrados, questões autoexplicativas juntadas ao longo de 10 meses de resoluções de questões específicas da FGV na matéria de português.
ACREDITE NOS SEUS SONHOS!
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.
| provérbios 16: 3 |
-
Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando também por:
Mapas Mentais para concurso da polícia: https://ev.braip.com/ref?pv=prorvx3x&af=afixvqpz9
Guia do POLICIAL APROVADO: https://ev.braip.com/ref?pv=propgmn4&af=afi5x1jg9
DICA: ESTUDAR 10 MAPAS MENTAIS + 30 Questões do QConcurso POR DIA!!
ESPERO TER AJUDADO!!!
Seja constante essa é a única formula do sucesso.