-
O sinal de Puppe-Werkarten é a lesão que nos tiros encostados reproduz sobre a pele, a extremidade aquecida da arma de fogo. Em resultado do calor desenvolvido pelo tiro, a boca do cano, a massa de mira e a ponta da haste ejetora (fuste) deixam, por vezes, o seu contorno impresso junto ao orifício de entrada do projétil, numa lesão erosivo-escoriativa, que logo em seguida se apergaminha - dicionário de Medicina Legal (ZACHARIAS)
Simplificando de uma forma menos técnica é o desenho da "boca" do cano impresso sobre a pele quando do tiro encostado,
-
-SINAL DE HOFFMAN (BOCA DE MINA): forma estrelada, fica entre a pele e osso. É causado pela forte expansão dos gases oriundos da queima da pólvora.
*-SINAL DE BENASSI: tiros dados no crânio. É constituído de fuligem, tende a desaparecer c/ a lavagem ou c/ a putrefação
-SINAL DE PUPPE-WEKGARTENER: desenho da boca da massa da mira do cano, produzido por ação contundente ou pelo seu aquecimento
-ROSA DE TIRO DE CEVIDALLI: disparo de projéteis múltiplos
-SINAL DE SCHUSKANOLL: esfumaçamento das paredes do conduto produzido pelo projétil entre lâminas internas e externas de um osso chato. Exemplo: crânio
-SINAL DE RICHTER: fragmentos próximos ao orifício de passagem
-SINAL DE TOVO E LATTES: presença de pele no interior do corpo
-SINAL CALCADO DE BONEET: disparo à queima roupa imprime o desenho das vestes
-SINAL DE RASGAO DE NERIO ROJAS: as roupas, nos tiros à curta distância, rasgam-se
-
SINAL DE HOFMANN/BOCA DE MINA (pólvora na PELE): provocado pelos gases em explosão ENTRE A PELE E O OSSO, causa ruptura da pele (buraco) com bordas EVERTIDAS e costuma possuir forma estrelada e enegrada. NA SAÍDA É ROMANESE.
SINAL DE BENASSI-CUELI (pólvora no OSSO): nos tiros no crânio/escápulas pode ser encontrado um halo fuliginoso sendo, a característica mais evidente o halo (mancha) deixado sobre o periósteo (membrana que recobre os planos ósseos). DIFERE da zona de tatuagem, uma vez que não são decorrentes de pólvora incombusta deixados sobre a pele.
SINAL DO FUNIL/TRONCO DE CONE DE BONNET/CONE TRUNCADO DE POUSOLD: ocorre no crânio, tronco de cone (1°orifício menor, pois está estável), base de tronco (2° orifício maior, pois ao bater, desestabiliza e gasta mais energia cinética para sair). Ocorre nos ossos tipo díploe. Na entrada a 1° batida faz um orifício menor e na 2° batida será maior. Na saída do crânio, a 1° batida faz um orifício menor e na 2° batida será maior. O orifício menor significa ENTRADA. O maior significa SAÍDA.
OBS: SINAL DE BONNET/TRONCO DE CONE DE BONNET: importante para a incidência do disparo. SINAL DE BENASSI: importante para a distância do disparo
SINAL DE PUPPE-WERKGAERTNER: desenho do cano na pele pelo aquecimento OU ação contundente.
ROSA DE TIRO DE CEVIDALLI: em cartucho de múltiplos projéteis (balins), caracterizada por disposição em grupos das lesões. Ex.: arma calibre 12. Quando a dispersão é maior, significa que a boca da arma estava mais distante do corpo da vítima.
SINAL DO SCHUSSKANOL: esfumaçamento das paredes do conduto, em um OSSO chato, que são finos e achatados. Ex.: a escápula, osso situado na região do ombro, as costelas e os ossos do crânio.
SINAL DE RICHTER: presença de esquírolas ósseas/fragmentos próximos ao orifício.
SINAL DE TOVO E LATTES: pele no interior do corpo.
SINAL DE ROMANESE está localizado no orifício de SAÍDA do projétil (quando o plano cutâneo está em contato com um anteparo duro).
-
São sinais que indicam que o tiro foi encostado:
-SINAL DE HOFFMAN (BOCA DE MINA): forma estrelada, fica entre a pele e osso. É causado pela forte expansão dos gases oriundos da queima da pólvora.
*-SINAL DE BENASSI: tiros dados no crânio. É constituído de fuligem, tende a desaparecer c/ a lavagem ou c/ a putrefação
-SINAL DE PUPPE-WEKGARTENER: desenho da boca da massa da mira do cano, produzido por ação contundente ou pelo seu aquecimento (Aproveitei os conceitos escritos pelo colega Leonardo Borges - E não, não somos parentes kkkk)
Obs: Atentar para o fato de que se tiver plano ósseo por baixo vai incidir no sinal de Hoffman, caso contrário, sinal possivelmente será de Puppe.
Desiste não, concurseiro. Essa fase vai passar e logo vc estará colhendo os frutos de todo o seu esforço! Amém?
-
Gab. B
-
Puppe-Werkgarten: é a lesão decorrente da arma de fogo.
-
Sinal de Werkgaertner é um sinal típico de tiros encostados de regiões sem plano ósseo, quando a arma está apoiada a pele, esse sinal é notoriamente representado pelo desenho da boca e da massa de mirra do cano.
-
Sinal de Werkgartner: queimadura ao redor do orifício de entrada por PAF, causada pelo cano e pela mira da arma aquecidos pelo disparo. Muitas vezes o desenho da mira permite identificar se a arma usada foi um revólver ou uma pistola. Ocorre em tiros encostados/apoiados.
-
Acertei a questão, mas seria mais correto dizer que o sinal de Werkgaertner representa o desenho da boca e da massa se mira do cano.
-
GAB. B
Sinal de WERKGARTNER ou Sinal de PUPPE WERKGARTNER. O dicionário de Medicina Legal (ZACHARIAS) em sua página 418 traz a seguinte definição: “Lesão, que nos tiros encostados reproduz sobre a pele, a extremidade aquecida da arma de fogo. Em resultado do calor desenvolvido pelo tiro, a boca do cano, a massa de mira e a ponta da haste ejetora (fuste) deixam, por vezes, o seu contorno impresso junto ao orifício de entrada do projétil, numa lesão erosivo-escoriativa, que logo em seguida se apergaminha”.
Simplificando de uma forma menos técnica é o desenho da "boca" do cano impresso sobre a pele quando do tiro encostado.
Fonte:
Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta - Amilcar da Serra e Silva Netto.
NÃO SEI POR QUAL MOTIVO, MAS AMO MEDICINA LEGAL.
-
>> Se A PELE ficar marcada por um desenho que reproduz a “boca” da arma (queimadura no orifício de entrada) formará o sinal de PUPPE-WERKGAERTNER (cano encostado no corpo). O tiro é dado em lugares em que os gases podem entrar e se espalhar. Ex. na barriga.