SóProvas


ID
547567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O conceito de colaboração nunca foi tão importante para as empresas como nos dias atuais, especialmente quando aplicado à Gestão da Cadeia de Suprimentos. Os conceitos e implicações da colaboração e do uso crescente de tecnologia da informação nos processos de Supply Chain Management envolvem o conhecimento de que

Alternativas
Comentários
  • Web-centrada, a combinação entre a internet e a supply chain, resultando na criação do e-business ou negócio eletrônico.

  • GABARITO E: o supply d/ain management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos en<
    tT1
    volve fornecedores, produtor, distribuidores e clientes em um processo inte

    grado em que compartilham e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo.l Sem dúvida, esse compartilhamento é muito mais dinâmico do que na tradicional e conflitante entre comprador e vendedor.
    A diferença entre a nova e a velha abordagem é que no passado cada parte apenas focava exclusivamente o seu cliente direto e imediato:
    1.
    O fornecedor só focava a fabrica que utilizaria sua matéria-prima.
    2.
    A fábrica produzia o produto acabado somente focando sua expedição ou o distribuidor de seus produtos.
    3.
    O distribuidor ou atacadista só focava o varejista para quem vendia seus estoques.
    4.
    O vare~jista só focava o cliente que lhe comprava o produto.
    Cada parte somente focava a parte que se seguia imediatamente no processo. A era apenas linear. As relações entre os atores eram bináou
    entre duas empresas. Nada mais do que isso. Ninguém se preocupava
    ao longo do processo em como sua atuação iria impactar as outras
    partes e, o cliente final. O SCM pennite visualizar todo
    o processo de continuada de valor desde a chegada da Ul,",'-'UdCaté a entrega do produto acabado ao cliente final de maneira e sistêmica. Esse é o ciclo integral que vai da matéria-prima entregue pelo fornecedor até a do produto acabado ao consumidor final. Existem no mercado muitos softwares sofisticados de ERP envolvendo o SCM.

     

    CHIAVENATO (2010)

  • Efeito chicote promove fortes oscilações na demanda inicial (à montante) devido a pequenas oscilações no final da cadeia (jusante/ cliente).
  • O ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser resumidamente descrito como uma plataforma centralizadora de processos e informações de uma empresa. Seu objetivo principal é otimizar a execução dos processos empresariais, enquanto mantém todas as informações relevantes centralizadas em um único lugar.

    Independente do segmento do negócio, o ERP consegue contemplar os processos referentes às principais demandas do cotidiano: compras, recebimentos, vendas, contas a pagar e receber, contabilidade, logística, gestão de estoque etc., ou seja, todos os processos são atendidos.