Para Prado, Cordeiro e Salanek Filho (2009, p. 196) “o ponto de equilíbrio é calculado em valor e em quantidade para saber quanto que a empresa precisa vender para cobrir apenas o custo (fixo e variável) das mercadorias vendidas. (Doutrinador cobrado pela banca)
O cálculo do ponto de equilíbrio envolve o uso das informações de custos fixos, margem de contribuição, faturamento e preço de venda.
- Ponto de Equilíbrio em valores
PE (valores) = ( CF / MC ) x Faturamento
- Ponto de Equilíbrio em quantidades
PE (quantidade) = PE (valores) / Preço de venda
Para Guerreiro (2006, p.36) “o ponto de equilíbrio diz respeito a um determinado volume de quantidade de receita em que o lucro é nulo. Esse ponto é denominado na literatura de ponto de equilíbrio”.
No site fluxodecaixa.com encontramos a seguinte definição: “Ponto de Equilíbrio é um dos indicadores que informa o volume necessário de vendas, no período considerado, para cobrir todas as despesas, fixas e variáveis, incluindo-se o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado”.
No ponto de equilíbrio não teremos então nem lucro e nem prejuízo. Será um volume de receita que terá apenas uma finalidade: pagar todos os compromissos de forma que o negócio não gere prejuízos.
Fonte: Prado, Cordeiro e Salanek Filho e Rede E-TEC Brasil- IFPR