- 
                                O funcionário pratica corrupção passiva privilegiada, prevista no art. 317, § 2º, do CP.   Para configurar prevaricação, deveria haver o dolo específico de "satisfazer interesse ou sentimento pessoal".     Prevaricação  Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.     Bons estudos!     ✍ Questões Inéditas → https://t.me/qinedita 
- 
                                #pegaObizu.   PREVARICAÇÃO= satisfazer o interesse Pessoal corrupção passiva privilegiada= retardar ou deixar de praticar ato cedendo a pedido/inflência de outrem.  
- 
                                Errado, seria prevaricação se fosse para satisfazer seu interesse ou sentimento PESSOAL, mas já que está cedendo a pedido e interesse de outrem, incorre em CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA. 
- 
                                ERRADA   Corrupção passiva privilegiada - (...) cedendo a pedido ou influência de outrem. Prevaricação - (...) para satisfazer interesse próprio ou pessoal. 
- 
                                Gab: E  (CESPE 2021 PC-DF) Comete crime de prevaricação o agente que pratica ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem. (ERRADO)  Corrupção passiva privilegiada - pedido ou influência de outrem. Prevaricação - interesse ou sentimento pessoal. (CESPE SEFAZ 2021) Cometerá prevaricação o servidor público que retardar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de alguém.  (ERRADO) (CESPE 2018) O servidor público que deixar de praticar ato de ofício, infringindo dever funcional em atenção a pedido de outrem, praticará corrupção passiva privilegiada. (CERTO) (CESPE 2015) Cometerá o crime de corrupção passiva privilegiada, punido com detenção, o DP que, após receber telefonema de procurador da República que se identifique como tal, deixar de propor ação em que esse procurador seja diretamente interessado. (CERTO) (CESPE 2008) Pratica prevaricação o agente que deixa, indevidamente, de realizar ato de ofício, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. (CERTO) 
- 
                                Corrupção passiva (privilegiada)        Art. 317       § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:        Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.       Prevaricação        Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:        Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.   
- 
                                ERRADA  Artigo 317,§ 2º do CP : Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração do dever funcional, cedendo a pedido ou influência de OUTREM >>>>  CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA        Artigo 319 do CP: Retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento PESSOAL >>>> PREVARICAÇÃO 
- 
                                Quando é pra ajudar alguém é corrupção passiva ( Lembre-se do favorzinho) 
- 
                                GABARITO: ERRADO. Um macete que não me faz errar essas questões: - Favorzinho gratuito: Corrupção passiva privilegiada.
- Interesse/sentimento pessoal: Prevaricação.
   "Cometerá prevaricação o servidor público que retardar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo à influência de alguém." → Errado. Corrupção passiva privilegiada. Favorzinho gratuito.   Exemplos respectivos em outras questões: "Setembrino, oficial de Justiça, recebe ligação de um amigo, o qual solicita a protelação do cumprimento de certa decisão judicial. A fim de atender ao pedido do amigo, o funcionário público retarda o ato de ofício. Nesse contexto, é correto dizer que Setembrino cometeu corrupção passiva privilegiada." → Correto. Foi um favorzinho gratuito.   "Oficial de justiça que deixa de dar cumprimento integral a mandado de penhora em razão de sentir pena do proprietário do bem penhorado comete, em tese, o crime de prevaricação." → Correto. Retardou em razão de interesse/sentimento pessoal.   Mais um exemplo para você não errar nunca mais: "Renato, fiscal da prefeitura, flagra Rogério, pessoa que até então não conhecia, cometendo determinada irregularidade. Ao abordá-lo, deixa, contudo, de aplicar-lhe a devida multa em razão de insistentes pedidos de Rogério. Renato, com sua conduta, praticou o crime de corrupção passiva privilegiada." → Correto. Favorzinho gratuito, novamente.         Espero ter ajudado. Bons estudos! :) 
- 
                                    -CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA Deixar de praticar ato de oficio cedendo a pedido de 3°   -PREVARICAÇÃO Retardar ou não praticar ato de oficio por interesse pessoal     Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.   Josué  1.9 
- 
                                Errado. Comete corrupção passiva, na prevaricação o funcionário retarda ato de ofício para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.  
- 
                                Para ser prevaricação deve existir o dolo específico de satisfazer interesse pessoal.  
- 
                                Neste caso estamos falando de CORRUPÇÃO PASSIVA - PRIVILEGIADA § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:        Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. crime de menor potencial ofensivo   
