-
GABARITO - B
A departamentalização surge à medida em que as empresas tornam-se maiores e envolvem atividades mais diversificadas; forçando-as a dividir as principais atividades e tarefas organizacionais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais. Os diferentes tipos de departamentalização definem os critérios usados para agrupar as pessoas em unidades organizacionais, para que possam ser mais bem administradas.
Bons estudos!
-
ASSERTIVA CORRETA LETRA "B"
Complementando;
Departamentalização: É conceituada como o agrupamento de atividades “homogêneas” e dos respectivos recursos (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais), em unidades organizacionais.
Segundo Chiavenato: na medida em que ocorre a especialização do trabalho e o aparecimento de funções especializadas, a empresa passa a necessitar de coordenação dessas diferentes atividades e, para tanto, agrupa- -las em unidades maiores. Daí ocorre o princípio da homogeneidade: as funções devem ser atribuídas a unidades organizacionais na base da homogeneidade de conteúdo, com o objetivo de alcançar operações mais eficientes e econômicas. As funções são homogêneas na medida em que seu conteúdo apresenta certas semelhanças entre si. Assim, o princípio que deve reger a departamentalização ou o agrupamento de atividades é o princípio da homogeneidade.”
-
Departamentalização pode ser definida como agrupamentos em unidades organizacionais realizados conforme critérios específicos de atividades e recursos, tais como humanos, financeiros, tecnológicos, materiais, etc. Para se realizar a Departamentalização, é preciso fazer uma análise cuidadosa das tarefas.
-
✅Letra B.
Especialização Vertical --------------------->Cadeia de comando.
Especialização Horizontal -----------------> Departamentalização.
❤️✍
-
Para responder corretamente à questão em análise, é preciso que saibamos o termo que se refere à diferenciação horizontal da organização - divisão, filiais, unidades regionais, subsidiárias e similares, assim como os departamentos divididos em funções principais, tais como marketing, produção e pessoal.
O processo de especialização nas organizações pode acontecer de duas formas, a saber: horizontal ou verticalmente. Assim entendem os autores clássicos.
A especialização vertical pode ser observada quando observada a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão da chefia, acrescentando, em decorrência disso, mais níveis de hierarquia na estrutura.
Por outro lado (e para essa questão é o que mais nos interessa), a especialização horizontal é concebida diante da necessidade de aumentar a qualidade do trabalho em si (CHIAVENATO, 2014). Pode-se encontrar nela um maior número de órgãos especializados atuando no mesmo nível hierárquico, cada um com sua função, obviamente. Esse tipo de especialização também pode ser chamada de departamentalização.
Tendo dito isso, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014