SóProvas



Questões de Supply Chain Management – SCM


ID
243712
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passa por essa cadeia. Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve

Alternativas
Comentários
  • Supply Chain Management (SCM - Gestão da Cadeia de Suprimentos) tem representado uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresas devem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem. Assim, é importante ressaltar que o escopo da SCM abrange toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus fornecedores e clientes, e não apenas a relação com os seus fornecedores.
  •     O gerenciamento da cadeia de suprimentos, ou supply chain, ou cadeia logística integrada, nada mais é do que administraro sistema de logística integrada da empresa, ou seja, o uso de tecnologias avançadas, entre elas gerenciamento de informações e pesquisa operacional, para planejar e controlar uma complexa rede de fatores visando produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.
        Os componentes da cadeia de suprimentos devem ser preparados para juntos maximizarem seu desempenho, adaptandose naturalmente a mudanças externas e em outros componentes. Para isso é necessário um alto grau de integração entre fornecedor e cliente que, como parceiros, diminuem custos ao longo da cadeia (entre 10% e 30%) e tempo médio de estocagem (cerca de 50%). Além do relacionamento puramente comercial com os fornecedores, também a pesquisa e o desenvolvimento desses relacionamentos, sua qualificação e o suporte técnico durante o relacionamento entre as partes, e que leva à necessidade de um aperfeiçoamento dos sistemas de informação. Hoje, há uma integração total entre todos os setores internos da empresa, clientes e fornecedores.
  • O Supply Chain(Cadeia de Suprimentos): É uma ferramenta que possibilita a empresa gerenciar a cadeia de Suprimentos com maior eficiência e eficácia a partir da tecnologia de Informação.Podendo interligar vários setores da empresa.

  • De acordo com a resposta, letra A)

    A gestão da cadeia de suprimentos apresenta-se no atual ambiente de negócios, como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo de negócios e ganhando eficiência (BALLOU et al., 2000; CHISTOPHER, 2001; BOWERSOX e CLOSS, 2001).
  • Segundo Fisher (1997), " a decisão sobre qual o melhor modelo para a cadeia de suprimentos precisa estar alinhada com a estratégia da empresa de posicionamento competitivo."
    Existem 4 tipos de Cadeias de Suprimentos:
    -Cadeia de suprimentos eficiente: redução de custos e eficiente troca de informações (demanda e estoque) entre os elos da cadeia;
    -Cadeia de suprimentos de proteção de riscos: vários fornecedores evitando um colapso em um elo da cadeia,
    lotes econômicos de compra.
    -Cadeia de suprimentos responsiva: produção sob encomenda (build to order) e customização em massa e produção verticalizada;
    -Cadeia de suprimentos ágil: conseguem responder à demanda com rapidez (build to order) e compensam os riscos de escassez do pedido com estoques de segurança.

    item correto: letra A.


  • Não entendo porque que a letra D esta errada
  • Respondendo ao meu xara 

    O ótimo local nem sempre garante o ótimo global 

    •Nem sempre um ótimo local é um ótimo global(a melhor de todas as soluções). Um ótimo local é sempre um ótimo global só quando o problema apresenta características específicas, tais como convexidade.
     
    •Dependendo da solução inicial, pode-se obter diferentes ótimos locais.
     
    •Procedimento Heurístico: determinar vários ótimos locais e escolher o melhor deles (não garante achar o ótimo global).
  • Supply Chain Management (gestão da cadeia de suprimento) é, segundo o Slack, “é a gestão da interconexão das empresas que se relacionam entre si por meio de ligações a montante e a jusante entre os diferentes processos, que produzem valor de produtos e serviços na forma para o consumidor final. É uma abordagem holística da gestão através das fronteiras da empresa.”
    Simplificando, é a gestão de todos os pontos do processo de fabricação que acontecem fora e dentro da empresa. Gerenciar fornecedores de peças, por exemplo, e distribuidores de produtos fazem parte do SCM. Isso tudo é feito para agregar mais valor ao produto, sempre visando a satisfação do cliente final. É importante que as empresas tenham o máximo de comunicação possível para que a cadeia seja o mais eficiente possível, chegando inclusive ao ponto de compartilhar os sistemas, para melhor gerenciamento dessa cadeia. Com isso já notamos que a alternativa correta é a A.
    B) Integrar verticalmente é “comprar”  ou decidir produzir todas as etapas da cadeia e essa não é a maneira mais eficiente de se fazer isso, afinal se preocupar com muita coisa acaba desviando o foco.
    C) É até certa, mas a questão quer o que dá eficiência ao processo, simplesmente terceirizar em si não torna eficiente. Tem que terceirizar para as empresas corretas e, como disse acima, fazer a informação fluir. A opção está simplesmente incompleta.
    D) Fica bem claro por esse “isoladamente”. Estamos falando de uma cadeia completamente integrada, nada é para ser isolado!
    E) Fala de LEC, apesar de diminuir os custos armazenagem e transporte, como a questão fala, não tem a ver com a eficiência do SCM.

    bons estudos!
    • erro da E) estabelecer programas de lotes econômicos de compra e produção, para equilibrar os custos de transporte e armazenagem, responsáveis pelos principais custos que incidem na cadeia de suprimentos.

    • Os principais custos: Manutenção de estoque e Transporte
    • Armazenagem é uma atividade de apoio e não é um dos principais custos da SCM.

    • TPM - Atividades Primárias
    • Transportes, Manutenção de Estoques, Processamento de Pedidos.

    • AME - Atividades Secundárias
    • Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem.

    • "Transporte: é uma das atividades
    • logísticas mais importantes, sim -
    • plesmente porque ela absorve,
    • em média, de um a dois ter ços dos
    • custos logísticos." Fonte: Chiavenato

    • "Os estoques, em
    • média, são responsáveis por aproximadamente
    • um a dois terços dos custos logísticos." Fonte: Chiavenato


ID
287617
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
UNIFESP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento, analise as seguintes afirmativas:

I. O Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é a cadeia de facilidades para compras de materiais, transformação destes insumos em produtos e distribuição dos produtos acabados junto aos clientes.

II. O Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é o planejamento e execução das atividades da cadeia de fornecedores, assegurando um fluxo coordenado dentro da empresa e entre as demais empresas.

III. O objetivo primário do Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento é reduzir os custos do fornecimento, melhorar as margens dos produtos, aumentar a capacidade produtiva e melhorar o retorno dos investimentos.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Os componentes de SCM são:

    • Planejamento de demanda (previsão)
    • Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
    • Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
    • Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
    • Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
    • Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
    • Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.
  • Todas as questões estão Corretas opçao ( A )


ID
384304
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O gerenciamento de suprimentos por meio da abordagem do Supply Chain Management tem como objetivo estratégico

Alternativas
Comentários
  •            O sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos ou especificamente Supply Chain Management, pode ser estendido com conceito da integração da organização. Ou seja, é o método de tornar o canal logístico mais eficiente e competitivo, tornar o fluxo de materiais e informação entre o vendedor e o comprador.
               Tem como finalidade fazer com que as empresas agreguem valor ao cliente desde a produção até a entrega ao cliente final, nesse caso a empresa fabricante de matéria prima além de estar envolvida com seu cliente direto (fabrica), passa a se preocupar com o seu desempenho dentro da cadeia, pois em tempos passados, as relações eram binárias, ou seja, o fabricante de matéria prima enxergava somente a fabrica, a fabrica somente a logística ou distribuidor, sucessivamente até chagada ao varejista, que por sua vez teria como visão o cliente.
               A supply chain tem como os principais objetivos reduzir os custos de fornecimento, reduzir o tempo total (tempo do pedido até a entrega), aumentar margens de produtos, aumentar a produção e o retorno de investimentos.

    http://cadeiasupplychain.blogspot.com.br/
  • O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.
  • De acordo com Chiavenato no Livro Administração de Materiais, supply chain managemente (gerenciamento da cadeia de fornecedores) é a integração de fornecedores, compras e produção de maneira articulada e sincronizada.
  • Caso alguém ainda tenha dúvidas depois das explicações dos colegas... o gabarito é a Letra D.
  • Quando se fala em Supply Chain Management, sempre fazer a associação:

    CHAIN (corrente, em inglês) = UNIÃO

     

    (União de empresas – logo, uma integração EXTERNA à organização – explorando conjuntamente recursos logísticos a fim de obter vantagens mútuas). A associação pode ser entre cliente e fornecedor, clientes com clientes (em relação à entrega e/ou recebimento) ou fornecedores agregados para melhor atender o(s) cliente(s) em comum.

    A única alternativa que traz a palavra UNIÃO e o conceito de empresas distintas trabalhando em colaboração, é a "D".

    Bons estudos!


     

  • Qual o erro da A?! Por favor quem souber me responda!!
  • De acordo com os colegas acima, podemos entender que haverá uma UNIÃO(CORRENTE, CHAIN) ENTRE CLIENTES E FORNECEDORES.
    Desta forma, conclui-se que é uma interação EXTERNA.

    O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística Integrada. Enquanto a Logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração EXTERNA, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final. A gestão da cadeia como um todo pode proporcionar uma série de maneiras pelas quais é possível aumentar a produtividade e, em conseqüência, contribuir significativamente para a redução de custos, assim como identificar formas de agregar valor aos produtos. No primeiro plano estariam a redução de estoques, compras mais vantajosas, a racionalização de transportes, a eliminação de desperdícios, etc. O valor, por outro lado, seria criado mediante prazos confiáveis, atendimento no caso de emergências, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós-venda, etc.

    O objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos é a obtenção do melhor atendimento ao cliente, com o menor custo total possível. Para atingir estes objetivos, é fundamental que se melhore o desempenho interno de cada um dos processos das empresas componentes da cadeia. Mas, só esta eficiência interna não basta, é necessário que se administrem as interações entre os processos de negócio de cada um dos elementos da cadeia de valor de maneira a se obter um ótimo total e não somente a eficiência localizada.

    Para a gestão destes processos internos e destas interações entre os elementos da cadeia de suprimentos, além de esforços na utilização de diversas técnicas de gestão logística, é fundamental que se utilizem intensamente as facilidades, proporcionadas pelas tecnologias de informação, visando tomar decisões com a menor margem de riscos, operar com os maiores níveis de eficiência, e se comunicar com clientes e fornecedores da melhor maneira possível.

    Por: Vanessa Noronha

    eSPERO TER SANADO A DÚVIDA DA COLEGA ACIMA.
    gRAÇA E PAZ DE CRISTO JESUS.

  • Márcia, tive a mesma dúvida que você! Marquei alternativa A como correta...
    Após ler os ótimos comentários dos colegas, aprendi que a Supply Chain Management faz uma integração EXTERNA (junto aos fornecedores e cliente). Sendo assim, acredito que a assertiva A esteja errada porque ela define como integração interna.
  • Supply Chain Management inclui processos de negócios que vão muito além das atividades relacionadas à logística integrada, considerando tanto os trade-offs internos quantos os interorganizacionais.

    A aplicação deste conceito vai exigir um esforço rumo à integração não só de processos dentro da empresa –o que sugeriria a adoção de uma logística integrada –,mas também dos processos-chave que interligam os participantes da cadeia de suprimentos.


    Confirma-se esta proposição ao argumentar-se que as organizações estão deixando de ser sistemas relativamente fechados para transformarem-se em sistemas cada vez mais abertos.

  • O SCM ou gerenciamento da cadeia de suprimento é um conceito amplo que envolve a integração dos processos de negócios (ligando o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra) desde o usuário final até o fornecedor, de forma a agregar valor ao cliente.

    Está relacionado ao conceito de logística integrada, como o processo de planejamento, operação e controle de fluxos de informação e matéria-prima, materiais em processo e produtos acabados, desde a fonte até a entrega ao usuário final, assegurando o mínimo custo e a satisfação do cliente.

    A logística (arte de calcular) refere-se a todas as atividades de manutenção de estoques e armazenagem, processamento dos pedidos e transporte desde o ponto de aquisição até o consumo final.

    A logística tem preocupação com toda a cadeia produtiva desde a fonte até consumidor final.

    FONTE: Professoa Elisabete do CERS



     


  • Resumindo: A questão correta é a letra 'D'. Não pode ser a letra 'A' pois esta afima que a finalidade do Supply Chain Management é:

    a) promover a integração logística de toda a cadeia interna de suprimentos da organização, quando na verdade o SCM vai muito além disso pois sua finalidade é promover a integração de setores das diversas empresas que possuem interesse em comum, a fim de somar esforços e atingir os objetivos estratégicos dos diferentes colaboradores - que é sempre o lucro. Essa estória de falar que é para agregar valor ao cliente é pura balela...No fundo, tudo se resume a dinheiro...

  • Por que não pode ser a letra E?


ID
462991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de gestão de materiais e compras, julgue os itens a seguir.

Um importante conceito em gestão de materiais diz respeito à cadeia de suprimento, que consiste no conjunto de atividades que têm início na aquisição da matéria-prima e terminam com a produção e o armazenamento do bem a ser comercializado.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Cadeia de suprimento: “É o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes”. (Rockford Consulting Group – RCG, 2001)

  • A cadeia de suprimento inclui a  venda do produto para o cliente, logo é errado afirmar que ela termina com o armazenamento do bem. 
  • Eu acho que  conceito da questão se refere ao "Ciclo Total do Estoque" conforme pode ser encontrado no livro do Marco Aurélio Dias.

    "O ciclo total do estoque, que vai desde a compra da matéria-prima até a venda do produto acabado"

    Livro: Administração de Materiais - Principios, Conceitos e Gestão
    Página: 15
  • O início não é na aquisição. Em uma cadeia de suprimentos, o começo é feito ou com o pedido do cliente ou com a previsão de vendas. Vai depender do tipo do negócio.
    Como começar comprando se vc não sabe o que vai vender?
  • Para fixar

    Conceitos de Cadeia de Suprimentos:

    “Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais”. (Martin CHRISTOPHER, 2009)

    “Uma metodologia criada para alinhar todas as atividades de produção, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obtenção na redução de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final em busca de resultados superiores” (Emerson BOND, 2002)

    “Filosofia integradora para administrar o fluxo total de um canal de distribuição do fornecedor até o usuário final” (Martha C. COOPER e Lisa M. ELLRAM, 1993)

    “Um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2006)

    “O esforço de coordenação nos canais de distribuição, através da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes”. (Paulo Fernando FLEURY, 2002)

  • Cadeia de suprimentos é o fluxo de materiais, financeiros e de informações que é desenvolvido, ao longo de um processo, desde fornecedores de matérias-primas passando pelo armazenamento em depósitos intermediários (centros de distribuição), atacadistas, varejistas e finalmente, ao cliente final.
    Outra definicação é apresenta por Gonçalves (2007):
    Cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integraçao dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estoacagem, de forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na redução de custos e na alta satisfação nos níveis de serviços prestados aos clientes.

    O gerenciamento dessa cadeia de suprimentos é, também conhecida como Supply Chain Management  (SCM), traduz a preocupaçao em gerenciar os fornecedores de matérias-primas, fabricantes, atacadistas, varejistas- todos com objetivos potencialmente distintos e que podem gerar uma infinidade de conflitos. Através dessa maior integração que chega em alguns casos até mesmo à conjunção de infraestrutur, almeja-se a diminuição de níveis de estoque e a entrega just-in-time.

    Administração de recursos materiais e patrimoniais para concursos, Renato Fenili, p.168
  • Resumindo, Início da cadeia ocorre com o pedido do cliente e o final da cadeia ocorre com a entrega do pedido ao cliente. Ou melhor, com a satisfação do cliente em relação ao seu pedido.

  • o armazenamento do bem a ser comercializado não faz parte  da cadeia de suprimento.

  • Lembrando que, para Ballou (2006, p.29), "a cadeia de suprimentos se ENCERRA com O DESCARTE FINAL do produto".
  • O FINAL é com a entrega ao cliente e sua satisfação

  • A questão não é o que é SCM, a questão sobre a pergunta de gestão dos materiais e não da cadeia de suprimento.

    O que a de errado na resposta. quando diz que consiste no conjunto de atividades que têm início na aquisição da matéria-prima e terminam com a produção e o armazenamento do bem a ser comercializado., qual é o erro?

  • Tem inicio com a Especificação da matéria prima pelo setor de produçao até a Efetiva entrega do material no almoxarifado, terminando assim o Ciclo de Compras. ( Gestão ) ( Ciclo de Compras )

     

    Na verdade, a cadeia integrada de suprimentos abrange uma teoria diferenciada, pois se refere a várias empresas integradas de modo a atenderem o consumidor final, tudo feito por meio da tecnologia da informação

     

     

  • Cadeia de suprimentos: 

    União da logística com o marketing e as operações de compra. 

    Envolvem as atividades de compra, armazenamento, transformação, embalagem, transporte e todo suporte para que tudo possa acontecer.

    Atividades ligadas desde o pedido do cliente até a pré-produção e a entrega. 

  • Cadeia de suprimento abrange desde a aquisição de matéria prima até a aquisição do produto pelo cliente.
  • SUPLLY CHAIN MANAGEMENT. CONCEITO QUE VAI DESDE UMA REQUISIÇÃO DO CLIENTE ATÉ O PRÓPRIO CLIENTE, SENDO QUE AGORA ESTE RECEBE O PRODUTO FINAL.

     

    ESQUEMA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN) SIMPLIFICADO:

     

    REQUISIÇÃO/PEDIDO DE UM CLIENTE/DEMANDA DA SOCIEDADE ---> PRODUÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA (ESTÁGIO INICIAL) ---> ENTREGA DA MATÉRIA-PRIMA A UMA INDÚSTRIA ----> ENTREGA DO PRODUTO FINAL/ACABADO A UM DISTRIBUIDOR/ATACADISTA ---> ENTREGA/VENDA PARA UM VAREJISTA/LOJISTA ---> VENDA PARA O CLIENTE FINAL (QUE, POR SUA VEZ, PODE ATÉ ATUAR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO UM REVENDEDOR). É DESSE MODO ATÉ POSSÍVEL VISUALIZAR A SUPLLY CHAIN COMO UM CICLO DE SUPRIMENTOS FORMULADO NO BINÔMIO REQUISIÇÃO-RESPOSTA.

  • Outra questão que nos ajuda a fixar:

    CESPE l 2012 l PEFOCE

    Questão 804970

    O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pelas fábricas dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor por meio do varejista constitui uma cadeia de suprimento.

    CERTO

    Portanto, termina com a entrega ao consumidor.

  • GAB.OFICIAL:ERRADO


ID
547567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O conceito de colaboração nunca foi tão importante para as empresas como nos dias atuais, especialmente quando aplicado à Gestão da Cadeia de Suprimentos. Os conceitos e implicações da colaboração e do uso crescente de tecnologia da informação nos processos de Supply Chain Management envolvem o conhecimento de que

Alternativas
Comentários
  • Web-centrada, a combinação entre a internet e a supply chain, resultando na criação do e-business ou negócio eletrônico.

  • GABARITO E: o supply d/ain management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos en<
    tT1
    volve fornecedores, produtor, distribuidores e clientes em um processo inte

    grado em que compartilham e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo.l Sem dúvida, esse compartilhamento é muito mais dinâmico do que na tradicional e conflitante entre comprador e vendedor.
    A diferença entre a nova e a velha abordagem é que no passado cada parte apenas focava exclusivamente o seu cliente direto e imediato:
    1.
    O fornecedor só focava a fabrica que utilizaria sua matéria-prima.
    2.
    A fábrica produzia o produto acabado somente focando sua expedição ou o distribuidor de seus produtos.
    3.
    O distribuidor ou atacadista só focava o varejista para quem vendia seus estoques.
    4.
    O vare~jista só focava o cliente que lhe comprava o produto.
    Cada parte somente focava a parte que se seguia imediatamente no processo. A era apenas linear. As relações entre os atores eram bináou
    entre duas empresas. Nada mais do que isso. Ninguém se preocupava
    ao longo do processo em como sua atuação iria impactar as outras
    partes e, o cliente final. O SCM pennite visualizar todo
    o processo de continuada de valor desde a chegada da Ul,",'-'UdCaté a entrega do produto acabado ao cliente final de maneira e sistêmica. Esse é o ciclo integral que vai da matéria-prima entregue pelo fornecedor até a do produto acabado ao consumidor final. Existem no mercado muitos softwares sofisticados de ERP envolvendo o SCM.

     

    CHIAVENATO (2010)

  • Efeito chicote promove fortes oscilações na demanda inicial (à montante) devido a pequenas oscilações no final da cadeia (jusante/ cliente).
  • O ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser resumidamente descrito como uma plataforma centralizadora de processos e informações de uma empresa. Seu objetivo principal é otimizar a execução dos processos empresariais, enquanto mantém todas as informações relevantes centralizadas em um único lugar.

    Independente do segmento do negócio, o ERP consegue contemplar os processos referentes às principais demandas do cotidiano: compras, recebimentos, vendas, contas a pagar e receber, contabilidade, logística, gestão de estoque etc., ou seja, todos os processos são atendidos.


ID
548053
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que transitam pela cadeia logística das empresas. Sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • O conceito (Supply Chain Management) integra fornecedores. produtores, distribuidores e clientes. A gestão correta de·ssa cadeia pennite agregar mais valor ao cliente. por meio, principalmente, do fluxo das informações de necessidades.

    As empresas, que enxergavam somente o próximo cliente na cadeia, hoje enxergam a integração de todos os envolvidos na cadeia de fornecimento. Essa evolução deu-se de forma gradual no decorrer das últimas décadas. Uma das principais diferenças. que refletem em cu ~to, é a drástica redução dos estoques em toda a cadeia de suprimento, chegando hoje a um conceito sem estoques. A gestão da cadeia sob o conceito mais atual elimina o efeiLo chicote, em que pequenas variações na demanda resultam em grandes variações no ilúcio da cadeia.

    A Internet tem grande importância na gestão da cadeia, principalmente por fornecer e distribuir informações velozmente. Os sistemas de ERP são integrados com os sistemas de gestão da supply chain, tendo funções específicas. como executar pedidos de clientes e rastreamento desses pedidos. Isso permite uma grande agilidade, porém, depende de grandes investimentos em informática


    Fonte: Administração de Produção — Petronio G. Martins, p. 207

    Gabarito B.

  • a terceirização logística geralmente causa redução dos custos logísticos por descentralizar os serviços a operadores especializados e evitar gastos adicionais com transporte, armazenagem...

ID
672370
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado
)


Assinale a alternativa que apresenta duas atividades que compõem a gestão da cadeia de suprimentos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A
    Em termos simples, a gestão da cadeia de suprimentos envolve a coordenação de todas as atividades
    ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção até a entrega.

  • Devido  às  similaridades  nas  atividades  entre  os  dois  canais,  o  suprimento  físico (normalmente  chamado  administração  de  materiais)  e  a  distribuição  física  compreendem  atividades  que  estão  integradas  na  logística empresarial.  O  gerenciamento  da  logística  empresarial  é  também  popularmente  chamado  de  gerenciamento  da  cadeia  de  suprimentos (BALLOU, 2001). Cadeia produtiva é o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto (inclui matérias-primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização (BRASIL, 2000).

  • O canal de suprimento físico refere-se ao hiato de tempo e espaço entre as fontes de material imediato de uma empresa e seus pontos de processamento. Da mesma maneira, o canal de distribuição física refere-se ao hiato de tempo e espaço entre os pontos de processamento da empresa e seus clientes. 

    Devido às similaridades nas atividades entre os dois canais, o suprimento físico (normalmente chamado administração de materiais) e a distribuição física compreendem atividades que estão integradas na logística empresarial. O gerenciamento da logística empresarial é também popularmente chamado de gerenciamento da cadeia de suprimentos (BALLOU, 2001). 

    Cadeia produtiva é o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto (inclui matérias-primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização (BRASIL, 2000). 

    O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência.


    Fonte: http://blogdowendellleo.blogspot.com.br/2012/02/tse-2012-tecnico-administrativo.html

  • Nossa assim como os outros dela, que comentário horrível da professora karen, ela não cita as outras atividades, um autor, um livro se quer, que horror.


ID
736165
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com o histórico da evolução do conceito e da aplicação do pensamento logístico, a partir dos anos 80, atinge-se a era do Supply Chain que passa a tratar a logística como um(a):

Alternativas
Comentários
  • Supply Chain

     

    A tradução literal de Supply Chain para o português é Cadeia de Suprimentos, que resume bem o conceito, aplicado na área de logística das empresas. Supply Chain, portanto, consiste em todo o processo logístico de um produto ou serviço, desde a sua fabricação até a sua entrega ao consumidor final.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: https://blog.sage.com.br/dicionario-administracao-negocios/supply-chain/


ID
736204
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

( ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

( ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

( ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

    ( F ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

    Conforme definido por Ballou, a logística de distribuição é “um ramo da logística empresarial que está relacionada a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa”.

    ( V ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

    ( F ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

    De acordo com Ballou (2006) o custo logístico compreende os custos de: armazenagem, administração, manutenção de estoques e realização de pedidos, todos estes contabilizados no produto e incorporados ao seu valor.


ID
788188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A redução de estoques em cada elo de uma cadeia de suprimentos é o objetivo de todas as empresas que compõem essa cadeia. Tal redução pode ser alcançada através da adoção de diferentes políticas e/ou práticas.

Ao se considerarem apenas os elos a jusante da empresa focal, a política/prática com menor impacto na redução do inventário a jusante na cadeia é a de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C (descrição dada pelo colega anteriormente)

    Para complemento:

    Vendor Managed Inventory
     (VMI), em português Stock Gerido pelo Fornecedor, é um sistema em que o fornecedor se responsabiliza pela gestão dos níveis de stock nos clientes. O fornecedor tem acesso aos dados relativos ao stock (vendas) do cliente e assume, ele próprio, as decisões sobre os reabastecimentos. O VMI integra-se na cadeia de abastecimento como forma de estabelecer uma real colaboração e partilha de informação entre o fornecedor e o cliente e com isso, não só permite reduzir o nível de stock ao longo da cadeia como proporciona uma redução de custos (Mishra et al., 2004, p. 445).

    Num sistema de Vendor Managed Inventory, o fornecedor toma as decisões sobre o nível de stocks mais indicado para cada um dos produtos, respeitando ne entanto os limites previamente estabelecidos, assim como as políticas de stocksapropriadas para manter estes níveis. Inicialmente, as sugestões apresentadas pelo fornecedor deverão ser ser analisadas e aprovadas pelo retalhista, mas no entanto um dos objectivos do VMI é o de eliminar falhas nos pedidos específicos do retalhista (Simchi-Levi et al., 2003, p. 154).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/VMI

  • Resposta Eficiente ao Consumidor ou em inglês Efficient Consumer Response (ECR), consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1). Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afecta toda a cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo (ECR, 2002).

    O ECR tem como objectivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em stocks adequados (Efficient consumer response, 2005).
     

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Resposta_eficiente_ao_consumidor

  • POSTERGAÇÃO

    A estratégia de “postponement” coloca maior ênfase na flexibilidade para atender às exigências do cliente , cumprindo o prazo prometido, reduzindo o custo de estoque e armazenagem e economizando nos gastos logísticos.
    A Postergação é um conceito operacional que consiste em retardar a configuração final de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos. Existem dois tipos de postergação: a Postergação da produção ou de forma, e a Postergação de logística ou do tempo.
    Postergação de Produção:
    Meta: Manter os produtos em um estado neutro ou descompromissado durante o maior tempo possível.
    Aplicação ideal: Fabricar um produto básico ou padrão em quantidades suficientes para realizar economias de escala e adiar o acabamento de aspectos específicos, até o recebimento dos pedidos dos clientes.

    Vantagens
    - Espera maior capacidade de resposta sem sacrificar a eficiência;
    - Flexibilidade para atender o cliente;
    - Atender somente após o compromisso de compra;
    - Uso da tecnologia para ficar livre da dependência das previsões de venda
    - Diminuir o número de produtos personalizados acabados;
    - Instalações logísticas (acabamento de produto);
    Desvantagens
    - Perda da economia de escala. Seria uma vantagem se a diferença entre a perda dela e o ganho com a racionalização de despesas fosse pequena;
     
    - Tecnologia inadequada pode gerar problemas com o produto final na fabricação ou entrega na data.

    Postergação de Logística:
    Meta: Manter um estoque antecipado da linha completa em apenas um ou alguns locais estratégicos.
    O destino final do estoque é postergado até o recebimento dos pedidos dos clientes uma vez iniciado o processo logístico, todos os esforços são feitos para mover produtos diretamente para os clientes o mais rapidamente possível.
    Vantagens
    - Melhor desempenho logístico reduz dependência de estoque de segurança;
    - Valor do tempo / encurtar o processo acelera a rotação do estoque;
    - Melhores previsões devido à redução de incertezas;
    - Desconto e ganho com aplicação de recurso / estoque grátis;
    - Desempenho em “tempo hábil” e “redução de custos”: postergação e consolidação;
    Desvantagens
    - Necessidade de alta tecnologia.


    Fonte: http://pt.shvoong.com/business-management/1931527-estrat%C3%A9gia-posterga%C3%A7%C3%A3o/#ixzz2PL2fk1XI
  • Ninguém disse por que a resposta C é a correta...

  • Olá,

    Eu compreendo as opções 'a'; 'b'; 'd' e 'e', mas, alguém pode explicar a 'c'?

    Como assim "compartilhamento de componentes"?

    Desde já, obrigado.

  • Das opções listadas, a que tem o menor impacto na redução de estoques é a opção "C", ou seja, o compartilhamento de componentes. Esse compartilhamento é usado para permitir economias de escopo, na medida em que o mesmo componente é utilizado em diversos produtos. Todas as outras opções têm impacto na redução de estoques, como podemos observar nas descrições levantadas pela colega Alessandra. 


    "O aumento da variedade de produtos ao longo da cadeia de abstecimento contribui para o aumento dos custos e inventário da empresa. Uma estratégia que a empresa já vem adotando para mitigar esse problema é o compartilhamento de componentes (Component sharing) que é uma estratégia baseada no produto tendo famílias de produtos ou produtos semelhantes com componentes similares. A proposta de compartilhar componentes está ligada principalmente a custos, qualidade e à estrutura organizacional. Este compartilhamento reduz o investimento no desenvolvimento de um novo produto e o desempenho e a qualidade dos componentes tendem a serem maiores do que quando são projetados para um único propósito. Esta estratégia tende a reduzir custos, pois o componente que é compartilhado terá seu volume de produção superior a um componente que é projetado especificamente para um modelo específico de coletor de lixo. Através disto, haverá um processo de economia de escala que reduz o custo unitário de produção". 

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg7/anais/T11_0379_1605.pdf

  • (C) compartilhamento de componentes – esta é a nossa resposta. O compartilhamento de componentes apenas gera vantagem competitiva para os elos da cadeia produtiva e é uma das vantagens da estratégia do Supply Chain Management não impactando no aumento ou diminuição no inventário de uma empresa da cadeia.



    FONTE: ADMCOMENTADA

  • Administração de Materiais = Atividade à montante (para trás, fornecedores);

    Distribuição de materiais = Atividade a jusante (para frente, para clientes);

    A única opção que remete mais a atividades à montante é a Letra C, sendo portanto a alternativa com menor impacto para redução de inventário a jusante.

    Pensamento simples para a questão, complementando as explicações anteriores dos colegas.

  • Por que a letra "C) compartilhamento de componentes" não reduz estoques?

    Compartilhamento de componentes é o objetivo da padronização / modularização. O objetivo da padronização é melhorar a lucratividade reduzindo a variedade dos itens em estoque. Não reduz propriamente o volume, mas sim a variedade do estoque. A padronização de componentes pode simplificar as tarefas de compras, manufatura e manutenção. Modularização: os produtos compartilham componentes, ou seja, são formados por meio da montagem de partes padronizadas. Isto possibilita o fornecimento de produtos customizados sem perda dos benefícios da economia de escala.


ID
803299
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de proposição verdadeira e a letra “F” quando se tratar de proposição falsa. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência correta.


( ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível.


( ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento.


( ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço.


( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível. 
    A logística integrada facilita uma visão geral e completa do todo, otimizando processos de melhoria contínua. Assim possibilitando diminuir processos e atrasos desnecessários, reduzindo custos.


    F ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento. 
    Assertiva confusa, talvez o correto estaria em dizer: "Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o consumidor pela pontualidade na entrega.Lembrando dos cinco objetivos de desempenho: preço, qualidade, confiabilidade, rapidez e flexibilidade.

    ( V ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço. 
    A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. Desde a matéria-prima, conjuntos semi-elaborados, até chegar ao cliente final.

    ( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível. 
    Como já dito anteriormente no ítem I, a logistica integrada busca a redução de custos.

  • Acredito que a banca esteja errada ao considerar a terceira alternativa como verdadeira, uma vez que a expedição é etapa já da distribuição. Como a assertiva dá a entender que a cadeia logísitca é apenas as sequências desde a expedição até a entrega, ela estaria errada, pois deve iniciar desde a matéria-prima. 

  • Expedição é uma das fases de Distribuição (Recebimento, Armazenagem e Expedição – RAE). Na verdade, as etapas da Cadeia Logística são: Fornecedor – Produção – Distribuição – Consumidor. Portanto, a alternativa correta seria a letra D.


ID
803317
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A fase de evolução da logística caracterizada pela integração dinâmica e flexível entre os agentes da cadeia de suprimento, na forma duas a duas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Novaes (Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas) existem 4 fases importantes na evolução da logística.

    1º fase - Atuação Segmentada

    Origem na segunda guerra mundial, não havia sofisticados sistemas de comunicação e informática, o estoque era elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (eram geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa.

    2º fase - Atuação Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.

    Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

    3º fase - Integração Flexível

    Início nos anos 80, com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente.

    Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.


    Busca da diferenciação - integração de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a competitividade. Surgimento de empresas virtuais, utilização da internet e TI. SCM (Supply Chain Management)


    Fonte:

    http://logisticaparatodos-com-b.webnode.com.br/news/as-quatro-fases-da-logistica/

    Novaes - Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas


  • Gab.: D

     

    Supply chain ou cadeia de suprimentos ou cadeia logística consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

     

    Integração Segmentada

    O estoque é o elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa

     

    Integração Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto. Fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

     

     Integração Flexivel

    Início com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente. Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.

     


ID
831985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia de suprimentos possibilita que se avaliem pontos fortes e fracos da cadeia de fornecimento de uma organização. Atualmente, existem sistemas informatizados que auxiliam a gestão da cadeia de suprimentos.

Entre os resultados obtidos pelo corpo executivo de uma organização que implementa um sistema dessa natureza, NÃO consta o(a)

Alternativas
Comentários
  • Incrível! Se temos todas as maravilhas das opções A,B,C e D, somando tudo não redunda na opção E?
  •  

    e) AUMENTO dos diferenciais em relação à concorrência

  • É necessário que se tenha diferenciais em relação a concorrência, ou seja, aspectos positivos que agreguem valor como diferencial competitivo.

    Acho que é isso!


ID
832003
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A cadeia de suprimentos é hoje uma poderosa ferramenta para a gestão organizacional. Ela visa a simplificar o complexo processo de realizar negócios e de obter maior eficiência.

A função principal da gestão da cadeia de suprimentos é de

Alternativas
Comentários
  • e)

     De acordo com Christopher (2009), a logística aliada ao conceito de cadeia desuprimentos tem a finalidade de planejar e coordenar o fluxo de materiais entre fornecedor ecliente como um sistema integrado. Esta abordagem, possui o objetivo de ligar o mercado, arede de distribuição, o processo de fabricação e a atividade de aquisição, de modo que osclientes tenham um serviço de alta qualidade a baixo custo.Uma prestadora de serviços logísticos de derivados de petróleo não foge a regra. Asatividades realizadas por este tipo de organização são complexas e diversificadas. Cita-secomo exemplo, as operações efetuadas em plataformas em alto mar que abrangem:movimentação de materiais, equipamentos e pessoas para realização das atividades. Por isso,os processos apresentam altos custos tanto na aquisição, como na estocagem e distribuiçãodos produtos. 

  • Letra e.

    Definição perfeita para gestão da cadeia de suprimento: ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra, de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total.


ID
846994
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma cadeia de suprimento típica é formada por:

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa : B

    Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) - Supply Chain Management


    Conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto até a comercialização, ou seja, começa antes de qualquer coisa.
    Uma relação econômica onde uma precisa do outro para manter a cadeia.

    Fonte:   Prof. Wendell Léo Castellano
     
  • Em uma típica Cadeia de Suprimentos, as coisas acontecem da seguinte forma: matérias-primas são compradas --> produtos são manufaturados em uma ou mais fábricas --> transportados para depósitos para fins de armazenamento temporário --> então, transportados para varejistas e clientes.

  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management)

    A cadeia de suprimentos é o conjunto de organizações encadeadas que agregam valor a um produto, desde o primeiro fornecedor, até o último cliente. Ela é formada pela organização, seus fornecedores, os fornecedores dos seus fornecedores, seus clientes, e os clientes dos seus clientes.

    A gestão da cadeia de suprimentos está ligada a diversos fatores, sempre tendo em mente a importância de que os diferentes elos da cadeia de suprimentos estejam mais integrados, voltados para o consumidor final e buscando melhorias conjuntas nas suas operações.

    Para isso, é importantíssimo que sejam compartilhadas informações em geral, de modo a melhorar o controle sobre o funcionamento da própria cadeia, evitando retrabalhos, redundâncias e custos desnecessários.

    Fluxos principais da cadeia de suprimentos:

    1. Fluxo de informações: número de compras, volume de compras, principais clientes, tendência futura, etc.
    2. Fluxo de materiais: trata-se da disponibilização de materiais para os seus clientes, lembre-se que existem devoluções, trocas, retornos, etc.
    3. Fluxo financeiro: trata-se de fluxo de recursos financeiros que tipicamente se origina no consumidor final de um produto e vai até os fornecedores originais, subindo ao longo da cadeia de suprimentos.


ID
846997
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem atraído a atenção das empresas que procuram investir cada vez mais na implantação desse conceito, na busca por vantagem competitiva. Dentre as alternativas seguintes, aquela que não corresponde a uma característica dessa forma de gerenciamento é:

Alternativas
Comentários
  • O termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que passam por essa cadeia.

    Para alcançar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa deve, NECESSARIAMENTE, colaborar com fornecedores e cliente, compartilhando informações sobre demanda e estoques de seus produtos, componentes e matérias-primas.

  • Definição de cadeia de suprimentos.

    https://www.youtube.com/watch?v=ldt_X3B3B4E

  • A gestão da cadeia de suprimentos está ligada a diversos fatores, sempre tendo em mente a importância de que os diferentes elos da cadeia de suprimentos estejam mais integrados, voltados para o consumidor final e buscando melhorias conjuntas nas suas operações. Para isso, é importantíssimo que sejam compartilhadas informações em geral, de modo a melhorar o controle sobre o funcionamento da própria cadeia, evitando retrabalhos, redundâncias e custos desnecessários. Deste modo, percebe-se que a única alternativa incorreta é a letra C.

     

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos.


ID
890467
Banca
ESPP
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

___________________ é a integração dos processos do negócio, desde os fornecedores até o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • Letra "B"
    O Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP, 2004) definiu o gerenciamento da cadeia de suprimentos da seguinte forma:

    "O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos abrange o planejamento e gestão de todas as atividades envolvidas na busca de fontes e compras, além de todas as atividades de Gestão Logística. Importante também é que inclui a coordenação e colaboração com os parceiros no canal, que podem ser fornecedores, intermediários, fornecedores de terceiros e clientes. Em essência, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos integra a gestão de suprimentos e da demanda dentro e entre empresas".

  • Veja a página 15 do link para ver mais detalhes > http://xa.yimg.com/kq/groups/21692516/661047107/name/Apostil
  • Alguem pode me explicar por que a letra a está incorreta?
  • Justificativa da A estar errada: Administração de Material: Voltada para planejamento, coordenação, direção e controle das atividades ligadas aos materiais para formar os estoques.
  • Letra B - Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos.

    " É o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria-prima, produção, até a distribuição dos bens para os clientes." (Rockford Consulting Group - RCG, 2001)

    Vamo que Vamo!!
  • Gestão da cadeia de suprimentos (em inglês) Supply chain management (SCM) é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais (Harland, 1996).2 Gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).

  • A diferença entre um e outro é muito peculiar:

     a) Administração de Materiais - estão inclusos a gestão de estoque e compras

    b) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - estão inclusos, adm de materiais, gestão de estoque e compras.

    c) Gestão do Estoque - função de controle geralmente destinada ao PCP

    d) Compras - responsável pela análise de cenários, negociação e controle da logística de entrega.


    A diferença entre Administração de Materiais e o Supply Chain Management é que nesse último, Segundo GONÇALVES (1948:352):“Uma cadeia de suprimentos consiste em fornecedores, centros de produção de bens, almoxarifados, centros de distribuição e comércio varejista, na qual temos um fluxo de materiais que começa com a matéria prima, passa por produtos em processos e acaba co produtos acabados que fluem ao longo dos diversos pontos da cadeia e, finalmente, são enviados aos varejistas ou clientes”.Já a Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
  • Sem Duvidas letra B


ID
898588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Numa segunda-feira do início do mês, o gerente da empresa Comida Esnobe recebeu uma denúncia, através da mídia nacional, de que seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor, eram feitos com adição de hidróxido de amônio, produto perigoso para a saúde das crianças. Uma nutricionista comentou também, em rede nacional, que os hambúrgueres vendidos estavam sendo feitos com carne mais barata, cujo sabor estava sendo modificado com amônio, questionando a empresa Comida Esnobe: “Por que um ser humano sensato compraria o hambúrguer para suas crianças?” O gerente da empresa desconhecia a existência do componente na receita.

Com relação a esse episódio, identifica-se a

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra E, falha no Supply Chain Management, mais conhecido como Gestão da Cadeia Logística:

    A gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos (Brasil), pipeline logístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganho bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.

    A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objectivo de acrescentar valor para o cliente.
    Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interacções entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.

    Assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correcto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema.

    A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_cadeia_log%C3%ADstica

  • Comida Esnobe ?!
  • De acordo com Ballou, o produto é o foco central no projeto logístico, porque é ele o objeto do fluxo da cadeia de suprimentos, e, em sua forma econômica, o gerador de receitas da empresa. Portanto, como o gerente da empresa não havia avaliado a qualidade do produto adquirido do seu fornecedor, houve uma falha na gestão da cadeia logística, que compreende além dos prazos e valores estabelecidos, a qualidade do produto.
    e) falha no supply chain management
  • Não encontrei nada relacionando supply chain management com a qualidade do produto oferecido.


    Somente relativo a quantidades, distribuição e armazenamento.


    Alguém pode acrescentar?

  • A questão não fala necessariamente de qualidade do produto, mas de problema com o fornecedor. " seus hambúrgueres, vindos de um determinado fornecedor...". Ou seja, ele tinha que observar a sua cadeia de suprimento já que o hambúrguer vinha já pronto do fornecedor. e) falha na cadeia de suprimentos ou supply chain management.

  • O que houve na situação hipotética da questão foi uma evidente falta de comunicação entre fornecedor e cliente que não sabia da existência do componente em seu próprio produto ao ser perguntado; vamos às alternativas:

    (A) Necessidade de aumento de acurácia nos estoques do fornecedor – sabemos que em uma empresa que trabalha com armazenagem de produtos, em geral, há o controle de estoques por sistemas de informação. A acurácia nos estoques é verificada quando os estoques que estão registrados no sistema traduzem a real situação do estoque físico armazenado. Portanto, um aumento da acurácia nos estoques do fornecedor resultaria apenas numa maior confiabilidade das mercadorias registradas com as físicas estocadas o que não resolve nossa questão.

    (B) Falta do controle do leaseback – Leaseback é uma espécie de arrendamento mercantil onde uma empresa, proprietária de um imóvel que utiliza como fábrica ou sede, o vende para uma instituição financeira ou um fundo de pensão ou uma empresa de arrendamento mercantil que passa a alugar o imóvel adquirido a mesma empresa que o vendeu. É uma maneira das empresas que detém elevados investimentos em imóveis conseguirem aumentar seu capital de giro. Podemos observar que o aumento do controle deste tipo de operação ou estratégia também não condiz com o problema da questão.


  • Continuando...

    C) inadequação da refrigeração no centro de distribuição – essa alternativa não possui nenhum vínculo com a questão já que não foi mencionado nenhuma condição de uma possível refrigeração para que o problema da composição da carne fosse resolvido ou que fosse essa deficiência do fornecedor para a geração do problema, portanto errada.

    (D) redução no custo de oportunidade dos estoques reguladores – os custos de manter estoque correspondem a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por determinado período de tempo. Dentre os tipos de custos inclusos nos custos de armazenagem podem estar o custo de seguro, deterioração, obsolescência e o custo de oportunidade. O custo de oportunidade significa o custo da alternativa de investimento não escolhida, isto é, a partir da definição da alternativa de investimento tem-se o custo de oportunidade das alternativas deixadas de lado. Todo os proventos que poderiam ser adquiridos por cada alternativa renunciada de investimento são calculados como custo de oportunidade.
    Estoques reguladores são normalmente utilizados em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades.
    Assim, a diminuição do custo de oportunidade dos estoques reguladores seria a desvalorização de um possível investimento na utilização de estoques reguladores de uma empresa, mas isto não foi tratado na questão que não mencionou relacionamento de distribuição de estoque entre unidades filiais do cliente e fornecedor, portanto alternativa errada.

    (E) falha no supply chain management – Sabemos que a Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou Supply Chain Management, é a estratégia de integração entre players  do mercado que firmam parcerias entre si a fim de obter vantagem competitiva. Para isto,  é essencial o constante aperfeiçoamento do fluxo de materiais e troca de informações que vão sendo aprimorados à medida que experiências, recursos ou até tecnologias vão sendo compartilhadas, sendo assim a comunicação um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Verificamos aqui nossa alternativa correta.

    RESPOSTA LETRA E

    Fonte: http://admcomentada.com.br/producao/59-cesgranrio-petrobras-administrador2012/

  • Cadeia de suprimentos (Supply Chain Management): É o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na redução de custos e na alta satisfação nos níveis de serviços prestados aos clientes. Gonçalves 2007

    Fonte: Renato Fenili, Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais para Concursos, 2ª edição


ID
947785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens de 35 a 40, acerca de suprimento de materiais.

Uma empresa que atua como intermediário comerciante, vendendo suprimentos ao consumidor final é caracterizada como atacadista.

Alternativas
Comentários
  • Atacadista empresa que vende a mercadoria para ser comercializada posteriormente por outra.
    Varejista empresa que vende a mercadoria para consumidor final.

    http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/26799/definicao-de-atacadista-e-varejista/
  • Gabarito da banca: ERRADO. NÃO CABE RECURSO. ERRADO. Venda direta ao consumidor final é caracterizado como Varejista.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  •    
    Comércio atacadista  é aquele destinado à comercialização de grandes quantidades de determinado produto, ou de produtos de emprego similar, sendo o intermediário entre fabricantes e varejistas, comprando e vendendo de diversos fornecedores, inclusive empresas concorrentes. A Divisão Estatística das Nações Unidas possui uma definição para a atividade do atacadista, que assim se apresenta: revenda (venda sem qualquer modificação) de bens novos e usados para comerciantes, destinado a usuários nos setores industrial, comercial, institucional ou profissional ou a outros atacadistas ou agindo ainda como um agente ou corretor na compra ou venda de mercadorias para determinadas pessoas ou empresas. Os atacadistas frequentemente embalam, separam, e classificam fisicamente as mercadorias em lotes, loteando, embalando e distribuindo em lotes menores. Oferecem costumeiramente preços mais baratos por se tratarem de um elo da cadeia do comércio, fornecendo produtos para os comerciantes.
  • GABARITO: ERRADO

    Vejamos os conceitos:

    Varejistas: Intermediário comerciante que vende seus produtos principalmente ao consumidor final. É o mercadinho da esquina que vende um monte de coisas para você, mero mortal, que só está interessado em algumas poucas unidades de vários itens. Mas, daqui pra frente, entenda que varejo não tem a ver com quantidade, e sim, com atividades de venda ao consumidor final.

    Atacadistas: Intermediário comerciante também. Só que ele não está interessado na venda direta ao consumidor final, e sim, na venda a varejistas e outros comerciantes. Este sujeito é aquele que outrora chamávamos de fornecedor nas ocasiões em que negocia produtos semiacabados, ferramentas e maquinários.
  • Um Macetezinho que me ajuda muito a lembrar a diferença entre atacadista e varejista:

    Qnd penso em varejista lembro de FARELO ( na minha terra, Ceará, isso que dizer pequena qntdade).

    Logo Atacadista seria o que vende em grande quantidade. 

    É importante destacar tbm, assim como os demais colegas estão fazendo, que esses dois termos não estão necessariamente atrelado a venda de grande ou pequena quantidade mas sim quem é o COBRADOR, se falamos que o cobrador é o Seu JOSÉ da DONA MARIA, via de regra esse cara é o varejista, por outro lado, se dizemos que o COBRADOR É O Mercadinho do SEU JOSÉ da DONA MARIA, via de regra estamos falando de um atacadista.


    abs e sucesso!

  • DISTRIBUIÇÃO

     

    >DIRETA: Negocia diretamente com o comprador

    >INDIRETA: Através de intermediários

     

    >>INTERMEDIÁRIO AGENTE: Não adquire o produto

    >>INTERMEDIÁRIO COMERCIANTE: Adquire o produto

     

    >>>VAREJISTA: Vende pro consumidor final

    >>>ATACADISTA: Vende pra outros varejistas

  • Uma empresa que atua como intermediário comerciante, vendendo suprimentos ao consumidor final é caracterizada como varejista.

  • Intermediário agente: é aquele que negocia compras e/ou vendas de mercadorias, mas sem adquirir a propriedade delas. Sua remuneração é feita por comissões ou por taxas preestabelecidas com o produtor. Quase sempre, é um agente terceirizado, como o corretor de imóveis e de seguros, o agente de fabricante ou o agente vendedor ou representante, que é remunerado pelo produtor, etc.



    Intermediário comerciante: é aquele que adquire a propriedade das mercadorias, as armazena e vende. Compra e adquire a propriedade dos produtos com quem negocia e assume todos os riscos dos negócios. É o caso dos atacadistas e varejistas, que são os principais intermediários.


    • Varejista: é o intermediário comerciante ou estabelecimento comercial que vende principalmente para o consumidor final.


    • Atacadista: é o intermediário comerciante que vende para varejistas e outros comerciantes, consumidores industriais e comerciais. ( O atacadista "ataca" geral )

  • Comércio atacadista é aquele destinado à comercialização de grandes quantidades de determinado produto, ou de produtos de emprego similar, sendo o intermediário entre fabricantes e varejistas, comprando e vendendo de diversos fornecedores, inclusive empresas concorrentes.

    Varejo, comércio varejista, vendas para o consumidor final são expressões equivalentes para se referir a setores do comércio que tem por objetivo vender diretamente para os consumidores finais.

  • ERRADO

    MEU DEUS A GALERA ESCREVE UM TEXTO,MAS NÃO ESCREVE O GABARITO.

  • a principal diferença entre varejo e atacado é que, na primeira modalidade, você pode adquirir produtos apenas em pequenas quantidades, para o consumo diário, semanal ou mensal. Já os comércios atacadistas possuem estoque vasto, que disponibiliza várias unidades para cada cliente.

    GABARITO; ERRADO.

  • Como aqui tem "Atakarejo" pra mim Atacado e Varejo é sempre a mesma coisa. Pra prova vou gravar:

    Atacado = Armazém enorme. (vende pra revender)

    Varejo = Vendinha do seu Zé. (vende pro consumidor final)

    Gabarito: Errado


ID
968176
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management, como ele é mais conhecido, revolucionou comple­tamente não somente a forma de comprar como também a produção e distribuição de bens e serviços. Assinale a opção que NÃO apresenta um objetivo do gerente da supply chain.



Alternativas
Comentários
  • Questão  retirada do livro "Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais" de Petrônia Garcia Martins e Paulo Renato Campos (2ª edição) pg.378

    "O objetivo do gerente da supply chaint (SC) é:
    a)satisfazer rapidamente o cliente, criando um diferencial com a concorrência
    b)minimizar os  custos financeiros, pelo uso de menos capital de giro, e os custos operacionais, diminuindo desperdícios e evitando ao máximo atividades que não agregam valor ao produto, tais como esperar, armazenamentos, transportes e controles"

  • e) Criar controles de modo a agregar maior valor ao pro­ duto


ID
1094368
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A economia obtida pela diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores refere-se ao princípio fundamental do gerenciamento de transporte, denominado economia:

Alternativas
Comentários
  • Os dois princípios que fundamentam as operações e o gerenciamento de transporte são:

    1) Economia de Escala - é obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso. A economia de escala de transporte funciona assim: despesas fixas de movimentação de uma carga podem ser diluídas por maior peso ou quantidade de unidades, portanto um menor custo por tonelada ou por unidade transportada.

    2) Economia de Distância - age de forma a diminuir o custo de transporte por unidade de distância, esse tipo é semelhante ao de escala. Por exemplo, uma viajem de 600 quilômetros terá um custo menor que duas viajem com o mesmo peso de 300 quilômetros (CHOPRA E MEINDL, 2003).


    Portanto, alternativa "C".

  • As economias de escala representam ganhos, em termos de custos de produção, que as organizações obtêm com o aumento da sua dimensão e da quantidade produzida. Estes ganhos ocorrem devido à existência de custos fixos na produção. Aumentando o nível de produção, esses custos fixos diluem-se por um número maior de unidades produzidas fazendo assim baixar o custo médio de produção. 


    Um exemplo de Economia de Escala é a produção de Petróleo em bacias do pré-sal. Para realizar a produção, envolve um alto custo fixo. A demanda do mercado precisa corresponder a uma determinada perspectiva para fazer valer os investimentos para a produção. Quanto maior a produção do Petróleo, menor será o custo fixo por barril, diluído no preço final dos custos totais.


ID
1223581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A colaboração dentro da cadeia de suprimentos ocorre quando duas ou mais empresas dividem a responsabilidade de trocar informações sobre o planejamento, a gestão, a execução e a medição de desempenho.

A decisão operacional que estabelece parcerias para que parte dos produtos e dos serviços utilizados em uma empresa seja fornecida por outra empresa externa, de forma colaborativa e independente, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Outsourcing

    Quando uma organização transmite seus processos internos (atividades como limpeza, guarda e vigilância, refeitórios, etc..) para uma outra organização que faça essas atividades com mais eficiência e por um custo menor acontece o outsourcing ou terceirização (é interessante frisar que são atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa).

    A tendência é diminuir a estrutura organizacional e dar mais agilidade e elasticidade a organização. As empresas responsáveis pelo outsourcing substituirão os departamentos organizacionais tradicionais (exemplo: contabilidade, advocacia, etc...).

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/downsizing-e-outsourcing-duas-ferramentas-que-se-completam/67934/

  • Outsourcing = Terceirização

  • Alguém poderia me explicar o que é workplace  ? Não estou conseguindo uma resposta na internet sobre esse assunto.

    Obrigada!


  • O WORKPLACE ou local de trabalho é o local físico onde alguém trabalha. Como um lugar pode variar de um escritório em casa para um grande edifício de escritório ou fábrica . O local de trabalho, assim como a  casa , podem ser espaços sociais muito importantes, constituindo "um conceito central para várias entidades: podem ser o seu trabalho ou de sua família, a organização empregadora, os clientes da organização, e da sociedade como um todo". [1] O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação levaram ao desenvolvimento do espaço de trabalho virtual , um local de trabalho que não está localizado em qualquer um espaço físico.

  • Postmonement ou Postergação refere-se a um conceito em que as atividades na cadeia de suprimentos são adiadas até que uma demanda seja posta. 1 2

    É uma tentativa de fazer duas coisas:

    Reduzir incertezas e custos

    Satisfazer clientes

    Alguns pesquisadores sugerem que a postergação tem o potencial para melhorar respostas, reduzindo ao mesmo tempo o inventário, transporte, armazenamento e obsolescência dos custos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Posterga%C3%A7%C3%A3o

  • outsourcing = terceirização

  • workplace é ambiente de trabalho

  • A título de complementação:

    Outsourcing faz parte da estratégia de HORIZONTALIZAÇÃO adotada pela empresa, que consiste na compra de terceiros o MÁXIMO possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita.

    De um modo geral, NÃO SE TERCEIRIZA OS PROCESSOS FUNDAMENTAIS (CORE PROCESS), por questões de detenção tecnológica, qualidade dos produtos e responsabilidade final sobre eles.


ID
1242805
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da gestão da cadeia de suprimentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).

  • o supply chain management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos envolve fornecedores, produtor, distribuidores e clientes em um processo integrado em que compartilham e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo.l Sem dúvida, esse compartilhamento é muito mais dinâmico do que na tradicional e conflitante entre comprador e vendedor.

    A diferença entre a nova e a velha abordagem é que no passado cada parte apenas focava exclusivamente o seu cliente direto imediato: 

    1.O fornecedor só focava a fabrica que utilizaria sua matéria-prima.

    2.A fábrica produzia o produto acabado somente focando sua expedição ou o distribuidor de seus produtos.

    3.O distribuidor ou atacadista só focava o varejista para quem vendia seus estoques.

    4.O varejista só focava o cliente que lhe comprava o produto.



    FONTE: CHIAVENATO

  • Corresponde ao conjunto de processos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a consepção de clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde?) e para a data (Quando?) que os clientes e consumidores desejarem.

  • As cadeias de suprimentos são compostas pelas redes físicas e informacionais interligadas entre si, com a finalidade de aperfeiçoar os processos e atender com eficiência e eficácia a demanda de produtos e serviços.

  • O Erro da C é que o EDI compartilha informações com os clientes também e não apenas com fabricante e fornecedores.

  • Não sabia que só se produz matéria prima. E outra, informação e dinheiro vai do fornecedor até o cliente final? Assertiva duvidosa essa .Mas quem manda no Brasil são as bancas de concurso.

  • Realemente a alternativa "E" ficou incompleta:

    Fluxo de material: Fornecedor ao Cliente

    Fluxo de informação: Cliente ao Fornecedor e Fornecedor ao Cliente

    Fluxo financeiro: Cliente ao Fornecedor

  • GABARITO: E

    A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais

    O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc.

    Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.

    FONTE: http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-%E2%80%93-conceitos-tendencias-e-ideias-para-melhoria/


ID
1242823
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à logística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • a) Os avanços na tecnologia da informação não trouxeram nenhum benefício significativo aos processos de logística.

    Questão errada por desprezar as vantagens da TI em torno do Processo Produtivo

    b) O estudo dos fluxos distributivos e a determinação das responsabilidades por sua execução são aspectos secundários no estudo da logística, cujo objetivo maior é determinar a lógica do processo de venda das organizações.

    Errado por afirmar que o estudo dos Fluxo distributivos compõe um fator secundário. É o inverso. 

    c) Como o marketing de massa vem sendo gradativamente substituído por uma abordagem customizada às necessidades de cada cliente, a logística passa a ter uma importância secundária nas organizações.

    Alguém já ouviu falar que o Marketing de Massa vem sendo substituído? Pelo contrário. Tem sido utilizado cada vez mais e com preponderância adaptação às novas exigências do mercado.  A logística, atualmente, tem um fator relevante pois visa a redução de custos e maximização da eficiência. 

    d) A obtenção de vantagem competitiva no trâmite da cadeia de suprimentos até a chegada do produto ao consumidor final está intimamente relacionada ao estudo da logística.

    Correto.

    e) A logística assume um papel pouco significativo para uma empresa que realiza vendas apenas pela internet, pelo fato de não existirem lojas físicas e, consequentemente, não se necessitar de estoque.

    Como já justificado na primeira assertiva, a logística hoje é um fator extremamente importante nas empresas. Ela avalia o cliente, os canais de distribuição, o tempo e os custos de carregamento. 

    Conceito de Logística:

    o Council of Logistics Managementf tem definido a logística como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações. do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estruturas; físicas (fábricas, depósitos. armazéns. centros de distribuição). gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção. além das atividades de distribuição.

    A logística concentra-se no fluxo dos materiais das informações e das finanças que devem ocorrer entre os parceiros da supply chain e procura melhorar estes fluxo por meio de métodos e técnica ,modelo matemáticos, softwares tecnologia da informação (TI) com o objetivo de atender as necessidades do cliente.


    Fonte: PETRONIO G. MARTINS, 2ª edição, 2005

  • Gab. D

    A qualidade também está associada à logística e por isso focaliza a ausência de defeitos; baixo custo; segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa. 

  • GABARITO: LETRA D

    Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes. Há tempos as empresas buscam agilidade em seus processos. Vivemos em uma época de globalização e, com isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender às expectativas dos seus cliente e com isso conquistar seu espaço no mercado através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro. Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos à organização. A logística bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa, desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado. Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, e sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria onde os dois lados ganham, pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja, ambas devem ter um acordo que beneficie os dois lados.

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
1385350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A fidelização do cliente é um objetivo que as empresas tentam alcançar, mediante a utilização de diferentes estratégias, ferramentas de gestão e práticas.Com o avanço da tecnologia, tornou-se mais rápida e viável a interação da empresa com os clientes.

Uma ferramenta de automação que possibilita essa interação é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • CRM (Customer relationship Management- gestão de relacionamento com o cliente): Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa. 

    Segundo Kotler e Fox (1998), conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os mesmos clientes que já possui. Por isso, utilizar ferramentas como o CRM, que permitam a fidelização de um cliente, são estratégias corporativas a definir e implementar.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management


  • O CRM ou (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.


ID
1618111
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Dentro da moderna visão do “Supply Chain Management” (SCM) os canais de distribuição desempenham quatro funções básicas. A alternativa que não é uma função do SCM é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (c)


    Hoje, dentro de uma visão moderna de Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), os canais de distribuição tem quatro funções básicas: indução da demanda, satisfação da demanda, pós-vendas (todo o trabalho de relacionamento com o cliente, desenvolvimento de novos produtos e serviços com base em pesquisas no ponto de consumo) e troca de informações (NOVAES, 2001). 


    FONTE: http://www.guialog.com.br/Y656.htm

  • A logística é uma das atividades de conexão com o cliente: demanda, produto, estruturação dos canais de distribuição. canais de distribuição têm quatro funções básicas: indução da demanda, satisfação da demanda, pós-vendas e troca de informações.

    previsão = forecast

    A indução de demanda= propulsora do processo, onde iremos perceber não só a satisfação da demanda prevista, mas sim, observar uma demanda reprimida por algum produto ou serviço inexistente no mercado, mas que desejado por algum consumidor.


ID
1748146
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão da cadeia de abastecimento ou supply chain management diz respeito às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor ao cliente.

Assinale a alternativa que APRESENTA um dos objetivos da visão da supply chain

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • Gab: C

     

    a) Classificação de materiais - trata-se de um procedimento de aglutinação de materiais por características semelhantes, servindo de informação gerencial ao administrador de materiais, que se torna capaz de voltar sua atenção a determinada(s) categorias(s) de material(is), em vez de tentar, em vão lidar com uma infinidade de itens de materiais

     

    b) Efeito chicote (ou Forrester) - é o resultado da discrepância entre a demanda real e a prevista, programada em uma cadeia de suprimentos. As causas para tanto são informações insuficientes, dados de merdado deficientes, tempos de ressuprimentos longos etc.

     

    c) Cadeia Logística de Suprimentos - é o conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comecialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na reduçao de custos e na alta satisaçao nos níveis de serviços prestados aos clientes

  • Aumentar a produção não, mas sim mantê-la em nível adequado. Nem sempre aumentar é o que se quer.

  • GABARITO: LETRA C

    O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes. O Supply Chain Management é a interação de diferentes processos e atividades que visam à criação de valor dos produtos e serviços para o cliente final, assim planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51).

    Supply Chain Management tem representado uma nova e promissora estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas, assim trazendo para as empresas uma nova mudança no desenvolvimento da visão de competição no mercado, cujo objetivo final é maximizar os potencias relacionamentos da cadeia produtiva, de forma a encantar o consumidor final. (POZO, 2010, p. 16 e 17).

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
1763347
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considerando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

( ) O Supply Chain Management, ou administração das cadeias de suprimentos, trata-se de uma abordagem mais estratégica de logística, em que a mesma é percebida como fator de diferenciação para as organizações, a partir da utilização das tecnologias da informação e da comunicação.

( ) O Supply Chain Management é a integração da organização a partir de uma abordagem da logística como elemento diferenciador, buscando integrar o ambiente interno com o externo para otimizar processos, possibilitando maior valor agregado a todas as etapas da cadeia produtiva.

( ) São três os objetivos do Supply Chain Management: redução de custos, adição de valor e gerar vantagem estratégica para a organização. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C  — CHIAVENATO (2010): 

    CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN MANAGEMENn

    Como sistemas abertos, as empresas estão cada vez mais trazendo para junto de si os seus clientes (do lado das saídas do sistema) e seus fornecedores (do lado das entradas do sistema). Em outras palavras, as fronteiras do sistema empresarial estão se desvanecendo no sentido de eliminar limites ou barreiras ao ambiente externo. Fornecedores e clientes estão sendo envolvidos no processo de fornecimento, enquanto a empresa se torna o núcleo básico dessa nova abordagem em uma cadeia capaz de agregar valor a todos os envolvidos.

  • A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais.

     

    O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc.

     

    logisticadescomplicada.com

  • O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito da Logística Integrada. Enquanto a logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa uma integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final.

    O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas.

    Para que isso aconteça é preciso integrar os processos-chave em toda a cadeia. Do consumidor final até os fornecedores de insumos.

    TecHoje


ID
1767262
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

 Uma das principais decisões de interesse na gestão da cadeia de suprimentos refere-se a quanto da cadeia deve ser possuída em cada negócio. Isso é denominado de extensão da integração vertical. Assim, conceitualmente, são definidos diferentes tipos de relacionamentos que se pode manter ou criar. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale alternativa correta que congregue as definições técnicas/conceituais sobre os possíveis tipos de relacionamentos da cadeia de suprimento: 

I. hierarquia integrada.

II. (co) gestão.

III. semi-hierarquia.

IV. contratação coordenada.

V. livre condução. 

Alternativas
Comentários
  • B

    Segundo SLACK (1997), existem diferentes tipos de relacionamentos em Cadeias de Suprimentos. São eles: hierarquia integrada, semi-hierarquia, co-contratação, contrato coordenado, elo de receita coordenadas, comprometimento comercial de médio/longo prazo e comprometimento comercial de curto prazo

     

    Deus é maravilhoso!


ID
2154436
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

“O Federal Supply Classification (FSC) [...] é um sistema de classificação, criado nos EUA e usado em todo o mundo, que classifica, descreve e numera uniformemente todos os itens de suprimento, de modo que possam ser identificados em qualquer lugar do mundo. Sua amplitude é universal e sua estrutura é simples e flexível.”
(adaptado de VIANA, J. J.. Administração de Materiais, um enfoque prático, pg.  96)
Em relação a esse sistema, analise as afirmativas a seguir.
I. Sua estrutura é composta por 11 dígitos (mais um dígito verificador, se for o caso).
II. Quatro dígitos compõem o Número de Classe (NC), ou seja, a Classe do Material, sendo que os três primeiros identificam o Grupo.
III. Sete dígitos compõem o Número de Identificação (NI), sequencial dentro da classe e codificado por um único órgão da Defense Logistics Services Center.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra E

     

    Quanto ao item II, quatro itens compõem o número de classe, sendo os dois primeiros o grupo e os dois seguintes a classe.

     

    No item III está sendo dito que o NI (número de identificação) é composto por 7 dígitos quando, segundo a regra, são 5. Talvez a parte do item que diz "sequencial dentro da classe" queira dizer para considerar nessa contagem os 2 números anteriores, os quais pertencem à classe.

     

    https://pt.scribd.com/doc/76653604/CLASSIFICACAO-E-CODIFICACAO-DE-MATERIAIS

  • Questão tirada do livro do Viana, palavras iguais. O FSC tem a sua estrutura composta por 11 dígitos: número de classe com 4 dígitos, sendo que os dois primeiros representam os grupos de materiais; e número de identificação com 7 dígitos, sequencial dentro da classe... 

  • Letra E

    I. Sua estrutura é composta por 11 dígitos (mais um dígito verificador, se for o caso).

    II. Quatro dígitos compõem o Número de Classe (NC), ou seja, a Classe do Material, sendo que os DOIS primeiros identificam o Grupo.

    III. Sete dígitos compõem o Número de Identificação (NI), sequencial dentro da classe e codificado por um único órgão da Defense Logistics Services Center.


ID
2226118
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito dos sistemas integrados de gestão, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de recurso corporativo[1], no Brasil; ou Planeamento de recurso corporativo; em Portugal, (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).[2]

     

    O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

     

    Wk

  • GABARITO: D

    O Sistema Integrado de Gestão mais conhecido no Brasil é o SAP, o qual permite a integração de diversos módulos em um só Sistema (exemplo: módulo de materiais, módulo de compras, módulo FI - financeiro etc), além de fazer interface com outros subsistemas consolidando as informações conforme customização desenvolvida em cada Organização, assim compartilham as informações entre suas áreas funcionais e empresariais, e o atendimento aos consumidores ocorre através dos seus módulos de gestão de relacionamento com os clientes.


ID
2259715
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Martins e Laugeni (2005), é CORRETO afirmar que são decisões estratégicas da logística com impacto de longo prazo:

Alternativas
Comentários
  • Os gerentes de logística se veem envolvidos com decisões estratégicas, táticas e operacionais. 

     a) meios de transportes; medidas de desempenho; níveis de estoques; roteiros. Decisões táticas a médio prazo.

     b) programação diária de produção; roteiros diários; programas diários de embarques; alocação de pessoal. Decisões operacionais a curto prazo (dia-a-dia)

     c) quantidade e localização de facilidades; quantidade e função dos centros de distribuição, depósitos e armazéns; tipos de equipamentos de movimentação e de produção; determinação dos estoques (tipos e localização na supply chain). Decisões estratégicas com impacto em longo prazo. CORRETA

    d) e e) São tecnologias da logística


ID
2406565
Banca
IESES
Órgão
CRA-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Durante muito tempo produtores de bens e serviços tinham a perspectiva limitada da conclusão de suas atividades quando do encerramento da produção do bem/serviço que se pré-dispunham a entregar. Com o passar todo tempo, começaram a perceber que todo bem ou serviço destina-se, em última análise, ao uso ou consumo por um cliente final e que, da satisfação deste cliente final dependia o sucesso ou insucesso do produto ou serviço ofertado. Como muitos processos produtivos dependem de múltiplos produtores, servindo o produto final de um como insumo do outro, eis que surgiu a necessidade do acompanhamento e otimização de todo o processo produtivo, desde seu produto primário até o consumidor final, de forma a que se tivesse a certeza de que o produto ou serviço atendesse as necessidades deste consumidor final. Em logística, o gerenciamento integral deste processo, do produtor original ao consumidor final recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITOO: A

    - Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes.

    - Planejamento de recurso corporativo (em inglês Enterprise Resource PlanningERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc).

    O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

    - BSC – Balanced Scorecard – é uma sigla que, traduzida, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. O porquê de indicadores balanceados?  Esta metodologia pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras. 

    BSC, portanto, a partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação; sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia.

    - EAI (do inglês Enterprise Application Integration) é uma referência aos meios computacionais e aos princípios de arquitetura de sistemas utilizados no processo de Integração de Aplicações Corporativas. Os procedimentos e ferramentas de EAI viabilizam a interação entre sistemas corporativos heterogêneos por meio da utlização de serviços.

     

  • GABARITO: LETRA A

    O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes. O Supply Chain Management é a interação de diferentes processos e atividades que visam à criação de valor dos produtos e serviços para o cliente final, assim planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51). Supply Chain Management tem representado uma nova e promissora estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas, assim trazendo para as empresas uma nova mudança no desenvolvimento da visão de competição no mercado, cujo objetivo final é maximizar os potencias relacionamentos da cadeia produtiva, de forma a encantar o consumidor final. (POZO, 2010, p. 16 e 17).

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
2525314
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As atividades de compras envolvem a aquisição de matérias-primas, suprimentos e componentes para o conjunto da organização. NÃO refere-se a atividade de compras:

Alternativas
Comentários
  • Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias:
    • Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias.
    • Obter mercadorias e serviços ao menor custo.
    • Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
    • Desenvolver e manter boas relações com os fornecedores e desenvolver fornecedores potenciais.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/departamento-de-compras-de-uma-empresa/39024/

    Em 'avaliar o desempenho da fabricação', o papel seria do controle da produção e não do departamento de compras.

    Gab. D

  • ''avaliar o desempenho da fabricação.''

    Creio que vai ser feita a avaliação pela inspeção no almoxarifado.

  • Etapas do processo de COMPRA:

    1. pesquisa de preço;

    2. pedido de compra;

    3. acompanhamento;

    4. Desenvolver uma lista de fornecedores e de materiais alternativos

    5. Qualificação dos fornecedores (avaliação técnica);

    6. Comunicação (consolidar a comunicação com os bons fornecedores


ID
2525320
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Sistema MRP − Materials Requirement Planning possui como um dos seus principais objetivos o de manter os inventários no nível mais baixo possível. De acordo com as ordens dos clientes e as previsões de demanda, o sistema pode ser organizado em cinco blocos, dos quais as quantidades exatas de matérias-primas, componentes e sub-rotinas que determinarão a confecção do produto final refere-se ao bloco:

Alternativas
Comentários
  • Elementos de um Sistema MRP

    Lista de material (BOM): é a parte mais difícil e trabalhosa do projeto. Todos os produtos da linha de fabricação devem ser "explodidos" em todos os seus componentes, subcomponentes e peças. Um grande número de empresas, mesmo já atuando no mercado há anos, não dispõe de relação de materiais. Algumas outras dispõem de duas, um para o pessoal de custos e outra para a fabricação e compras. Outra dificuldade é manter atualizada a lista de material, o que normalmente é uma atribuição da engenharia. As constantes mudanças na tecnologia e nas exigências do mercado tornam constantes tais alterações. Em muitos softwares hoje disponíveis no mercado, essas alterações podem ser facilmente programadas, ficando por conta do software efetuar as alterações nas datas previstas.

    Fonte: http://www.prodel.com.br/conceitoerpmrp.htm

  • Resposta: C

    DIAS (2010):

    ELEMENTOS DO MRP

     

    O processo inicia-se a partir da informação de “quanto” e “quando” o cliente deseja consumir. O MRP, então, “explode” essas informações para cada item componente do produto final. 
     

    Programa-mestre de produção: baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa-mestre de produção, também chamado MPS (Master Production Schedule), é quem orienta todo o sistema MRP. O MPS alimenta o MRP com as informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado. Seu horizonte de planejamento é normalmente de um ano, dividido em semanas. 
     

    Lista de materiais: fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos dizer que as listas de materiais são a receita que especifica os “ingredientes” para a preparação do MRP. Elas contêm as quantidades exatas de matérias-primas, componentes e sub-rotinas que determinarão a confecção do produto final. Além de especificar, as listas de materiais determinam o momento em que os materiais devem estar disponíveis e identificam suas relações de dependência com outros materiais e com o produto final.

  • Projeção da Demanda > Planejamento Agregado (por famílias de produtos) > Programa-Mestre de Produção (MPS) > Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) (Compras, Capacidade operacional, necessidade de recursos, listas técnicas, níveis de estoque) > Programação do chão de fábrica . Controle de produção

  • Consoante Dias (2010), os elementos do MRP são: programa-mestre de produção; lista de materiais; registros de inventário; programa MRP; e relatórios e dados de saída.

     Programa-mestre de produção: “baseado na carteira de pedidos dos clientes e nas previsões de demanda, o programa-mestre de produção, também chamado MPS (Master Production Schedule), é quem orienta todo o sistema MRP. O MPS alimenta o MRP com as informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado. Seu horizonte de planejamento é normalmente de um ano, dividido em semanas”.

     Lista de materiais: “fazendo uma analogia à preparação de um bolo, podemos dizer que as listas de materiais são a receita que especifica os ‘ingredientes’ para a preparação do MRP. Elas contêm as quantidades exatas de matérias-primas, componentes e sub-rotinas que determinarão a confecção do produto final. Além de especificar, as listas de materiais determinam o momento em que os materiais devem estar disponíveis e identificam suas relações de dependência com outros materiais e com o produto final”.

     Registros de inventário: “permitem a identificação em qualquer momento, das posições de estoque e pedidos em aberto, de modo que se possam obter as necessidades líquidas de materiais. Os registros de inventário também contêm informações sobre estoques de segurança e lead times”.

     Programa MRP: “baseado nas necessidades do produto final, especificadas no programa-mestre de produção e nas informações provenientes das listas de materiais, o programa MRP transforma a demanda do produto final em necessidades brutas para cada item ou componente. A partir das informações constantes nos registros de inventário, são calculadas as necessidades líquidas e liberadas as ordens de compra ou fabricação. As ordens correspondem às necessidades em termos de quantidade e tempo relativos a sua aplicação no produto final”.

     Relatórios e dados de saída: “completado o ciclo do programa MRP, o sistema produz alguns relatórios e informações, úteis no gerenciamento do processo logístico e de manufatura. Por exemplo: planejamento das necessidades de materiais, liberação de ordens e reprogramação de pedidos em aberto, planejamento das necessidades de capacidade, relatórios de desempenho etc”.

    Professor Barreto.

     


ID
2611270
Banca
FAPESE
Órgão
UFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Logística empresarial associa o estudo e a administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento, ou seja, pode-se afirmar que a missão da Logística é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    Missão da logística

    ● A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em  que fornece a maior contribuição à empresa.

    ● A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

    ● A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    ● O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.


ID
2611273
Banca
FAPESE
Órgão
UFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De forma geral se afirma que a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços, a saber: forma, tempo, lugar e posse. Desses quatro valores, dois são criados pela Logística. Quais são esses dois valores:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    Resumo

    A Logística agrega basicamente 4 tipos de valores:


     - Lugar: quando o produto é entregue no local de produção ou no seu local de destino corretamente.
     - Tempo: quando se cumpre o prazo de entrega.
     - Qualidade: quando a atividade logística está associada a qualidade e condição do produto.
     - Informação: quando através de ferramentas, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido e as informações podem fluir por toda a cadeia de abastecimento.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!

  • Uai, essa questão caiu na prova da Petrobras do dia 15/04/2018 para Administrador Júnior. Exatamente igual.

     

  • A aula do Prof. Rodrigo Janiques é excelente, porém não explica a questão .


ID
2638810
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A denominação gerenciamento da cadeia de suprimento, ou gerenciamento de suprimento, que está sendo utilizada por muitas empresas hoje, referente a função compras, é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN MANAGEMENn
    Como sistemas abertos, as empresas estão cada vez mais trazendo para junto de si os seus clientes (do lado das saídas do sistema) e seus fornecedores (do lado das entradas do sistema). Em outras palavras, as fronteiras do sistema empresarial estão se desvanecendo no sentido de eliminar limites ou barreiras ao ambiente externo. Fornecedores e clientes estão sendo envolvidos no processo de fornecimento, enquanto a empresa se torna o núcleo básico dessa nova abordagem em uma cadeia capaz de agregar valor a todos os envolvidos.

    o supply d/ain management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos en<
    tT1
    volve fornecedores, produtor, distribuidores e clientes em um processo inte grado em que compartilham e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo.l Sem dúvida, esse compartilhamento é muito mais dinâmico do que na tradicional e conflitante entre comprador e vendedor.
    A diferença entre a nova e a velha abordagem é que no passado cada parte apenas focava exclusivamente o seu cliente direto e imediato:
    1.
    O fornecedor só focava a fabrica que utilizaria sua matéria-prima.
    2.
    A fábrica produzia o produto acabado somente focando sua expedição ou o distribuidor de seus produtos.
    3.
    O distribuidor ou atacadista só focava o varejista para quem vendia seus estoques.
    4.
    O vare~jista só focava o cliente que lhe comprava o produto.
    Cada parte somente focava a parte que se seguia imediatamente no processo. A era apenas linear. As relações entre os atores eram bináou
    entre duas empresas. Nada mais do que isso. Ninguém se preocupava
    ao longo do processo em como sua atuação iria impactar as outras
    partes e, o cliente final. O SCM pennite visualizar todo
    o processo de continuada de valor desde a chegada da Ul,",'-'UdCaté a entrega do produto acabado ao cliente final de maneira e sistêmica. Esse é o ciclo integral que vai da matéria-prima entregue pelo fornecedor até a do produto acabado ao consumidor final. Existem no mercado muitos softwares sofisticados de ERP envolvendo o SCM.

  • Letra B

     

    A gestão da cadeia de suprimento ou supply chain management diz respeito às práticas de gestão que são necessárias para que todas as empresas agreguem valor ao cliente desde a fabricação de materiais, passando pela produção dos bens e serviços, a distribuição e a entrega final ao cliente.

  • essa questão é mais de conhecimento de ingles q outra coisa. kkk

  • A questão já da a resposta

  • https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwiOpqOvoJTkAhXPILkGHdZ7C-kQjRx6BAgBEAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.enprode.com%2FCAPABILITIES%2FSupply-Chain-Management-and-Procurement&psig=AOvVaw1vMUI6kbOCFvglzoOH51Ki&ust=1566486720501215

  • prova de inglês.

  • Vixe! cada banca que eu vou te contar.

  • = a (Gestão da Cadeia de Suprimentos)

    É um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes.

    O Supply Chain Management

    Interação de diferentes processos. Está Sempre planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51).

    Supply Chain Management promissora estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas, assim trazendo para as empresas uma nova mudança no desenvolvimento da visão de competição no mercado, cujo objetivo final é maximizar os potencias relacionamentos da cadeia produtiva, de forma a encantar o consumidor final. (POZO, 2010, p. 16 e 17).

  • Gab - B


ID
2638819
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre o Composto de Atividades Logísticas, assinale a alternativa que contempla uma atividade chave.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • distribuição----roteiro

  • Determinação de Roteiros = Roteirização

    A roteirização é o processo de definição de trajetos com o objetivo de reduzir o tempo, a distância e os custos operacionais logísticos.

  • "Leiaute" cara...

  • Em vernáculo a palavra Leiaute é correta, Lucas Anderson! O cespe tb é uma das bancas que escreve assim!

  • Lógica e bom senso: qual o 1º nome que te vem à mente quando pensas em logística? Para mim: caminhos, roteiros.

  • Em alguns produtos o custo logístico pode variar entre 15 até 70% do custo final do item. Destes 70% referentes à logística, 80 % são custos relacionados ao transporte, assim sendo, o roteiro do transporte de materiais é peça chave para otimização dos custos!

    Bons estudos ! :)

  • @Lucas Anderson Azevedo, Leiaute é a forma de escrever conforme a nossa Língua portuguesa. 

  • Marquei D, mas não me liguei que suprimentos é secundária

  • Logística = quanto menos gasto melhor. É só associar

  • Questão profundamente desatualizada, em termos conceituais, se não mal redigida. As alternativas A, B e E são relacionadas ao "picking" e são, sim, fundamentais no Composto de Atividades Logísticas ao qual se refere a questão. Mais importante ainda, é a Programação de suprimentos, que inclui atividades menores, como por exemplo a definição de roteiros, que podem ser internos ou externos.

  • a banca cobra até termos em japonês em administração e escreve leiaute pra pagar de brasileira kkkkk

  • Atividades de Logística:

    Atividades-chave

    *Padrão de serviço ao cliente;

    *Transporte;

    *Fluxo de informações e processamento de pedidos;

    Atividades de apoio

    *Armazenagem;

    *Manuseio de materiais

    *Compras

    *Embalagem

    *Produção e operação

    *Gestão das informações

    Rodrigo Rennó, Adm de Rec Materiais, 2014.

  • Ballou (2001) separa as atividades logísticas em dois tipos:

    Atividades-Chave e Atividades de Suporte.

    As Atividades-Chave são: Administração de Estoques, Transportes, Fluxo

    de Informações e Padrões de Serviço ao Cliente.

    As Atividades de Suporte são:

    Armazenagem, Manuseio de Materiais, Compras, Embalagem Protetora,

    Cooperação com a Produção e Manutenção da Informação

  • Gab - D


ID
2651887
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De forma geral, a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse.


Dentre esses, dois são criados e controlados pela logística/cadeia de suprimentos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem a bibliografia para essa questão?

    Eu fiz por eliminação.

    Eu sabia que lugar estava correto. Então fiquei entre b) e d). Achei "posse" estranho, "tempo" fazia bem mais sentido. 

  • No meu material encontrei esse assunto no livro do Novaes.
    Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição, Antônio Galvão Novaes, 3ª edição, capitulo 2, da Logística ao Supply Chain Management.

    A logística empresarial evoluiu muito desde seus primórdios.
    Agrega valor de Lugar, de tempo, de Qualidade e de Informação.

    A questão nos traz a informação sobre a atividade empresarial como um todo( a atividade empresarial cria quatro tipos de valor em produtos ou serviços: forma, tempo, lugar e posse). Logo, a logística atua sobre lugar e tempo.

    Espero ter ajudado. 

     

  • QUALQUER PROFESSOR DE HISTÓRIA OU GEOGRAFIA, RESPONDERIA FACILMENTE ESSA QUESTÃO! 

    #AVANTE!!

  • Gab.D

    Sem comentários kkkkkk

  • Um negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e posse.

    O valor forma:é gerado pela produção, pela fábrica;

    Os valores tempo e lugar: são controlados pela logística, respectivamente, pelo estoque e pelo transporte;

    O valor posse: é gerado pelo marketing e pelas finanças, que facilitam a transferência da posse para o consumidor.

  • Letra D


    Um negócio ou um produto ou o resultado de uma organização, de maneira geral, gera quatro tipos de valor: forma, tempo, lugar e posse. O valor forma é gerado pela produção, pela fábrica; os valores tempo e lugar são controlados pela logística, respectivamente, pelo estoque e pelo transporte; o valor posse é gerado pelo marketing e pelas finanças, que facilitam a transferência da posse para o consumidor. Logo, a logística controla metade das oportunidades de se agregar valor a um produto.

    http://adm-pub-ufop.blogspot.com/2011/09/introducao-logistica-resumo-apostila.html

    Bons estudos !!!

  • Socorro!

  • Lugar, tempo, qualidade e informação.

  • Um produto gera 4 valores: TEMPO, LUGAR, POSSE, FORMA

    Forma: Produzido pela empresa

    Tempo e Lugar Logística

    Posse Marketing e Pelas finanças

  • Não achei fácil não, principalmente por ser da área economia rsrs


ID
2651899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A nova realidade da demanda global e da percepção do consumidor conduziu partes do setor de manufatura para um modelo de negócios que busca reduzir ou eliminar a dependência das previsões por meio do planejamento conjunto e da troca rápida de informações entre os participantes da cadeia de suprimentos. Nesse cenário, o processo de manufatura, de forma geral, inicia-se a partir de uma venda, em detrimento dos antigos sistemas fundamentados na previsão. Além disso, verificam-se processos de produção mais curtos com menos etapas, com um tempo de execução mais rápido e maior potencial de customização para o cliente.


Essa nova realidade está mais próxima dos sistemas de produção

Alternativas
Comentários
  • C)

     

    21. (Cesgranrio/ Casa da Moeda/ Analista gestão/2009) Os princípios do Just-in-time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 1960/70. Entre as características e fatores adotados no JIT, podem-se citar:
    I. produção antecipada, considerada como desperdício;
    II. melhor eficiência da mão de obra, dedicando um trabalhador por máquina;
    III. sistema empurrado de controle da produção;
    IV. utilização de lotes de produção reduzidos.
    Estão corretos os itens
    a) I e II, apenas.
    b) I e IV, apenas.
    c) II e III, apenas.
    d) I, III e IV, apenas.
    e) I, II, III e IV.

     

    http://www.leanti.com.br/conceitos/14/O-que-e-Sistema-Puxado.aspx

  • Produção Empurrada: É aquela que inicia seu processo antes de um pedido de compra do cliente, ou seja, é a produção mais voltada para estoque. Ex. Fabricação de Cervejas"

    Produção Puxada: "É a produção que não utiliza estoques, sendo o cliente o personagem que “determina” o início da produção. Ex. Pizzarias, a produção só se inicia com o pedido do cliente."

    Fonte: https://blogdaengenharia.com/qual-a-diferenca-entre-producao-empurrada-e-producao-puxada/

  • Muito bom o comentario de Marcelo pires 

  • Questão básica, mas com um alto índice de erros.

  • Produção puxa = just in time


ID
2675236
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) são a base do sistema de informação logística da maioria das empresas, pois eles mantêm dados e processos atuais e históricos para iniciar e monitorar o desempenho da organização.

I - As transações da cadeia de suprimentos são facilitadas por sistemas ERP.

PORQUE

II - Incluem entrada e gerenciamento de pedidos, alocação de estoque e expedição.

Sobre as afirmativas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ERP (Planejamento de Recursos Empresariais)

    Tem por objetivo principal a integração da organização por meio de processos e funções. Sua implementação exige comprometimento de toda a empresa, a começar pela alta gerência.

    Permite às organizações responderem rapidamente às expectativas dos clientes e às condições do mercado.

    Integra totalmente a empresa em aspectos como finanças, estimativas de vendas, processamento de pedidos, controle de qualidade e distribuição.

    GAB. D


ID
2719621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A cadeia de suprimentos que trata dos fornecedores diretos e clientes distribuidores é denominada cadeia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • GAB: B

     

    De acordo com Slack (1993), as cadeias ou redes de suprimento podem ser vistas em três níveis.

     

    A cadeia de suprimentos TOTAL é aquela que envolve todas as relações cliente-fornecedor desde a extração da matéria prima até a compra do produto pelo consumidor final.

    Já a cadeia de suprimentos IMEDIATA é aquela em que estão os fornecedores e consumidores com os quais a empresa faz negócio diretamente.

    Finalmente, dentro da empresa em si está a cadeia de suprimentos LOCAL, com os fluxos internos de materiais e informações entre departamentos, células ou setores da operação.

  • Rede interna: composta pelos fluxos de informações e de materiais entre departamentos, células ou setores de operação internos à própria empresa

     

    Rede imediata: formada pelos fornecedores e clientes imediatos de uma empresa

     

    Rede total: composta por todas as relações cliente/fornecedor que compõem determinado setor industrial ou de serviços (matéria-prima até produto acabado entregue ao cliente final

  • Mais uma teoria pra memorizar que eu nunca vi na vida...

  • Alternativa "B".

     

    "A cadeia de suprimentos pode ser entendida como o fluxo de materiais e informações que flui através da empresa, desde a atividade de compras, passando pela produção e indo até os clientes, mediante uma atividade de distribuição ou serviço de entrega (Slacket al., 1996). Scavarda et al. (2004) enfatizam a abrangência de fornecedores e clientes nas cadeias de suprimentos.

     

    Slack (1996) considera que a cadeia de suprimentos pode ser classificada em três níveis: cadeia interna, cadeia imediata e cadeia total

         • Cadeia interna – É composta pelo fluxo de informações e de materiais entre departamentos, células ou setores de operações internos à própria empresa.

         • Cadeia imediata – É aquela que é formada pelos fornecedores e clientes imediatos de uma empresa.

         • Cadeia total – É composta por todas as cadeias imediatas que compõem determinado setor industrial ou de serviços."

     

    Fonte: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0521427_07_cap_02.pdf

  • KKKKKKKKKKKKKKKK

  • GAB: B

    Classificação das cadeias segundo Slack:

    Cadeia imediata é aquela em que estão os fornecedores e consumidores com os quais a empresa faz negócio diretamente.

  • Nunca nem vi

  • É o que, homem? nem sabia da existência disso...


ID
2796007
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um grande desafio para as empresas tem sido saber como gerenciar de forma eficiente e eficaz suas cadeias de suprimentos, de forma a atender a um mercado cada vez mais competitivo.
Relacione as técnicas listadas a seguir às suas respectivas características.

1. Just in Time
2. Postergação (Postponement)
3. Condomínio (Just-in-sequence)

( ) Essa prática consiste em retardar a configuração final do produto até que determinada quantidade de pedidos dos consumidores seja recebida, ou até que a demanda ocorra, para reduzir riscos e custos com o estoque de mercadorias.
( ) Essa técnica significa produzir, com qualidade, bens e serviços, exatamente no momento em que são necessários, para que não se formem estoques e não se tenha desperdícios.
( ) Sistema de fornecimento em que os fornecedores estão instalados nas imediações da empresa, abastecendo sua linha de produção com componentes ou subconjuntos completos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Sabendo o conceito de um item, dava para matar o restante da questão.

    Gabarito D.

     

    FILOSOFIA DO JIT (DIAS, 2005)
    O JIT tem sido apresentado através de muitas definições que evoluem na medida
    de sua aceitação. Uma das mais comuns refere-se ao JIT como um método
    de redução de desperdícios nos processos de manufatura.
    Ao contrário da abordagem tradicional dos sistemas de produção, que “empurram”
    os estoques, o JIT caracteriza-se como um sistema de “puxar” a produção
    ao longo do processo, de acordo com a demanda.
    Genericamente falando, um sistema de “puxar” estoques significa que qualquer
    movimento de produção somente é liberado na medida da necessidade sinalizada
    pelo usuário da peça ou componente em fabricação, ou seja, os centros
    de trabalho não estão autorizados a produzir e “empurrar” os lotes apenas para
    manter ocupados operários e equipamentos.

  • Letra D.

    Sabendo o Just in Time já acertava, assim não FGV!

  • Letra D.

  • GABARITO: LETRA D

    COMPLEMENTANDO:

    Just in Time é o nome de uma filosofia administrativa criada pela empresa japonesa Toyota Motor Corp, que buscava um sistema de administração capaz de coordenar sua produção, levando em consideração o menor tempo possível de fabricação e as demandas específicas da empresa.

    Com foco no cliente, o Just in Time determina que a produção deve ser realizada na quantidade certa e no tempo certo, eliminando desperdícios e processos desnecessários, garantindo  e qualidade. 

    Para isso, o conceito estabelece que as empresas que o colocarem em prática devem realizar a sua produção por demanda, ou seja, primeiramente os produtos são vendidos, para depois serem produzidos. Assim a matéria-prima para este processo somente é solicitada e chega à organização apenas na hora exata de ser utilizada, o que faz com que não exista estoque parado. 

    É importante lembrar que para que seja verdadeiramente eficiente e traga os resultados esperados pelas empresas que utilizam o Just in Time os fornecedores devem ser bem escolhidos e treinados para realizarem as entregas que a empresa necessita na frequência exata que ela precisa, sendo que esta quantidade de fornecedores deve ser reduzida, pois só assim é possível obter os potenciais benefícios que o conceito traz. 

    Essa filosofia é um contraponto ao Just in Case, que é a produção em grande escala, o que demanda grandes estoques e alta produtividade.

    FONTE: https://www.ibccoaching.com.br/portal/como-surgiu-o-just-in-time-jit/

  • Gabarito D

    JUST IN TIME 

    o  Exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar a empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada.

    o  Aumenta a flexibilidade de resposta do sistema por meio da redução dos tempos envolvidos no processo e a flexibilidade dos trabalhadores contribui para que o sistema produtivo seja mais flexível em relação às variações dos produtos.

    o  É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios vise ao melhoramento contínuo dos processos de produção, em particular no que se refira a fatores como velocidade, qualidade e preço dos produtos.

    o  O planejamento da produção do sistema Just in Time deve garantir uma carga de trabalho diária estável, que possibilite o estabelecimento de um fluxo contínuo dos materiais.

    o  Just in Time utiliza um método de gestão para reduzir os custos de produção ao mínimo necessário, para manter o estoque ao menor nível capaz de suprir as demandas 

  • Gab: letra D

    1. Just in Time 

    2. Postergação (Postponement)

    3. Condomínio (Just-in-sequence)

    (2) Essa prática consiste em retardar a configuração final do produto até que determinada quantidade de pedidos dos consumidores seja recebida, ou até que a demanda ocorra, para reduzir riscos e custos com o estoque de mercadorias.

    (1) Essa técnica significa produzir, com qualidade, bens e serviços, exatamente no momento em que são necessários, para que não se formem estoques e não se tenha desperdícios.

    (3) Sistema de fornecimento em que os fornecedores estão instalados nas imediações da empresa, abastecendo sua linha de produção com componentes ou subconjuntos completos.


ID
2796037
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um gerente de logística de uma empresa de comercialização de eletrônicos deseja aumentar a eficiência de sua cadeia de suprimentos e, para tanto, solicita a realização de um estudo para determinar a taxa de giro do estoque (TGE) nos últimos anos de operação.

O resultado desse estudo indicou que a TGE atual é de 12 vezes por ano e que, de acordo com a composição de custos de estoque da empresa, uma TGE de 24 vezes por ano minimizaria o custo total do lote de compra.

Considerando que o número de unidades vendidas no ano permaneça constante, o gerente deveria

Alternativas
Comentários
  • NUNCA NEM VI

  • giro de estoque = demanda/ estoque

    para aumentar 2X o giro deve-se reduzir à metade o estoque.

  • A fórmula é essa aqui: 

    número total de vendas / volume médio de estoque no período = giro de estoque

    Vamos explicar melhor:

    Você tem uma loja de roupas que vende 2.000 peças por ano e o seu estoque médio durante esse mesmo ano é de 100 peças. Você deve então calcular:

    2.000 / 100 = 20

    Ou seja, o seu estoque gira 20 vezes por ano.


    Como na questão o que se deseja é aumentar o giro para reduzir o custo com o lote de estoque pense que a empresa ao invés de realizar 12 compras GRANDES ao ano passe a realizar 24 compras menores. Isso aumenta o giro e reduz o custo com os produtos em estoque. Lembre-se que estoque é dinheiro parado para a empresa.


    Se eu estiver errado por favor me enviem uma mensagem.


    Fonte principal: https://blog.quantosobra.com.br/giro-de-estoque/

  • As duas aulas não me esclareceu a questão, estou pedindo comentário, peçam também!

  • Se o Giro ocorre 12x ao ano, significa que o estoque se renova a cada 30 dias (12 meses no ano). Como o Giro ideal seria de 24, significa que o estoque deveria ser renovado a cada 15 dias (reduzido pela metade), fazendo assim que existissem 24 giros ao ano.

  • Giro = vendas/estoque. Na questão as unidades vendidas são constantes. Supondo 100 unidades vendidas para um giro de 12 vezes, têm-se: 12 = 100/estoque. Logo, o resultado do estoque seria de aproximadamente de 8,33 unidades. Dobrando o giro para 24 vezes ao ano, têm-se: 24 = 100/estoque. Logo, o resultado seria de aproximadamente de 4,17 unidades. Portanto: o estoque médio anual teria que ser reduzido pela metade.

  • Gab: letra B

    É só atribuir valores q fica mais fácil pessoal.

    A fórmula do Giro de Estoque é

    Giro = Consumo / Estoque médio

    .

    A questão diz q o giro é 12, logo

    12 = Cons / estoq (aqui a gente vai chutar um valor que dividido por outro vai dar 12)

    12 = 48 / 4

    .

    A questão diz q o consumo é constante, então a gente vai fazer o mesmo cálculo de cima, mas com o giro de 24 com o mesmo valor do consumo anterior (48) e descobrir o valor do estoq médio:

    Giro = Consumo / Estoque médio

    24 = 48 / x

    x = 48/24 = 2

    Percebam q o valor do estoque diminuiu exatamente na metade em relação ao primeiro giro q fizemos.


ID
2796043
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em uma cadeia de suprimentos, o sistema de medição de desempenho aplicado deve considerar as medidas de recursos, de produção e de flexibilidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As medidas de desempenho em recursos são destinadas a medir o nível de serviço ao cliente.
II. As medidas de desempenho em produção são destinadas a medir o nível de eficiência da cadeia.
III. As medidas de desempenho em flexibilidade são destinadas a medir a capacidade de adequação aos novos cenários.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém justifique porque a II esta errada.

  • Por que a II. está errada? 

  • O erro da II é afirmar que mensura eficiência, quando é eficácia = resultados.

  • a) medidas de desempenho em recursos: destinadas a medir o nível de eficiência da cadeia. Como exemplos de tais medidas, têm-se: custos (total, de distribuição, de produção), inventário, retorno sobre investimentos (ROI), etc.;


    b) medidas de desempenho em produção: destinadas a medir o nível de serviço ao cliente. Como exemplos de tais medidas, têm-se: vendas, lucro, atendimento de pedidos, número de itens produzidos, tempo necessário para produzir um item ou um conjunto de itens, satisfação do cliente, qualidade do produto, etc.;


    c) medidas de desempenho em flexibilidade: destinadas a medir a capacidade de reação às mudanças. Como exemplos de tais medidas, têm-se: aumento da satisfação do cliente, redução do número de pedidos cancelados por falta de produtos, redução da quantidade de vendas perdidas, capacidade de reação satisfatória a variações de demandas, etc. 

  • Uma coisa que tem me ajudado é sempre associar eficiencia a dinheiro. A FGV costuma fazer essa abordagem traduzindo a eficiencia como um uso otimizado dos recursos.

  • APROVEITANDO O GANCHO DA COLEGA

    I. As medidas de desempenho em recursos são destinadas a medir o nível de serviço ao cliente. (errada)

    medidas de desempenho em recursos: destinadas a medir o nível de eficiência da cadeia. Como exemplos de tais medidas, têm-se: custos (total, de distribuição, de produção), inventário, retorno sobre investimentos (ROI), etc.;

    II. As medidas de desempenho em produção são destinadas a medir o nível de eficiência da cadeia. (errada)

    NÃO DE PRODUÇÃO, MAS, SIM, DE RECURSO

    medidas de desempenho em produção: destinadas a medir o nível de serviço ao cliente. Como exemplos de tais medidas, têm-se: vendas, lucro, atendimento de pedidos, número de itens produzidos, tempo necessário para produzir um item ou um conjunto de itens, satisfação do cliente, qualidade do produto, etc.;

    III. As medidas de desempenho em flexibilidade são destinadas a medir a capacidade de adequação aos novos cenários. 

    medidas de desempenho em flexibilidade: destinadas a medir a capacidade de reação às mudanças. Como exemplos de tais medidas, têm-se: aumento da satisfação do cliente, redução do número de pedidos cancelados por falta de produtos, redução da quantidade de vendas perdidas, capacidade de reação satisfatória a variações de demandas, etc. 

  • GABARITO C

  • Não encontrei nenhuma bibliografia que falasse a respeito da forma como foi colocado na questão, caso alguém encontre, favor compartilhar.

    Pensei da seguinte forma para responder:

    I. As medidas de desempenho em recursos são destinadas a medir o nível de serviço ao cliente. <- o nível de eficiência, que é o índice que lida com recursos e meios para atingir seus fins;

    II. As medidas de desempenho em produção são destinadas a medir o nível de eficiência da cadeia. <- eficácia, que é o índice que lida com os resultados esperados.

    III. As medidas de desempenho em flexibilidade são destinadas a medir a capacidade de adequação aos novos cenários. <- CORRETA

    Gabarito: C

  • Do meu ponto de vista, uma forma de justificar o erro da II é o seguinte:

    "II. As medidas de desempenho em produção são destinadas a medir o nível de eficiência da cadeia."

    O problema é associar produção à eficiência. Por intuição, produção significa produzir algo, ou seja, entregar um resultado, o que está relacionado à eficácia.

    Caso estivesse escrito "desempenho em recursos", como na alternativa I, acredito que o a alternativa estaria correta.

    Se eu estiver errado sobre algo, podem me corrigir.

  • impressionante e preocupante que as aulas do professor sobre logística não pegaram vários conceitos que são cobrados pela FGV.


ID
2968519
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sabe-se que a logística consiste na gestão estratégica de aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoque finais por meio da organização e seus canais de comercialização, visando à maximização da rentabilidade organizacional. A cadeia de suprimentos possui um conceito mais amplo, uma vez que

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Consiste em um conjunto de organizações que se integram de forma sistêmica, trabalhando em conjunto para gerir e controlar, bem como otimizar o fluxo de materiais e informações, desde fornecedores a usuários finais.

  • GAB: A

    A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes. Gerir essa estrutura com eficiência é o grande desafio das organizações e exige, acima de tudo, planejamento

  • nao vi erro na C


ID
3021853
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Guarani - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística, de forma direta, atua em toda empresa ou órgão público que necessite de estocagem, suprimentos, almoxarifado, transporte, compras de quaisquer materiais ou recursos.

Associe corretamente o processo de logística à sua respectiva descrição.


Processos de logística

1. Estoque

2. Compras

3. Embalagem

4. Transporte


Descrições

( ) Recebimento e distribuição dos materiais e dos recursos.

( ) Departamento ou tarefa que compreende a reposição do estoque de materiais e de recursos.

( ) Local para armazenamento e para controle dos materiais e de recursos disponíveis.

( ) Manutenção dos materiais e recursos, desde seu recebimento até o seu uso.



A sequência correta dessa associação é a

Alternativas
Comentários
  • Gab - C

  • Gab C

    4. Transporte - Recebimento e distribuição dos materiais e dos recursos.

    2. Compras - Departamento ou tarefa que compreende a reposição do estoque de materiais e de recursos.

    1. Estoque - Local para armazenamento e para controle dos materiais e de recursos disponíveis.

    3. Embalagem - Manutenção dos materiais e recursos, desde seu recebimento até o seu uso.

  • Estoque não é local !!!


ID
3034078
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 11ª Região (MS-MT)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação ao processo de planejamento e à gestão de recursos materiais, financeiros e humanos, julgue o item.


A cadeia de suprimentos inclui: fornecedores de matérias‐primas e componentes; fabricantes; atacadista e distribuidores; varejistas; e clientes.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CORRETO

    O que é Cadeia de Suprimentos?

    A cadeia de suprimentos (supply chain) ou cadeia de abastecimento, rede logística ou, ainda, cadeia logística, corresponde aos processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor e disponibilizar os produtos no lugar e na data que os consumidores desejam.

    É a logística que facilita o gerenciamento dos materiais numa cadeia de suprimento.

    Cadeia de suprimento é uma rede de instalações e rotas de transporte que transformam matérias primas em produtos acabados e os entregam aos consumidores.

    Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou SCM, sigla de Supply Chain Management em inglês, é a administração da relação entre o desenvolvimento dos participantes e os processos do produto ou serviço, facilitando e otimizando o fluxo de recursos.

    Cada empresa envolvida, desde o fornecedor primário até o cliente final, forma um elo da cadeia:

    Fornecedor -> Fabricante -> Distribuidor -> Varejista -> Cliente

    Loreni T. Brandalise

  • A cadeia de suprimentos é o conjunto de organizações encadeadas que agregam valor a um produto, desde o primeiro fornecedor, até o último cliente.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Certo

    Segundo Martin Christopher (2010), em “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”, a cadeia de suprimento é uma rede de organizações envolvidas por meio dos vínculos a montante e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinados ao consumidor final, ele também salienta que gerenciamento da cadeia de suprimento não é “integração vertical.” 

    "O conceito de cadeia de suprimentos compreende um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações." (Yin)

    Segundo Ballou (2004), a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor. 


ID
3044050
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Caldas Novas - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A atividade que corresponde ao gerenciamento da cadeia de suprimentos de uma organização no nível estratégico da organização é:

Alternativas
Comentários
  • C

  • Porque não a B?

  • A B é no nível tático.


ID
3044344
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os processos englobados pela logística.

Alternativas
Comentários
  • B

  • Gabarito letra B.

    Para Dias (2010, p. 02), A logística compõe-se de dois principais subsistemas de atividades: Administração de Materiais e Transporte/Distribuição Física, cada qual envolvendo o controle da movimentação e a coordenação demanda-suprimento. Assim, podem ser incluídas como atividades logísticas as seguintes:

    • Compras.

    • Programação de entregas para a fábrica.

    • Transportes.

    • Controle de estoque de matérias-primas.

    • Controle de estoque de componentes.

    • Armazenagem de matérias-primas.

    • Armazenagem de componentes.

    • Previsão de necessidades de materiais.

    • Controle de estoque nos centros de distribuição.

    • Processamento de pedidos de clientes.

    • Administração dos centros de distribuição.

    • Planejamento dos centros de distribuição.

    • Planejamento de atendimento aos clientes.

  • Conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. –

    Compras, recebimento, armazenamento, fornecimento e controle de estoque.

  • A Processos de suprimento, precificação, customização, embalagem e acondicionamento.

    B Processos de compra, transporte, armazenagem e conservação e controle de estoque.

    C Processos de produção, empilhamento, movimentação e dimensionamento de pedidos.

    D Processos de planejamento, classificação, layout, posição e previsão de vendas.

    E Processos de organização, instalações, relacionamentos e localização.


ID
3089872
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o item.


Para sustentar a cadeia de valor, o valor agregado ao produto final deve superar o custo de todos os processos. O redesenho dos processos torna mais eficiente a cadeia de valor.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim estar errado. Não se meche em time que estar ganhando.

  • acertei msa queria um comentário aims completo

  • O redesenho de processos é a reestruturação da visão atual de um processo a partir de um olhar ponta a ponta, ou seja, considerando as interações entre os departamentos. Portanto, é diferente da melhoria de processos, já que não propõe ajustes incrementais, mas sim uma abordagem sistêmica do processo.

    Essa abordagem sistêmica (ponta a ponta) vai na contramão da abordagem funcional (por departamentos), pois organiza os processos em torno de resultados e não em torno de tarefas. Não é que os processos das áreas deixarão de ser gerenciados, mas eles passarão a fazer parte de um conjunto maior de processos, com uma visão mais ampla. Quando se leva em consideração apenas os processos departamentais, a organização pode acabar perdendo o foco.

  • E quem garante que o redesenho vai tornar mais eficiente a cadeia de valor? E se a pessoa o fizer de forma incorreta? Não iria piorar?

    Ah, a questão é da Quadrix, está explicado a bizonhisse ...

  • Não entendi muita coisa, a questão está em cadeia de custódia, mas para perito criminal kkkk acho que fugiu ao meu estudo...

