SóProvas


ID
5474443
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

 

O imitador de gato

 

    Há um imitador de gato naquela cidade. Pode-se pensar que é fácil imitar gatos, mas não é. Trata-se de uma arte. Em primeiro lugar é necessário ter um saco de farinha ou de estopa, desses em que se guardam cereais. O saco pode ser colocado embaixo do braço ou mesmo sobre o ombro. É importante saber: aquilo que à primeira vista parece simples e banal, porém requer alguma prática e habilidade.

    O saco de farinha ou estopa deve ser manuseado sem problemas e serve para distrair a atenção do público, fazendo-o criar a ilusão de que em seu interior haja um gato. Além do saco, existe um dispositivo que se põe na boca, de preferência sobre a ponta da língua, para um desempenho perfeito. Com ele, será possível emitir sons e gemidos típicos dos gatos.

    Então o imitador de gato dramatiza o que seria uma briga de gatos, fazendo de conta que encena formidáveis golpes contra um imaginário gato, que grita, esperneia, chia e mia dentro do saco de farinha ou estopa. Mas não há gato no saco. Todos os ruídos vêm da harmonia entre o gesto e o som.

    As pessoas param admiradas com a cena. Mas ao perceberem que o gato é simplesmente a criação artística de um modesto habitante da cidade, põem-se a rir e se divertem, naquele minuto mágico de relaxamento e repouso.

    O imitador de gato aproveita para vender a um bom preço o pequeno dispositivo que permite a emissão dos ruídos. É disso que ele vive. Parece um negócio sério e honrado. O gato não existe. Existe apenas o direito de sobreviver e de alegrar a cidade.

(Lourenço Diaféria. O imitador de gato e outras crônicas.

Para gostar de ler. Vol. 30. São Paulo: Ática, 2001. Adaptado)

No trecho – As pessoas param admiradas com a cena. Mas ao perceberem que o gato é simplesmente a criação artística de um modesto habitante da cidade... – as palavras destacadas podem ser substituídas, sem alteração de sentido, na ordem em que se apresentam, por:

Alternativas
Comentários
  • Em questões em que é solicitada a sinonímia (relação de sentido entre vocábulos), não há escapatória: para responder com segurança, é necessário leitura, seja de livros, seja de itens semelhantes. Recomenda-se anotar as palavras mais recorrentes e ao redor delas inserir os sinônimos. Tomemos como exemplo um substantivo comum: caixão. Para este, há pelo menos uns três sinônimos: féretro, esquife e ataúde. Pode-se escrever caixão, a palavra mais usual, e, em derredor dela, registrar os sinônimos. Isso serve para verbos, adjetivos e afins.

    Admirado é sinônimo de espantado, surpreso, impressionado, ao passo que modesto tem como sentido simplório, simples, humilde.

    Letra A

  • Sinônimo de admiradas: consideradas, importantes, notáveis, eminentes, ilustres, distintas, célebres, sublimes, 

    afamadas, consagradas, renomadas, respeitadas, famosas, abalizadas, conceituadas, destacadas, grandiosas, insignes, elevadas, estimadas, bem-conceituadas, prestigiadas.

    Sinônimo de modesto

    No sentido de ser simples e despretensioso: desafetado, despretensioso, natural, simples;

    No sentido de ser recatado e pudico: decente, pudico, decoroso, ingênuo, pejoso, pudibundo, puro, recatado, sério, virtuoso;

    No sentido de não ser excessivo: moderado, limitado, reduzido, comedido, módico, razoável;

    No sentido de não ser luxuoso: humilde, pobre, singelo;

    No sentido de não ser abundante: frugal, leve, parco, sóbrio;

    FONTE: https://www.sinonimos.com.br/

  • A vunesp costuma muito cobrar sinônimo, a gente vê pedindo substuição e já vai seco, no entanto, lembrar de não condicionar o cérebro a isso, porque se pedir antônimo, você pode se lascar. Já aconteceu.