- 
                                O erro da questão está na palavra "invariavelmente". Em uma economia deflacionária o método PEPS representaria lucros menores. Isso porque o CMV seria maior nos produtos mais antigos do que nos mais novos.  
- 
                                Errado   Ambiente Inflacionário: CMV (PEPS) < CMV (Custo Médio) < CMV (UEPS)   Ambiente Deflacionário: CMV (PEPS) > CMV (Custo Médio) > CMV (UEPS) 
- 
                                Não só numa economia deflacionária, mas também pode ter conseguido a mercadoria com um fornecedor mais barato, ou conseguiu fazer uma negociação em que os produtos foram adquiridos por custo menor. 
- 
                                Imaginem o seguinte: Custo da mercadoria nos dias: 1- 10 $; 2 - 12 $ e 3- 14$ Usando o PEPS o valor subiria conforme o custo para vendas em dias posteriores: custo para a do dia 1: 10; dia 2: 12... Usando a média móvel ponderada teríamos mais peso multiplicado pelos custos mais recentes, de fato, o custo seria maior. No entanto, a palavra INVARIAVELMENTE torna a assertiva errada pois em uma situação de preços menores mais recentes (em que os pesos da ponderação são maiores) o custo PODERIA ser menor que o PEPS. 
- 
                                Economia Inflacionaria - PEPS
- CMV: Menor
- Lucro: Maior
- Estoque Final: Maior
- UEPS
- CMV: Maior
- Lucro: Menor
- Estoque Final: Menor
- Média
- Fica no meio
   Economia Deflacionária (Inverte tudo), porém a Média continua no meio. Ou seja, tanto faz a economia ser inflacionária ou deflacionária, o CMV na Média Ponderada será sempre no meio do PEPS e UEPS. Logo, não é maior. 
- 
                                economia inflacionaria:   PEPS: TUDO MAIOR (lucro e estoque), exceto CMV   UEPS: TUDO MENOR (lucro e estoque), exceto CMV   MPM: MÉDIA VARIÁVEL 
- 
                                Pelo método PEPS as primeiras mercadorias que entram são as primeiras que saem. Isso quer dizer que a mensuração do custo das mercadorias vendidas (CMV) é realizada pelo custo de aquisição das primeiras mercadorias que entraram.    Pelo método UEPS as últimas mercadorias que entram são as primeiras que saem. Isso quer dizer que a mensuração dos estoques (produtos que não foram vendidos) é realizada pelos custos de aquisição das primeiras compras (afinal as últimas compras foram baixadas por vendas).    Sendo assim, conclui-se que:   Num ambiente inflacionário (onde há aumento constante de preços), o CMV pelo método UEPS é o maior possível.   Num ambiente deflacionário (onde há diminuição constante de preços), o CMV pelo método PEPS é o maior possível.   No entanto, uma economia que apresente preços perfeitamente estáveis, qualquer que seja o método adotado, o CMV será o mesmo.   Com isso, incorreta a assertiva. 
- 
                                Olá, colegas concurseiros! Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:  Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C 
- 
                                GAB. ERRADO O erro da questão está na palavra "invariavelmente". Em uma economia deflacionária o método PEPS representaria lucros menores. Isso porque o CMV seria maior nos produtos mais antigos do que nos mais novos.