- 
                                prevaricação é o crime EGOÍSTA, não faz nada pelos outros 
- 
                                ERRADA Macete  : PREvaricação – satisfazer interesse PREssoal                             PRevaricação / pREvaricação - deixar de PRaticar ou REtardar. (indevidamente) Prevaricação  Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. corrupção passiva privilegiada= retardar ou deixar de praticar ato cedendo a pedido/inflência de outrem. Siga @qciano no insta -> dicas e mnemônicos todos os dias! 
- 
                                Resuminho: - Prevaricação (CP, art. 319)
 Crime funcional próprio. O objeto jurídico é moralidade da Administração Pública. O objeto material é o ato de ofício indevidamente ret4rd4do ou omitido pelo agente, ou praticado contra disposição expressa de lei. Sujeito ativo: funcionário público. Sujeito passivo: é o Estado. Núcleo do tipo: “ret4rdar”, “deixar de praticar” (omissivos) e “praticar” (comissivo). Elemento subjetivo: é o dolo acrescido de um especial fim de agir “para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. Não se admite a modalidade culposa. Não se admite a modalidade culposa. Consumação: no momento em que o funcionário público retarda ou deixa de praticar indevidamente o ato de ofício ou no instante em que o funcionário público pratica o ato de ofício contra disposição expressa de lei. O crime é formal (basta a intenção de satisfazer o interesse ou sentimento pessoal). A tentativa somente é admissível na modalidade comissiva. A ação penal é pública incondicionada. Difere da corrupção passiva privilegiada, pois não há pedido, nem influência. O funcionário age ilicitamente para atender a sentimento ou interesse pessoal. -------------------------------------------------------------------------------------------------- - Corrupção passiva (CP, art. 317)
 A corrupção é uma exceção pluralista à teoria monista. Espécies de corrupção passiva: ·        Corrupção passiva PRÓPRIA: realização de ato injusto (contrário a lei). ·        Corrupção passiva IMPRÓPRIA: realização de ato legítimo. ·        Corrupção passiva antecedente: a vantagem indevida é entregue ou prometida ao funcionário público em vista de uma ação ou omissão futura. ·        Corrupção passiva subsequente: a recompensa relaciona-se a um comportamento pretérito. Núcleos do tipo (tipo misto alternativo): ·        Solicitar; ·        Receber; ·        Aceitar. Sujeito ativo: funcionário público. Sujeito passivo: Estado e, mediatamente, a pessoa física ou jurídica prejudicada.  Elemento subjetivo: é o dolo, não se exige qualquer dolo específico. Consumação e tentativa: Na modalidade de aceitar e solicitar: crime formal. Na modalidade de receber: a doutrina diverge. Uns dizem ser crime formal, outros dizem ser crime material. A tentativa é admissível. Causa de aumento da pena: A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. Esse aumento só incide na corrupção passiva PRÓPRIA. Corrupção passiva privilegiada: Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem. Diferença entre corrupção passiva privilegiada e prevaricação: ·        Corrupção passiva privilegiada: viola dever funcional cedendo a pedido ou influência de outrem. ·        Prevaricação: viola dever funcional para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. 
- 
                                Corrupção Passiva Privilegiada: A corrupção passiva privilegiada é crime material e sua consumação se dá quando o funcionário público pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem. Nota-se que, nesse caso, o funcionário público não visa vantagem indevida, sendo delito diverso da corrupção passiva propriamente dita, uma vez que a motivação do funcionário público é outra.  Enfim, trata-se dos "favores" administrativos, corriqueiros na reciprocidade do tráfico de influências. § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:    << Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa >>   << Não confundir com Prevaricação>>          Prevaricação - Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.   
- 
                                não sei se vai ajudar, mas eu sempre relaciono a palavra PREVARICAÇÃO com PROCRASTINAÇÃO, só pra me ajudar a lembrar o conceito 
- 
                                ERRADO   Corrupção Passiva Privilegiada § 2º Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:  Pena- detenção, de três meses a um ano, ou multa. 
- 
                                prevaricar: interesse pessoal corrupção passiva privilegiada: interesse de terceiro 
- 
                                PREVARICAÇÃO: para atender sentimento ou interesse pessoal. CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA: cede a pedido ou influência.    
- 
                                prevaricação===interesse próprio corrupção passiva privilegiada=== interesse de terceiro 
- 
                                A
questão cobrou conhecimentos acerca dos crimes praticados contra a
Administração Pública.
 
