SóProvas


ID
5467735
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as ações de salvaguarda e preservação, bem como sobre os processos de tombamento e registro, observe as afirmações abaixo.

I. Os processos de tombamento e registro são as únicas maneiras de salvar os bens materiais e imateriais da destruição e do esquecimento, sendo assim, é importante realizá-los para preservar os bens, práticas e lugares como originais.
II. Parte da legislação brasileira leva em conta a originalidade de um bem, prática ou lugar como fator primordial para a condução do tombamento e/ou registro, criando uma memória cristalizada da qual não pode haver desvios.
III. Para ações de preservação dos patrimônios culturais é necessária uma justificativa fundamentada no valor histórico ou arquitetônico deste bem, esta valoração tem de estar diretamente ligada à importância heroica do morador e/ou do arquiteto construtor.
IV. Pensar o patrimônio cultural em pequenas cidades do interior do Brasil é sempre uma tarefa árdua, visto que são poucas as cidades deste porte que possuem algo de significativo para a história nacional.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Erro da I?

  • Os processos de tombamento e registro são as únicas maneiras de salvar os bens materiais e imateriais da destruição e do esquecimento, sendo assim, é importante realizá-los para preservar os bens, práticas e lugares como originais.

    Acredito que o erro esteja no registro.

    O inventário é a primeira forma para o reconhecimento da importância dos bens culturais e ambientais, através do registro de suas características principais.

    fonte: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4#4

  • Acredito que o erro na " I " se encontra na possibilidade de ajuizamento de ação popular para proteção dos patrimônios histórico-culturais

  • A questão indicada está relacionada com o tombamento.

     

    - Tombamento:

     

    O Tombamento trata-se de modalidade de intervenção do Estado na propriedade com o objetivo de proteger o patrimônio cultural brasileiro. O Estado intervém para proteger bens de ordem histórica, artística, arqueológica, cultural e paisagística.

    - Itens:

    I – INCORRETA. Não são as únicas maneiras de salvar os bens materiais e imateriais. A transferência do direito de construir pode ser um importante instrumento para salvar os bens culturais.

    Além disso, cabe indicar a ação popular – artigo 5º, LXXIII, da CF/88), o direito de petição aos Poderes Públicos – artigo 5º, Inciso XXXIV, da CF/88 e a ação civil pública – Lei nº 7.347 de 1985.

    II – CORRETA. A originalidade é um dos pontos observados. Destaca-se que o bem tombado não pode ser destruído, mutilado ou demolido, além disso, o proprietário apenas poderá reparar ou restaurar o bem após a autorização do Poder Público.

    III – INCORRETA. O tombamento pode ser voluntário ou compulsório. No tombamento voluntário – o proprietário formula pedido ao Poder Público ou concorda com a proposta de tombamento dirigida pelo Estado. No tombamento compulsório – o Poder Público realiza a inscrição do bem tombado, ainda que diante de resistência do proprietário.

    IV – INCORRETA. O item IV está completamente equivocado, as pequenas cidades do interior possuem algo de significativo para a histórica nacional.




    Diante do exposto, apenas o item II está correto.



    Gabarito do Professor: C)