SóProvas


ID
5485639
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Um servidor público, que exerce cargo de gerência, no exercício de suas funções públicas, detectou o cometimento de irregularidades por parte de um outro servidor público, seu subordinado, no exercício do cargo. Apesar da identificação das irregularidades e da inexistência de dúvidas quanto à autoria, o gerente não tomou providências, sob alegação de que o erro cometido pelo servidor era tolerável. Diante dos fatos apresentados e de acordo com o previsto no Decreto-Lei n. 2848, de 1940 (Código Penal), qual o crime cometido pelo gerente?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

     ➤ Condescendência criminosa - Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

           Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     ➤Prevaricação - Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

           Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo:

           Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     ➤Corrupção passiva - Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

           Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.         

           § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

           § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     ➤Art 316 - Excesso de exação

           § 1º - Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza:          

           Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.         

           § 2º - Se o funcionário desvia, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos:

           Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

  • Na condescendência criminosa, o agente deixa de praticar o ato (responsabilizar subordinado) por INDULGÊNCIA.

    Na prevaricação, o agente deixa de praticar o ato para satisfazer INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL.

    Na corrupção passiva privilegiada, deixa-se de praticar o ato A PEDIDO OU INFLUÊNCIA de outrem.

  • Na condescendência criminosa, o agente deixa de praticar o ato de responsabilizar subordinado por INDULGÊNCIA (por pena do subordinado).

    Na prevaricação, o agente retarda ou deixa de praticar ato, indevidamente, ato de ofício, ou pratica o ato contra expressa disposição legal. PARA QUE?

    SATISFAZER INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL!

  • qual o crime indicado na pergunta???? Pois "irregularidades" ficou subjetivo, podendo ser estas irregularidades administrativas.

  • Excesso de exação Exige tributo ou contribuição social indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza.

    Se o funcionário desvia, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos

    Corrupção passiva: solicitar ou receber.

    Prevaricação  Retardar ou deixar de praticar. sentimento pessoal!

    Prevaricação imprópria Diretor de Penitenciária, agente público, deixar de proibir preso o acesso a aparelho telefônico.

    Condescendência Criminosa:  Deixar de responsabilizar subordinado! indulgência = dó, piedade passar pano

  • Ao meu ver, é prevaricação, pois a questão não salientou que foi por "INDULGÊNCIA". Como foi para satisfazer sentimento pessoal (tolerância), creio que seja Prevaricação.

  • #PMMINAS