SóProvas


ID
5484679
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação ao estado de supressão do fenômeno respiratório chamada de asfixia, qual lesão associada resulta da coexistência de movimentos respiratórios, mesmo que ineficazes, com extravasamento se secreções proteicas para o interior da luz da árvore respiratória? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A (certo).

    Há o extravasamento de secreções proteicas para o interior da luz da árvore respiratória combinado com movimentos respiratórios, formando uma "espuminha" que é vista na boca. Tipo quando você aperta uma esponja de lavar prato que tá com detergente.

    .

    • Sinal do funil (cone?) de Bonnet: tronco de cone com orifício menor. Base do tronco com orifício maior. Tiro encostado.
    • Manchas de Tardieu: manchas equimóticas lenticulares de Tardieu. Asfixia por sufocação direta. Manchas de Tardieu.
    • Sinal de Benassi/Benassi-Cueli – halo fuliginoso no crânio (zona de esfumaçamento em superfície óssea). Tiro encostado.
    • Protrusão da língua: sinal geral externo da asfixia. Ocorre em asfixias mecânicas.

    .

    .

    .

    ps.: se encontrar algum comentário errado, mande uma mensagem alertando.

  • Cogumelo de espuma: é formado de uma bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias respiratórias inferiores. É mais comum nos afogados, mas pode surgir em outras formas de asfixias mecânicas, no edema agudo do pulmão e nos casos de morte precedida de grandes convulsões.

    Projeção da língua e exoftalmia: são achados comuns nas asfixias mecânicas, mas não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.

    Fonte: Genival Veloso de França.

  • A) Cogumelo de espuma.

    Cogumelo de espuma é um dos sinais de asfixia, é a formação de espuma na boca em razão da secreção das vias aéreas, sua formação depende da entrada de água no interior das vias respiratórias, do muco e do ar. Geralmente surge apenas nas pessoas que reagiram, e é um sinal de afogamento.

  • Gab. A

    A) Cogumelo de espuma externo Correto!

    MAIS COMUM NOS AFOGADOS, MAS PODE SURGIR EM OUTRAS FORMAS DE ASFIXIAS MECÂNICAS.

    SÓ SE FORMA PELA ENTRADA DE LÍQUIDO NAS VIAS AÉREAS E POR EXPULSÃO DE AR E MUCO NOS INDIVÍDUOS QUE REAGIRAM À PROXIMIDADE DA MORTE E CUJOS CADÁVERES FORAM RETIRADOS PRECOCEMENTE DA ÁGUA.

    B) Sinal do funil de Bonnet. Incorreto.

    -> Trata-se de lesão provocada por instrumentos do tipo perfurocontudente, no casos, projéteis de armas de fogo.

    C) Manchas de Tardieu. Incorreto.

    -> Equimose ou mancha de Tardieu encontramos nas regiões sub-conjuntival (OLHOS), sub-pleural (PULMÃO) e sub-epicardica (CORAÇÃO).

    D) Sinal de Benassi. Incorreto.

    > Trata-se de lesão provocada por instrumentos do tipo perfurocontudente, no casos, projéteis de armas de fogo.

    > Plano ósseo.

    E) Protrusão da língua. Incorreto.

    > São achados comuns nas asfixias mecânicas, mas não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.