Cogumelo de espuma: é formado de uma bola de finas bolhas de espuma que cobre a boca e as narinas e se continua pelas vias respiratórias inferiores. É mais comum nos afogados, mas pode surgir em outras formas de asfixias mecânicas, no edema agudo do pulmão e nos casos de morte precedida de grandes convulsões.
Projeção da língua e exoftalmia: são achados comuns nas asfixias mecânicas, mas não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.
Fonte: Genival Veloso de França.
Gab. A
A) Cogumelo de espuma externo Correto!
MAIS COMUM NOS AFOGADOS, MAS PODE SURGIR EM OUTRAS FORMAS DE ASFIXIAS MECÂNICAS.
SÓ SE FORMA PELA ENTRADA DE LÍQUIDO NAS VIAS AÉREAS E POR EXPULSÃO DE AR E MUCO NOS INDIVÍDUOS QUE REAGIRAM À PROXIMIDADE DA MORTE E CUJOS CADÁVERES FORAM RETIRADOS PRECOCEMENTE DA ÁGUA.
B) Sinal do funil de Bonnet. Incorreto.
-> Trata-se de lesão provocada por instrumentos do tipo perfurocontudente, no casos, projéteis de armas de fogo.
C) Manchas de Tardieu. Incorreto.
-> Equimose ou mancha de Tardieu encontramos nas regiões sub-conjuntival (OLHOS), sub-pleural (PULMÃO) e sub-epicardica (CORAÇÃO).
D) Sinal de Benassi. Incorreto.
> Trata-se de lesão provocada por instrumentos do tipo perfurocontudente, no casos, projéteis de armas de fogo.
> Plano ósseo.
E) Protrusão da língua. Incorreto.
> São achados comuns nas asfixias mecânicas, mas não esquecer que os cadáveres putrefeitos na fase gasosa ou enfisematosa também apresentam exoftalmia e projeção da língua, mesmo sem ter nenhuma relação com a morte por asfixia.