SóProvas


ID
5474260
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2009), o desenho de cargos é uma atividade de extrema relevância dentro do escopo da gestão de pessoas, pois por meio dele facilita-se a identificação dos candidatos mais adequados para as vagas disponíveis em determinada organização, bem como subsidia-se o processo de avaliação de desempenho. Sabe-se que o desenho de um cargo possui uma estrutura básica, composta por algumas características fundamentais. Assinale, entre as seguintes alternativas, aquela que não corresponde a uma dessas características básicas do desenho do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Desenho de Cargos (Job Design)

    É a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalhos das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seu ocupante. É melhor maneira de se estruturar e definir cada cargo da organização.

    Para realizar esse desenho são necessários (condições básicas):

    • Conteúdo do cargo;
    • Métodos e processos de trabalho;
    • Relação com a chefia;
    • Relação com o(s) subordinado(s).

    Fonte: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2019. 1086 p. (Coleção Concursos Públicos).

    Gab. A

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de desenho de cargos e o que nele está envolvido. Neste caso, especialmente, devemos marcar a assertiva que não corresponde a uma das características básicas do desenho de cargos.

    Antes de apontar a alternativa que atende ao comando da questão, pessoal, vejamos dois conceitos que as bancas tentam confundir o candidato, mas que devem ser diferenciados.

    Segundo a lição do professor Chiavenato (2014):

    • Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    • Descrever um cargo: significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades.

    Veja que o conceito de descrição de cargos não tem nada a ver com remuneração. Na verdade, a remuneração nem faz parte dos mesmo processos que a descrição de cargos. Ao passo que a descrição e análise de cargos pertencem aos processos de aplicação de pessoas, a remuneração dos processos de recompensa.

    Sendo assim, a alternativa que contraria os aspectos da descrição é a "A".

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • GAB A

    O desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Constitui a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado.

    Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:

    1. Conteúdo do cargo: é o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar;
    2. Responsabilidade: a quem o ocupante do cargo deverá se reportar, isto é, quem é o seu superior imediato;
    3. Métodos e processos de trabalho: como as tarefas ou as atribuições deverão ser desempenhadas;
    4. Autoridade: quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir, isto é, quem são os seus subordinados ou as pessoas que dele dependem para trabalhar.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)