SóProvas


ID
5475043
Banca
FGV
Órgão
TJ-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No bojo da política institucional de apoio e estímulo às microempresas e empresas de pequeno porte, a Lei Complementar nº 123/2006 contempla disposições sobre Acesso à Justiça no Capítulo XII. Sobre tais medidas de estímulo, analise as afirmativas a seguir.
I. São reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados pelas microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito das comissões de conciliação prévia.
II. As microempresas e as empresas de pequeno porte, assim como as pessoas físicas capazes, podem ser admitidas como proponentes de ação perante o Juizado Especial, inclusive os cessionários de direito de pessoas jurídicas.
III. O Poder Judiciário e o Ministério da Justiça implementarão medidas para disseminar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em suas respectivas áreas de competência.
Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

    I. CORRETA. LC 123/06 “Art. 75. [...].

    §1º Serão reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados no âmbito das comissões de conciliação prévia.”

    II. INCORRETA. LC 123/06 “Art. 74. Aplica-se às microempresas e às empresas de pequeno porte de que trata esta Lei Complementar o disposto no § 1º do art. 8º da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, e no inciso I do caput do art. 6º da Lei nº 10.259, de 12 de julho de 2001, as quais, assim como as pessoas físicas capazes, passam a ser admitidas como proponentes de ação perante o Juizado Especial, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas.”

    III. CORRETA. LC 123/06 “Art. 74-A. O Poder Judiciário, especialmente por meio do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e o Ministério da Justiça implementarão medidas para disseminar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em suas respectivas áreas de competência.”

  • Lei Complementar nº 123/2006:

    I. CORRETA.

    “Art. 75.

    §1º Serão reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados no âmbito das comissões de conciliação prévia.”

    II. INCORRETA.

    “Art. 74. Aplica-se às microempresas e às empresas de pequeno porte de que trata esta Lei Complementar o disposto no § 1º do art. 8º da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, e no inciso I do caput do art. 6º da Lei nº 10.259, de 12 de julho de 2001, as quais, assim como as pessoas físicas capazes, passam a ser admitidas como proponentes de ação perante o Juizado Especial, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas.”

    III. CORRETA.

    “Art. 74-A. O Poder Judiciário, especialmente por meio do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e o Ministério da Justiça implementarão medidas para disseminar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em suas respectivas áreas de competência.”

  •  GAB: D

    I.CERTO- ART. 75§ 1 Serão reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados no âmbito das comissões de conciliação prévia.

    II. ERRADO Art. 74. Aplica-se às microempresas e às empresas de pequeno porte de que trata esta Lei Complementar o disposto no , e no , as quais, assim como as pessoas físicas capazes, passam a ser admitidas como proponentes de ação perante o Juizado Especial, EXCLUÍDOS OS CESSIONÁRIOS DE DIREITO DE PESSOAS JURÍDICAS.

     III. CERTO Art. 74-A. O Poder Judiciário, especialmente por meio do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e o Ministério da Justiça implementarão medidas para disseminar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em suas respectivas áreas de competência.          

  • Analisemos cada proposição:

    I- Certo:

    Trata-se aqui de afirmativa em perfeita conformidade com a norma do art. 75, §1º, da Lei Complementar 123/2016, que abaixo transcrevo:

    "Art. 75.  As microempresas e empresas de pequeno porte deverão ser estimuladas a utilizar os institutos de conciliação prévia, mediação e arbitragem para solução dos seus conflitos.

    § 1o  Serão reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados no âmbito das comissões de conciliação prévia."

    II- Errado:

    Em rigor, a lei de regência exclui os cessionários de direito de pessoas jurídicas da possibilidade de figurarem como proponentes de ação perante o Juizado Especial, como se pode ver do teor do art. 74

    "Art. 74. Aplica-se às microempresas e às empresas de pequeno porte de que trata esta Lei Complementar o disposto no § 1º do art. 8º da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, e no inciso I do caput do art. 6º da Lei nº 10.259, de 12 de julho de 2001, as quais, assim como as pessoas físicas capazes, passam a ser admitidas como proponentes de ação perante o Juizado Especial, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas."

    III- Certo:

    Por fim, cuida-se neste item de assertiva alinhada à norma do art. 74-A da Lei Complementar 123/2016, que ora colaciono:

    "Art. 74-A.  O Poder Judiciário, especialmente por meio do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e o Ministério da Justiça implementarão medidas para disseminar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em suas respectivas áreas de competência."

    Assim sendo, apenas as afirmativas I e III são corretas.


    Gabarito do professor: D

  • Acertando sem saber...

    I. São reconhecidos de pleno direito os acordos celebrados pelas microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito das comissões de conciliação prévia.

    Assertiva genérica, sem as palavras "só", "apenas", "nunca" etc. Lendo-se ela, não há razões para entendê-la como incorreta...

    Excluem-se as alternativas B e E.

    III. O Poder Judiciário e o Ministério da Justiça implementarão medidas para disseminar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em suas respectivas áreas de competência.

    Outra assertiva genérica, também sem as típicas palavras de exclusão "só", "nunca" etc., e que condiz com o estímulo ao tratamento diferenciado para MEs e EPPs, previsto constitucionalmente.

    Alternativa D.

  • Li Ministério Público ao invés de ler Ministério da justiça… Deus abençoe a saúde mental do concurseiro!
  • norma reproduzida no artigo 8, §1, I da Lei 9099/95 § 1 Somente serão admitidas a propor ação perante o Juizado Especial, I - as pessoas físicas capazes, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas