Gabarito D) - De acordo com Monte Alto et al.6
O comprador atual deixou de ser um “tirador” de pedidos para exercer os papéis de pesquisador, consultor e analista de valor (custo x benefício) que adquire produtos com funções de qualidade (utilidade funcional), desempenho operacional (produtividade), facilidades de operação (minimização de custos) e custos de manutenção (reposição de peças), procurando agregar serviços que levem ao aumento da lucratividade.
Além disso, os compradores devem desenvolver e manter uma relação construtiva com seus fornecedores. Ainda existem pessoas que têm uma visão dos fornecedores como se fossem seus inimigos. Acham que, para que sua empresa possa ganhar, devem “espremer” ao máximo os fornecedores. Seria uma visão “ganha-perde” do relacionamento comprador-vendedor.
Entretanto, esse tipo de relacionamento não é interessante para a empresa no longo prazo. Um fornecedor que sempre “perca” sairá do mercado, não é mesmo? Para um relacionamento construtivo, devemos ter em mente que a relação entre o comprador e o fornecedor pode gerar benefícios para as duas partes. Essa é a visão “ganha-ganha”.
Os principais objetivos da função compras são:7
Ø Garantir um fluxo contínuo de materiais, serviços e informações que atenda às necessidades gerais da empresa de modo a reduzir custos na cadeia de suprimentos e no sistema logístico.
Ø Adquirir materiais de forma econômica, compatíveis com a qualidade requerida e de acordo com a sua finalidade ou aplicação.
Ø Incentivar e colaborar na padronização e simplificação de materiais e equipamentos.
Ø Considerar as limitações da empresa e a capacidade de armazenamento.
Ø Minimizar o custo do processo aquisitivo.
Ø Pesquisar o mercado fornecedor em busca de fontes de fornecimento novas e alternativas.
Ø Manter as relações com os fornecedores e nível de cooperação, lealdade e respeito.
Ø Obter a máxima integração e cooperação das outras áreas da empresa (técnica, financeira, jurídica, produção, operação, manutenção, logística) e, particularmente, da área de gestão de estoques.
Além disso, a função de compras deve manter uma postura ética em seus processos de trabalho. Essa é uma área muito visada na empresa, pois lida com um montante de recursos imenso. O gestor da área deve, portanto, focar seus esforços em ter transparência e uma prática ética em suas negociações.
As principais atividades de um setor de compras são as seguintes:8
Tendo por base situação de compra organizacional (B2B)
Conheça todos os papéis de compras.
-Iniciador: é aquele que tem a primeira idéia ou necessidade de efetuar uma compra.
-Especificador: é o que determina o que comprar: características, modelos, especificações, sabores, cheiros, etc.
-Decisor: é quem toma a decisão final de compra.
-Influenciador: é aquele que tem conhecimento e ajuda na determinação de características.
-Comprador: é quem faz a compra fisicamente.
-Usuário: é quem irá usar o produto.