 O
funcionário que praticar, deixar de praticar ou retardar ato de ofício, com
infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem pratica o
crime de corrupção passiva privilegiada,
previsto no art. 317, § 2° do Código Penal.
 
 O
crime de prevaricação, que está previsto no art. 319, CP, e consiste em
retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo
contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento
pessoal.
 
 A
diferença entre os dois crimes é que na corrupção passiva privilegiada o agente
deixa de praticar ou retarda a pratica de ato de ofício atendendo ao pedido ou
influência de alguém, já na prevaricação o agente retarda ou deixa de praticar
ato de ofício para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
 
 Gabarito, errado.
 
 
 
- 
                                Prevaricação (Art. 319) → RETARDAR ou DEIXAR de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa em lei, para SATISFAZER INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL - Satisfação de Interesse Próprio
 @policia_nada_mais 
- 
                                SATISFAÇÃO DE INTERESSE PRÓPRIO = PREVARICAÇÃO X FAVORZINHO GRATUITO = CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA 
- 
                                Olá, colegas concurseiros! Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais. Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão. → Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais. Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y → Estude 11 mapas mentais por dia. → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental. → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões. Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito! P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo. Testem aí e me deem um feedback. FORÇA, GUERREIROS(AS)!!  
- 
                                Minha contribuição.   CP   Prevaricação Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Mnemônico: PrevarIcação   Interesse Pessoal    FAVORZINHO GRATUITO = Corrupção passiva privilegiada   SATISFAÇÃO DE INTERESSE PESSOAL = Prevaricação          Abraço!!!     
- 
                                PREVARICAÇÃO X CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA A principal diferença entre esses dois tipos penais é a motivação do agente: na corrupção passiva privilegiada o que motiva o agente é o pedido ou a influência de outrem, já na prevaricação a motivação está ligada à satisfação de interesse ou sentimento pessoal. Ambos possuem a mesma pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Fonte - Google. O quanto vc quer isso? É isso que vai determinar se vc vai conseguir ou não. Avante! 
- 
                                prevaricação===interesse pessoal===artigo 319 do CP==="Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". 
- 
                                art.319,CP: - "A prevaricação consiste essencialmente no fato de espontaneamente o funcionário público ter sua ação norteada para o que se lhe afigure o seu interesse ou lhe pereça condizente com sentimento seu, pessoal."
 
