SóProvas


ID
5479975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação a uma casa hipotética situada em um centro histórico municipal que constitui área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), julgue o item subsequente, com base nas disposições legais relacionadas ao tema e na jurisprudência do STJ. 

O tombamento ocorre com a inscrição do bem no livro de registros.

Alternativas
Comentários
  • O tombamento ocorre com a inscrição do bem no livro do TOMBO.**

    Depois da escuridão, luz.

  • Tombo que levei quando errei e fiquei sem saber o erro. kkkk essa foi pra acordar!!!

  • Tombamento: forma de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.

    O Decreto-Lei nº 25/1937 tem como objeto a organização e a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional; para tanto, trata, nos artigos 4 a 21, do instituto do tombamento.

    O referido instituto consiste em um ato de registro do bem de interesse público, em um livro Tombo, que tem como efeito, transformá-lo, oficialmente, em patrimônio público, que passa a ser regido por um regime especial de propriedade, com restrições que tem a finalidade de protegê-lo como memórias para as futuras gerações.

    Os bens tombados não podem ser destruídos, nem reparados ou restaurados, sem a prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sob pena de multa. 

    Os delitos cometidos contra coisas tombadas são equiparados aos crimes praticados contra o patrimônio nacional.

    Fonte: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/tombamento

  • São REGISTRADOS os BENS IMATERIAIS. Pra isso, são catalogados no LIVRO DE REGISTRO do IPHAN.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 10. O tombamento dos bens, a que se refere o art. 6º desta lei, será considerado provisório ou definitivo, conforme esteja o respectivo processo iniciado pela notificação ou concluído pela inscrição dos referidos bens no competente Livro do Tombo.

    FONTE: Decreto-Lei nº 25/1937.

  • Livro tombo não é uma especie de registro?

  • Nunca ouvi falar..

  • E o livro de tombo não é um livro de registro de bens tombados? kķkkk
  • Já que é pra tombar... (ler cantando)

  • Tombamento x Registro

    Tombamento é regulado pelo Decreto-Lei 25/1937 e visa proteger os bens imóveis e móveis.

    Registro é tratado no Decreto 3.551/2000 e tem por objetivo a proteção dos bens imateriais.

  •  § 1º Os bens a que se refere o presente artigo só serão considerados parte integrante do patrimônio histórico o artístico nacional, depois de inscritos separada ou agrupadamente num dos quatro Livros do Tombo, de que trata o art. 4º desta lei.

  • Acho que levei um tombo =D

  • A questão indicada está relacionada com o tombamento.

    - Tombamento:

    O tombamento se refere à modalidade de intervenção na propriedade por intermédio da qual o Poder Público busca proteger o patrimônio cultural brasileiro. O tombamento pode recair sobre bens móveis. Com base no artigo 216, Inciso I, II, III, IV e V, da Constituição Federal de 1988, o patrimônio cultural brasileiro compreende:


     “os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais e V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científco".


    O tombamento pode ser voluntário ou compulsório, provisório ou definitivo.


    - Tombamento voluntário: ocorre quando o proprietário consente no tombamento – por meio de pedido que ele formula ao Poder Público ou concordando voluntariamente com a proposta encaminhada pelo Poder Público.


    - Tombamento compulsório: acontece quando o Poder Público efetua a inscrição do bem como tombado, mesmo diante de proprietário inconformado e resistente.


    - Tombamento provisório: ocorre quando está em curso o processo administrativo instaurado pela notificação do Poder Público;


    - Tombamento definitivo: quando, após concluído o processo, o Poder Público procede à inscrição do bem como tombado, no referido registro de tombamento.


    - Decreto-lei nº 25 de 30 de novembro de 1937 (proteção do patrimônio histórico e artístico nacional);

    Com base no artigo 10, do Decreto-lei nº 25 de 1937, o tombamento dos bens indicados no artigo 6º será considerado provisório ou definitivo, de acordo com o referido processo iniciado pela notificação ou concluído pela inscrição dos bens no competente Livro do Tombo.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO

    O tombamento ocorre com a inscrição no Livro do Tombo. 


  • O tombamento é registrado.

    Se for móvel é registrado no Livro do Tombo.

    Se for bem imóvel, registra no cartório de Registro de Imóveis e no Livro do Tombo.

  • GABA: E

    Art. 10 do DL 25/1937: O tombamento a que se refere o art. 6º dessa lei será considerado provisório ou definitivo, conforme esteja o respectivo processo iniciado pela notificação (provisório) ou concluído pela inscrição dos referidos bens no competente livro do tombo (definitivo)

    TOMBAMENTO PROVISÓRIO: Há notificação, mas não há registro no livro do tombo.

    TOMBAMENTO DEFINITIVO: Há registro.

  • fui tombada pela essa questão

  • TOMBO, TOMBO, TOMBO,

    2 VEZ QUE TOMO ESTE TOMBOOOOOOOO

  • TOMBAMENTO: Trata-se de modalidade de intervenção na propriedade, por intermédio, da qual o Poder Público busca proteger o patrimônio cultural brasileiro. Se determinado bem foi tombado pela União, o Município pode realizar novo tombamento. Salienta-se que os Municípios ou os Estados podem tombar bem da União (de baixo para cima). O proprietário da coisa tombada, que não tiver recursos para realizar as obras de conservação e de reparação, deverá levar ao conhecimento do IPHAN, a necessidade, sob pena de multa correspondente ao dobro do que for avaliado o dano sofrido. O tombamento ocorre com a inscrição no Livro do Tombo.

  • Já que é pra tombar, tombei (CONKÁ, K.)

  • Ai que tombo! rs

  • pegadinha. tombamento. livro tombo. não eh livro registro
  • (ERRADO) O bem só é considerado tombado após regularmente inscrito em um dos quatro Livros do Tombo (art. art. 1º, §1º, DL 25/37).

  • TOMBEI nesta questão! haha

  • Tombamento provisório: ocorre quando está em curso o processo administrativo instaurado pela notificação do Poder Público. Portanto, não é apenas com a incrição no livro de registro chamado tombo, considera-se o tombamento provisório com a notificação.

  • Tombei bonito nessa questão... só Jesus pra me levantar...

  • já que é pra tombar...