  • Quando a questão fala que o objetivo é sustentar a cadeia de valor, pra mim significa que ela estar dando certo. Quando se redesenha a estrutura ou revisa seu processo, acaba-se encontrando brechas que podem ser preenchidas e, com isso, tornando-o mais eficiente. Seja no tempo, na qualidade do produto ou até mesmo no custo.


ID
3167200
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um dos principais objetivos da administração de materiais é buscar o equilíbrio entre estoque e consumo. A respeito desse assunto, julgue o item.

O estoque virtual inclui o estoque real, que consiste na quantidade de material existente no estoque da empresa, e as encomendas de materiais para estoque em andamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    O termo ESTOQUE VIRTUAL  diz respeito ao registro de produtos em uma loja. De forma simplificada, todo produto que é comprado ou vendido pela loja é atualizado no  virtual.

  • Gabarito: Certo

    Estoque virtual é o registro de entradas e saídas do estoque de forma automatizada, ou seja, as mercadorias recebidas ou enviadas são registradas nesse estoque virtual facilitando ao lojista, maior controle de seus estoques e ajuste de demandas de produtos junto aos fornecedores

  • CERTO

  • O conceito de estoque virtual diz respeito a fazer a gestão do volume de produtos que você tem à disposição para serem vendidos. Desse modo, envolve se planejar em relação à sua demanda sazonal e contar com os parceiros certos para abastecer os itens na quantidade e no volume adequados. Também inclui se preocupar com o timing dos abastecimentos para que nada fique faltando.

    Problemas na hora da compra podem ser decisivos para que o cliente não volte mais à loja.

  • Gab. C

    EV - Estoque Virtual

    Estoque real acrescido das quantidades de encomendas em andamento.

    EV = ER + Encomendas.

    ER - Estoque Real

    Quantidade (saldo) de material existente em estoque no almoxarifado da empresa.

    EM - Estoque Máximo

    Quantidade máxima de estoque permitida para o material. O nível máximo pode ser atingido pelo estoque virtual, quando da emissão de um pedido de compra. Assim, a finalidade principal do estoque máximo é indicar a quantidade de ressuprimento, por meio da análise do estoque virtual. No cálculo de sua quantidade, também é considerado o intervalo de cobertura. 

    ----------------------------------

    Fonte: VIANA, Administracao de Materiais, pág. 152. (leitura obrigatória para quem vai fazer CESPE ou QUADRIX)


ID
3257164
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de recursos materiais, julgue o item.


Em comparação com o transporte aquaviário, o transporte ferroviário apresenta a desvantagem de possuir uma maior flexibilidade em relação ao trajeto a ser percorrido.

Alternativas
Comentários
  • Seria uma Vantagem e a questão afirmou o contrário.

  • Você acha que tem mais lagos rios ou mares do que linha ferroviária? qual [e mais flexível

  • ERRADO

  • Vc pode construir ferrovias... já construir hidrovias é um pouco mais complicado né?

  • O transporte ferroviário é INFLEXÍVEL, ou seja, possui vias fixas. Ao contrário disso, o transporte aquaviário é flexível, visto que oferece várias rotas possíveis. Não tem nenhuma relação com a possibilidade de construir ferrovias.

  • A questão está errada. Por conta de uma palavrinha.

    Em comparação com o transporte aquaviário, o transporte ferroviário apresenta a desvantagem de possuir uma maior (o correto seria: menor) flexibilidade em relação ao trajeto a ser percorrido.

    O transporte ferroviário

    Possui um trajeto fixo, ele segue as linhas férreas, por isso o trajeto não pode ser mudado. Possuindo baixa (menor) flexibilidade.

  • Você nem precisa saber o assunto pra ver o erro. Flexibilidade nunca será uma DESvantagem.

  • apresenta vantagem pela sua ampla flexibilidade


ID
3287458
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística compreende uma noção ampliada da gestão de materiais. Assinale a alternativa que apresenta algumas das atividades da logística.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: A

  • GABARITO: LETRA A

    Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."

    Logística:

    "Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. Material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estrutura física (fábricas, depósitos. armazéns centros de distribuição) gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção além das atividades de distribuição."

    FONTE: Petronio G. Martins (2 ª Edição, pág. 179)

  • Para mim soou estranho afirmar que a logística é responsável pela compra, não?


ID
3304210
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

“Supply chain” é uma expressão inglesa que significa “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”. Consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final. Uma das ferramentas da logística de transporte é o TMS (Sistema de Administração de Transporte). Em relação ao que compete a esta ferramenta, assinale “V” para as proposições verdadeiras, ou “F” para as falsas.


( ) Simulação de cenários com fretes e rotas ideais.

( ) Rastreamento de cargas.

( ) Organização para entregas.

( ) Redução de custos de combustível.

( ) Controle da jornada do motorista.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • acertei a questão por eliminação....

    cadeia de logística consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final. Portanto os processos são calculo do frete, quais as rotas, o rastreamento ( acompanhamento) e a organização para entrega.

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes.

    O Supply Chain Management é a interação de diferentes processos e atividades que visam à criação de valor dos produtos e serviços para o cliente final, assim planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51).

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR

  • É bem visível esta questão, não tem como controlar redução de combustível , e nem jornada do motorista ...

  • Mentira! Eu trabalhei com Supply chain e eu controlava a jornada dos motoristas.

  • LETRA C).

    Para melhor visualização da questão é necessário entender que:

    -SCM: é estratégico.

    -LOGÍSTICA: é operacional.


ID
3376438
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Área de Gestão de Materiais possui grande influência sobre a logística e os custos dos produtos. Ela é responsável por gerir todos os processos que envolvem desde a compra de matéria-prima (MP), até armazenagem e destinação. Referente ao assunto, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A Área de Gestão de Materiais tem por finalidade o controle do abastecimento e de saída de todos os bens materiais, ou seja, dos itens para fabricação de produtos, ou produtos fabricados destinados à comercialização.

Alternativas
Comentários
  • administração de materiais é, certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada à logística, seu foco principal e determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final. Vê-se, dessa forma, que a administração de materiais é muito mais do que o simples controle de estoque, é uma atividade complexa e que envolve vários fatores.

    site: estudoadministraçao

  • Comentário do colega Robertinson

    Em resumo, a administração de materiais é responsável pelos pontos:

    Aquisição: pesquisam-se que atendam a da empresa ao menor custo possível. 

    Controle: realiza-se o controle de a fim de averiguar a necessidade de compra de novos materiais. 

    Armazenagem: atenta-se ao correto manuseio e conservação dos materiais adquiridos a fim de evitar perdas ou extravios, acarretando em gastos desnecessários. 

    Distribuição: responsável pela saída de materiais e produtos acabados, a administração de materiais realiza o controle dos itens que saem da empresa e vão ao cliente.

    Fonte: http://admsemsegredos.com/administracao-de-materiais-e-logistica/

  • Questão abordando quais são os objetivos da administração de materiais. Vejamos um pouco mais sobre o assunto e assinalemos a questão com certa ou errada.

    Para Gonçalves (2007), a administração de materiais pode ser dividida em três grandes nichos de atividades, complementares entre si:

    Gestão de estoques: tem por finalidade adequar os níveis de estoque às necessidades e à política de gestão de materiais. Faz, para isso, o uso de técnicas de previsão de consumo, gerando sinais para a área de compras a fim de iniciar os processos de aquisição.

    Gestão de compras: visa a aquisição de produtos/serviços demandados pelos órgãos que integram a organização, bem como atender às solicitações da área que gere os estoques.

    Gestão dos centros de distribuição: é responsável pelo controle físico dos materiais, bem como pelo recebimento na organização, movimentação, armazenagem e distribuição (saída dos materiais e produtos acabados).

    A banca sintetizou muito bem, na questão, as principais atividades da gestão de materiais. Diante disso,

    GABARITO: CERTO

    Fonte: Fenili, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos. 3°. ed. São Paulo, Método.

  • A Área de Gestão de Materiais tem por finalidade o controle do abastecimento e de saída de todos os bens materiais, ou seja, dos itens para fabricação de produtos, ou produtos fabricados destinados à comercialização.

    CERTA.


ID
3376444
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Área de Gestão de Materiais possui grande influência sobre a logística e os custos dos produtos. Ela é responsável por gerir todos os processos que envolvem desde a compra de matéria-prima (MP), até armazenagem e destinação. Referente ao assunto, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O método que prioriza a ordem cronológica de entrada dos produtos é o PEPS (Primeiro que entra, Primeiro que sai).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    -----

    PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai)

    Esse método prioriza a ordem cronológica de entrada dos produtos. Portanto, é privilegiado o uso do lote mais antigo de mercadorias até que as quantidades sejam esgotadas. Em seguida, é utilizado o segundo grupo mais velho e assim por diante. Para isso, é importante que o item em estoque seja armazenado de forma seriada.

    Vantagens e desvantagens do PEPS

    Esse é um método interessante para quem utiliza matérias-primas ou mercadorias que apresentam data de validade. A vantagem do PEPS é ter uma circulação contínua e ordenada de produtos, o que permite refletir, com mais exatidão, sobre o custo real dos itens. O valor dos estoques também se mantém atualizado se comparado ao preço da entrada mais recente.

    https://blog.financas360.com.br/gestao-de-estoque-entenda-a-diferenca-entre-peps-ueps-e-mpm/

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    PEPS ou FIFO:

    No método PEPS (o primeiro a entrar é o primeiro a sair) ou FIFO (first in, firstout), adotase como valor de saída de um item de material os preços dos itens que deram entrada em data mais remota (ou, em outras palavras, o preço dos exemplares mais “antigos”).

    UEPS ou LIFO:

    No método UEPS (o último a entrar é o primeiro a sair) ou LIFO (last in, firstout), adota-se como valor de saída de um item de material os preços dos itens que deram entrada em data mais recente.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • O método Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) dá prioridade à cronologia dos itens em estoque. Para quem trabalha com produtos que tenham data de validade, é o método mais recomendado, pois a prioridade para saída é o item há mais tempo em estoque. Ao fazer isso, a organização estará evitando incorrer em prejuízos. Quanto ao valor a ser adotado, será o dos itens mais antigos.

    GABARITO: CERTO


ID
3392755
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Qual é o conceito que compreende uma noção ampliada da gestão de materiais, englobando os processos de compra, transporte, armazenagem e conservação e controle de estoque?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    -----

    A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.

    -----

  • GABARITO: LETRA C

    Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."  

    Logística:

    "Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. Material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estrutura física (fábricas, depósitos. armazéns centros de distribuição) gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção além das atividades de distribuição."

    FONTE: Petronio G. Martins (2 ª Edição, pág. 179)

  • A - Produção enxuta consiste em ter o mínimo possível de desperdícios durante o processo produtivo.

    B - Just in time é um sistema de administração que objetiva a manutenção de níveis mínimos de estoque.

    C - Logística é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenagem de materiais. Tendo como foco principal o atendimento às exigências dos clientes.

    D - O Kanbam é uma ferramenta de controle de estoques, é um sistema visual, usa cartões coloridos para indicar o que deve ser produzido e quando dever ser produzido.

    GABARITO: C

  • logística = fluxo de materiais

  • Logística: Refere-se a todas as atividades de manutenção de estoque e armazenagem, processamento dos pedidos e transporte desde o ponto de aquisição até o consumo final. Tem a preocupação com toda a cadeia produtiva desde a fonte até o consumo final.

    Fonte: Meus resumos

    g: C

  • Noção ampliada da noção de Materiais = trata-se da Logística

ID
3430747
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


“[...] trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.


A afirmação refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).

  • Gabarito: D

  • “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).


ID
3597757
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2017
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

“Logística é o ______I______, ______II_______ do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de _____III_____ e das informações relativas desde o ______IV______ até o ponto de consumo, com o propósito de atender às ______V______”.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas da assertiva, tornando o conceito verdadeiro, são:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu que o candidato identifica-se as palavras-chave que formam o conceito de Logística

    "Logística é o processo de planejamento, implantação do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, de serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes."

    gab. C


ID
4833826
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O conceito do tempo do ciclo do pedido pode ser compreendido a partir dos quatro componentes independentes que o compõem, que são:

Alternativas
Comentários
  • B

    B. transmissão do pedido, processamento e montagem do pedido, tempo de aquisição de estoque adicional e tempo de entrega.

    elementos independentes de um ciclo de pedido são os tempos de transmissão, processamento e montagem, disponibilidade de estoque, tempo de produção e tempo de entrega. São eles direta ou indiretamente controlados por meio da escolha e do projeto dos métodos de transmissão do pedido, das políticas de estocagem, dos procedimentos de processamento de pedidos, dos modais de transporte e dos métodos de programação. 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de tempo do ciclo de pedido. Dito isso, vejamos qual das alternativas é a correta.

    Para Ballou (2006), o tempo do cicio de pedido é definido como o tempo decorrido entre o momento de pedido do cliente, a ordem de compra ou requisição do serviço, e aquele da entrega do produto ou serviço ao cliente, envolvendo todos os eventos mensuráveis em tempo do prazo total para a entrega de uma encomenda.

    Neste caso, o ciclo de tempo é composto por alguns elementos considerados independentes, são eles: tempos de transmissão; processamento e montagem do pedido; disponibilidade de estoque; tempo de produção e tempo de entrega. 

    Em que cada elemento tem a seguinte composição:

    Tempos de transmissão:

    • Consolidação do pedido
    • Transmissão de pedidos aos armazéns 

    Processamento e montagem do pedido:

    • Preparação das faturas
    • Liberação do crédito
    • Montagem do pedido no armazém

    Disponibilidade de estoque/tempo de aquisição de estoque adicional:

    • Quando estoque inexistente, tempo adicional para adquirir estoque da fábrica 

    Tempo de produção e tempo de entrega:

    • Tempo de embarque do armazém
    • Tempo de embarque da fábrica
    • Processamento do embarque pelo cliente

    Esses elementos são controlados direta ou indiretamente por meio da escolha e do projeto dos métodos de transmissão do pedido, das políticas de estocagem, dos procedimentos de processamento de pedidos, dos modais de transporte e dos métodos de programação (BALLOU, 2006).

    Tendo os pontos acima como parâmetro, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2006.


ID
4933771
Banca
CETRO
Órgão
TCM-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para instalar-se fisicamente, toda empresa precisa contar com equipamentos adequados. Toda e qualquer organização utiliza peças de reposição, reagentes de laboratório, material de escritório e, em qualquer circunstância, nunca pode faltar a mão-de-obra. Daí porque uma das atividades da administração de projetos é o planejamento de recursos tais como materiais permanentes.


Como exemplo de material permanente, pode-se citar

I. as peças de reposição.

II. os reagentes de laboratório.

III. as instalações e equipamentos.

IV. o material de escritório.

V. a mão-de-obra.


Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Os itens I, II e IV, são materiais de consumo, que ficam no estoque do almoxarifado. Não são permanentes.

    O item V nem mesmo é material.

    O item III é o único que é material permanente, pois não é consumido pela organização.

    Gab D

    Bons estudos!

  • Penso que esse item V faça parte do intangível da empresa

ID
5617645
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Bowersox (2014), dentro da gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, _________________ é função necessária para transportar e posicionar geograficamente o estoque. Dessa forma, a ___________ é um subconjunto de atividades e ocorre dentro do quadro mais abrangente da cadeia. Ela é o processo que cria valor pela gestão e pelo posicionamento do estoque e combina o gerenciamento de pedidos, do estoque, do transporte, do depósito, do manuseio de materiais e da embalagem, integrados por meio de uma rede de instalações.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima. 

Alternativas
Comentários
  • Para Bowersox (2014), dentro da gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, logística é função necessária para transportar e posicionar geograficamente o estoque. Dessa forma, a logística é um subconjunto de atividades e ocorre dentro do quadro mais abrangente da cadeia. Ela é o processo que cria valor pela gestão e pelo posicionamento do estoque e combina o gerenciamento de pedidos, do estoque, do transporte, do depósito, do manuseio de materiais e da embalagem, integrados por meio de uma rede de instalações.

    Gab. A