SóProvas


ID
5474290
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A fim de otimizar seu desempenho, as organizações necessitam estabelecer estratégias de atuação condizentes com a sua realidade. Porter (1980) lançou uma das mais difundidas abordagens sobre o tema, denominada de estratégias genéricas de Porter, por meio da qual o autor propõe a existência de 3 estratégias genéricas, as quais sintetizam os principais enfoques estratégicos possíveis para as organizações. Considerando as 10 escolas da estratégia propostas por Mintzberg (2010), com qual escola se alinham os princípios da abordagem de Porter das estratégias genéricas?

Alternativas
Comentários
  • 3 estratégias genéricas de Porter

    Liderança em custos

    Nesta estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Esta posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

    Diferenciação

    Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que a possibilite cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Esta empresa, com seus produtos inovadores como o Iphone e Ipad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca, etc.

    Foco ou enfoque

    Também é chamada de estratégia de nicho. Nesta situação, a empresa foca seus esforços em um pequeno mercado (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou esta estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela FIAT).

    Escolas de Mintzberg

    Escola de Posicionamento: a formação de estratégia é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.

    Fonte: Site do Prof. Rodrigo Rennó

  • Nunca nem vi

  • Escola do Posicionamento: A formação de estratégia é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.

  • Gab B

    Os 5 Ps da estratégia foram criados por Henry Mintzberg em 1987. Cada um dos 5 Ps representa uma abordagem diferente da estratégia: Plano; Manobra; Padronização; Posição e Perspectiva.

    Porter enfatiza sobre "estratégia competitiva" como ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável. São ações que dão resposta às 5 forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.

    Em outras palavras, é como a organização se posiciona no mercado frente às mudanças, às incertezas, frente aos concorrentes.

    Só fazendo um paralelo, podemos ver tamb como nós concurseiros estamos preparados, posicionados diante da prova, do examinador, da banca, da concorrência. Os que estão melhor posicionados, certamente alcançarão aprovação.

    (Wiki e fm2s.com - cortes)