SóProvas


ID
5475478
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Comportamento Organizacional (CO) estuda a dinâmica e o funcionamento das organizações. Segundo Chiavenato (2005), existem três níveis de abordagem do comportamento. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As bancas estão batendo pesado. quase nada que estudei de 3 anos pra cá.... estão mudando muito os níveis das provas...
  • Microorganizacional - indivíduos;

    Mesoorganizacional - grupos;

    Macroorganizacional - organização.

    Gab D).

    #vousernomeado

  • Por que a B estaria errada?

  • GABARITO - D

    O Microorganizacional é relacionado aos indivíduos.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os níveis do comportamento organizacional. A partir disso, marquemos a alternativa incorreta.

    Segundo o professor Chiavenato (2021), o estudo do Comportamento Organizacional (CO) possui quatro níveis hierárquicos, sendo eles:

    • Heteroperspectiva do CO
    • Macroperspectiva do CO
    • Perspectiva intermediária do CO
    • Micrperspectiva do CO

    Em que:

    Heteroperspectiva do CO

    Trata do entorno externo e circundante da organização. Envolve um ambiente externo composto por outras organizações e que propicia entradas e insumos, ao mesmo tempo que permite que a organização deposite seus resultados ou saídas.

    Macroperspectiva do CO

    Trata do comportamento do sistema organizacional como uma totalidade, reme ao estudo de da organização na sua totalidade. A abordagem macro se baseia em como a organização está estruturada, sua cultura, organizacional e como ela funciona nos aspectos de comunicar, liderar, proporcionar decisões, lidar com estresse e conflito, propiciar negociação, tipos de poder e política, e coordenação das atividades de trabalho.

    Perspectiva intermediária do CO

    Trata do comportamento de grupos e equipes na organização. Tem como foco o comportamento dos que trabalham em grupos e equipes. A perspectiva intermediária baseia-se em pesquisas sobre equipes, empowerment, dinâmica grupal. Busca encontrar formas de socialização para que estimulam a cooperação entre as pessoas e a melhoria da produtividade e grupo e a identificação das combinações de aptidões entre membros de uma equipe para aumentar o desempenho do grupo.

    Microperspectiva do CO

    Trata do comportamento do indivíduo ao desempenhar suas atividades sozinho na organização. Esta perspectiva possui uma orientação fortemente psicológica, como indica Chiavenato (2021), tendo como foco as diferenças individuais, a personalidade, a percepção e atribuição, a motivação e satisfação no trabalho.

    Tendo apresentado o assunto, podemos dizer que a alternativa "D" é a incorreta. O motivo? Dizer que a perspectiva micro-organizacional recai sobre o grupo, enquanto é sobre o indivíduo. Sobe o grupo é a perspectiva intermediária.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

  • O comportamento organizacional envolve três níveis hierárquicos de abordagem, a macroperspectiva, a perspectiva intermediaria e a microperspectiva.

    Abordagem macroperspectiva: conhecida como comportamento macroorganizacional, essa abordagem trata da organização como um todo, e seu principal objetivo é o direcionamento do melhor comportamento em situações de liderar, comunicar, nas decisões que precisam ser tomadas em grupo, nas negociações e nas atividades em grupo.

    Abordagem perspectiva intermediaria: chamada de comportamento mesoorganizacional, por ser uma ligação entre a macro e a microperspectiva, a sua principal finalidade é tratar de grupos e equipes, com o objetivo de socialização, cooperação entre pessoas, e as combinações das qualidades entre membros de uma equipe.

    Abordagem microperspectiva: recebe o nome de comportamento microorganizacional, por se tratar do comportamento do colaborador que trabalha sozinho na organização. Seu enfoque principal esta na percepção, motivação e satisfação no trabalho.