- 
                                GABARITO ERRADO   Corrupção passiva privilegiada- favorzinho para TERCEIRO Prevaricação- satisfazer interesse PRÓPRIO 
- 
                                GABA: ERRADO   PREVARICAÇÃO: Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.   CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA: Art. 317, § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem: 
- 
                                ERRADO Trata-se de Corrupção Passiva Privilegiada ______________________________________________________ - Corrupção Passiva Privilegiada = CEDER PEDIDO DE TERCEIRO / INFLUÊNCIA DE TERCEIRO (econômica, social)   X - Prevaricação = SATISFAZER INTERESSE PESSOAL   
- 
                                 SERIA CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA . GAB: E 
- 
                                Corrupção Passiva Privilegiada 
- 
                                A questão não traz nada de prevaricação( art.319, CP), mas sim de Corrupção Passiva privilegiada (art. 317, parágrafo 2,CP). 
- 
                                Gab. Errado   Trata-se da corrupção passiva privilegiada 
   LEMBREM-SE:   FAVORZINHO GRATUITO = CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA   SATISFAÇÃO DE INTERESSE PRÓPRIO = PREVARICAÇÃO 
- 
                                Para configurar prevaricação, deveria haver o dolo específico de "satisfazer interesse ou sentimento pessoal". 
- 
                                DOLO (VONTADE + CONSCIÊNCIA) RETARDAR, OMITIR OU PRATICAR ILEGALMENTE COM O FIM DE SATISFAZER INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL (DOLO ESPECÍFICO) OU SEJA, NÃO EXISTE AJUSTE DE VONTADE DO AGENTE COM O BENEFICIÁRIO DO ATO, A VONTADE AQUI É PESSOAL, PARTICULAR, INDIVIDUAL, PRÓPRIA, PRIVATIVA, PECULIAR, ESPECÍFICA DO AGENTE. . PREVARICAÇÃO = SATISFAZER O INTERESSE PESSOAL. CORRUPÇÃO PASSIVA = CEDENDO A PEDIDO OU À INFLUÊNCIA DE ALGUÉM.     . . GABARITO ERRADO 
- 
                                pedido ou influência de OUTREM >>>>  CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA  satisfazer interesse ou sentimento PESSOAL >>>> PREVARICAÇÃO Bendito serás!! 
- 
                                  Olá, colegas concurseiros! Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações; Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão. → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais. Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y → Estude 13 mapas mentais por dia. → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental. → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões. Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito! P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo. Testem aí e me deem um feedback. Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.  Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V   FORÇA, GUERREIROS(AS)!!  
- 
                                O funcionário pratica corrupção passiva privilegiada, prevista no art. 317, § 2º, do CP.   Para configurar prevaricação, deveria haver o dolo específico de "satisfazer interesse ou sentimento pessoal".   Prevaricação  Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.   Bons estudos! 
- 
                                Prevaricação: Ato de ofício --> Interesse ou sentimento pessoal Corrupção Passiva: Ato de ofício --> Influência de terceiro.   
- 
                                Rogério Sanches: "A prevaricação não se confunde com a corrupção passiva privilegiada (§2º do art. 317). Nesta [corrupção passiva privilegiada], o funcionário atende a pedido ou influência de outrem. Naquela [prevaricação], não há tal pedido ou influência. O agente busca satisfazer interesse ou sentimento pessoal". 
- 
                                ERRADA   CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA: Cede a pedido ou influência de alguém. PREVARICAÇÃO: Retarda ou deixa de praticar por interesse pessoal. CONDESCENDÊNCIA CRIMINOSA: Deixar subordinado praticar infração sem punir ou comunicar autoridade que o faça. 
- 
                                Olá, colegas concurseiros! Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações; Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão. → Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais. Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y → Estude 13 mapas mentais por dia. → Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental. → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões. Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito! P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo. Testem aí e me deem um feedback. Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.  Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V   FORÇA, GUERREIROS(AS)!!  
- 
                                ✔️ PARA AJUDAR A FIXAR   PREVARICAÇÃO --> EU PENSO EM MIM   CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA --> EU PENSO NO OUTRO     ✍ GABARITO: ERRADO   
- 
                                Errado. Faltou falar que era pra satisfazer necessidades próprias e não por influência de alguém    
- 
                                ·        CORRUPÇÃO PASSIVA PRIVILEGIADA : O agente retarda ou deixa de praticar o ato a pedido ou influência de alguém. ·        PREVARICAÇÃO: O agente retarda ou deixa de praticar o ato por interesse pessoal. 
- 
                                Dica : Influência de alguém, ato de oficio - corrupção passiva privilegiada. GAB- E