SóProvas


ID
547642
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As ferramentas da qualidade se tornaram populares por sua contribuição para sistematizar a busca pelas causas raízes dos problemas de qualidade enfrentados pelas empresas. A utilização de cada ferramenta tem um objetivo específico, e as ferramentas podem ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. São ferramentas de qualidade e suas respectivas aplicações as definidas abaixo, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de ishikawa representa a forte relação que existe entre um determinado resultado de um processo qualquer (efeito) e os diversos fatores (causas) que consequentemente contribuem para esse resultado específico. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe, ocorre devido ao fato de considerarmos suas espinhas como as causas dos problemas que são levantados, que irão contribuir para a resolução do seu efeito. Portanto, percebemos que a famosa espinha de peixe é usada basicamente para visualizar as causas primárias e secundárias de um problema, ampliando a visão das possíveis causas através da análise e da identificação de soluções, gerando assim, melhorias para o processo.

  •  

    1- Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ouserviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações, com o objetivo de identificar o desvio, caso ocorra.

     

    2- Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.

     

    3- Folhas de Verificação: é uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. É usada para acertificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão.

     

    4- Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer umaordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.

     

    5- Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências dedados obtidos por medições, através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria.

     

    6- Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadasem um gráfico, uma em função da outra.

     

    7- Controle Estatístico de Processo (CEP):  usado para mostrar as tendênciasdos pontos de observação em um período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.

     

  • RESUMO:

    Diagrama de causa e efeito : Levanta possíveis causas para problemas.

    Folha de verificação : Coleta dados à não conformidade do processo.

    Histograma : Identifica a frequência de dados,variação existente.

    Gráfico de Pareto : Destingue,entre fatores,essencias e secundários.

    Diagrama de correlação : Estabelece a correlação entre variáveis.

    Fluxograma : Descreve processos.

    Gráfico de controle : analisa a variabilidade dos processos.

  • Letra A

    Complementado... a figura com as ferramentas ajuda a entender:

    http://www.portal-administracao.com/2017/09/sete-ferramentas-da-qualidade-conceito.html


    Bons estudos !

  • Simples! O diagrama de ishikawa (espinha de peixe), pesquisa as raízes do problema, agrupando as causas por categorias. 

  • Letra A.

    O Diagrama de Ishikawa busca as causas dos problemas.

    É usado basicamente para visualizar as causas primárias e secundárias de um problema, ampliando a visão das possíveis causas através da análise e da identificação de soluções, gerando assim, melhorias para o processo.