Desenho de Cargos (Job Design)
É a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalhos das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seu ocupante. É melhor maneira de se estruturar e definir cada cargo da organização.
Para realizar esse desenho são necessários (condições básicas):
- Conteúdo do cargo;
- Métodos e processos de trabalho;
- Relação com a chefia;
- Relação com o(s) subordinado(s).
Fonte: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2019. 1086 p. (Coleção Concursos Públicos).
Gab. A
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de desenho de cargos e o que nele está envolvido. Neste caso, especialmente, devemos marcar a assertiva que não corresponde a uma das características básicas do desenho de cargos.
Antes de apontar a alternativa que atende ao comando da questão, pessoal, vejamos dois conceitos que as bancas tentam confundir o candidato, mas que devem ser diferenciados.
Segundo a lição do professor Chiavenato (2014):
- Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.
- Descrever um cargo: significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades.
Veja que o conceito de descrição de cargos não tem nada a ver com remuneração. Na verdade, a remuneração nem faz parte dos mesmo processos que a descrição de cargos. Ao passo que a descrição e análise de cargos pertencem aos processos de aplicação de pessoas, a remuneração dos processos de recompensa.
Sendo assim, a alternativa que contraria os aspectos da descrição é a "A".
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.