SóProvas


ID
5482036
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPREMU
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos


A população negra tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que os brancos. É o que revela o informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

[...]

“Na série de 2012 a 2017, que foi o período que a gente analisou neste estudo, houve aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4. Enquanto para a população branca esse indicador se manteve constante no tempo, em torno de 16” [...].

Disponível em:<https://exame.abril.com.br/brasil/ibge-

populacao-negra-e-principal-vitima-de-homicidio-no-brasil/>.

Acesso em: 27 jan. 2020.


Os dados são de uma pesquisa do IBGE, publicada em novembro de 2019. O trecho apresentado evidencia que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, pois "Na série de 2012 a 2017, que foi o período que a gente analisou neste estudo, houve aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4"

  • Questão de interpretação textual.

  • Não considero correto escrever que a população foi impactada pela taxa, parece que a taxa causou o problema. A população negra foi impactada pela violência e não pela taxa.

  • Embora o estudo acerca das culturas africanas e contribuição dos povos africanos para a construção da cultura brasileira seja importante e oportuno, esta questão é fundamentalmente de interpretação de texto, tanto da entrada da questão quanto do pequeno trecho transcrito do artigo da revista Exame.
    Na entrada da questão é citado o trabalho do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil" , que se configura como um conjunto de dados basilar para a construção de políticas públicas e privadas que promovam igualdade e , ao mesmo tempo, para a conscientização da permanência do preconceito e do racismo no Brasil.

    Por sua vez, o trecho transcrito da Exame mostra o índice de homicídios em relação à raça e cor. Entre as opções uma indica a interpretação adequada dos dados apresentados pelo IBGE. 

    A) CORRETA- De fato, a população parda e negra sofreu mais homicídios do que a população branca entre 2012 e 2017.

    B) INCORRETA- A população preta e parda é , ainda,  a maior vítima de crimes mas, o crescimento das taxas de homicídio não são regulares. É exatamente a irregularidade que demonstra a desigualdade. 

    C) INCORRETA- A afirmativa não está incorreta mas não corresponde à interpretação dos trechos apresentados na entrada da questão. A população branca, via de regra, tem melhores condições de defesa por viver em áreas menos violentas , por não sofrer preconceito e normalmente ter melhores condições de vida. 

    D) INCORRETA- A afirmativa é correta mas NÃO corresponde à interpretação dos trechos apresentados na entrada da questão. 

    Gabarito do Professor: A