O procedimento de aplicação do chapisco é assunto tratado na norma ABNT NBR 7200:1998 - Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Procedimento. O item 8.5 da norma traz as orientações para a aplicação da camada chapisco, a partir do qual se faz o julgamento das alternativas:
LETRA A - INCORRETA
A orientação é de que a argamassa seja aplicada por lançamento, com o cuidado de não cobrir toda a base. Portanto, o item está incorreto.
LETRA B - CORRETA
A norma estabelece que a argamassa de chapisco deve ser aplicada com consistência fluida, assegurando maior facilidade de penetração da pasta de cimento na base a ser revestida. Portanto, a afirmativa está correta.
LETRA C - INCORRETA
A norma NBR 7200 não traz especificações quanto à espessura da camada de chapisco. No estudo de Mibielli (1994), é defendido que a espessura ideal está entre 3 e 5 mm. Portanto, a afirmativa está incorreta.
LETRA D - INCORRETA
Segundo a norma, em regiões de clima muito quente e seco, o chapisco deve ser protegido da ação direta do sol e do vento através de processos que mantenham a umidade da superfície por no mínimo 12h após aplicação. Portanto, a afirmativa está incorreta.
LETRA E - INCORRETA
O preenchimento por faixas entre taliscas é feito na execução da camada de emboço ou quando no revestimento de camada única. Portanto, não diz respeito ao chapisco e por isso está incorreta.
Por fim, apenas a LETRA B está correta e, portanto, é a resposta para a questão.
Gabarito do Professor: Letra B
FONTES:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7200: Execução de revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Procedimento. Rio de Janeiro, 1998.
MIBIELLI, J. G. Estudo da aderência de revestimentos cerâmicos externos. UFSC. Florianópolis. Santa Catarina, 1994.