SóProvas


ID
5485972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Considerando o disposto na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir, a respeito do direito tributário. 


É permitido instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, desde que se trate de concessão de incentivo fiscal destinado a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as distintas regiões.  

Alternativas
Comentários
  • CF/1988

    Art. 151. É vedado à União:

    I - instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, em detrimento de outro, admitida a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento sócio-econômico entre as diferentes regiões do País;

    Bons estudos!

    ✍ Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

  • Uniformidade Geográfica

    O princípio da uniformidade geográfica está previsto no artigo 151, I da Constituição Federal, o qual veda a instituição de “tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, em detrimento de outro…”.

    O presente princípio além de cumprir o pacto federativo, obedece ao princípio da isonomia, ao exigir tratamento uniforme para os entes federados. Cumpre consignar que nesta observância ao princípio da isonomia, admite-se tratamento distinto para aqueles que se encontre em situação desigual, de tal forma a contemplar em sua plenitude o princípio da igualdade. Neste diapasão a parte final do inciso em comento admite a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio sócio-econômico entre as diferentes regiões do País.

    Fonte: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-tributario/principios-do-direito-tributario/

  • Não olhei o gabarito definitivo, porém a inteligência do dispositivo não é essa.

    O dispositivo informa que o princípio da uniformidade geográfica não trará preconceito a um Estado, Distrito Federal ou Município. Assim, em situações excepcionais, porém será permitida a criação de incentivos.

    Ex.: Zona Franca de Manaus. O IPI é nacional, porém há alguns incentivos (que são temporários) à aquela região. Há um objetivo maior - promover o desenvolvimento -, mas isso não tira o caráter nacional do IPI.

  • Concessão de incentivo fiscal é uma coisa (quando o tributo já está instituído), mas um tributo não é instituído como forma de concessão do incentivo fiscal como afirma a questão. É uma questão de interpretação do texto constitucional. A banca quis escrever diferente, mas alterou o sentido.

    Vejo essa alternativa como ERRADA

  • gabarito certo, mas questão dúbia, por casos assim o TCU e a CGU decidiram não contratar a CESPE para os próximos concursos

  • Bom, considerando que o princípio da uniformidade geográfica tem aplicabilidade restrita à União, de acordo com a Cespe, o governo federal pode instituir novo tributo apenas para região Sul, desde que concedidos incentivos ficais para as demais regiões (ironia).

    Essa assertiva é de um absurdo sem precedentes!

  • Que gabarito absurdo.

    Uma coisa é instituir tributo não uniforme.

    Outra coisa é conceder isenções tributárias com vistas a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as distintas regiões

  • Redação confusa, mas não vamos brigar com a banca.

    CF/88 Art. 151. É vedado à União:

    I - instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, em detrimento de outro, admitida a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento sócio-econômico entre as diferentes regiões do País.

  • Admitir a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento sócio-econômico entre as diferentes regiões do País, configura, por si só, uma preferencia. Sendo, portanto, uma exceção a regra.

  • Tributo é unico , o que é diferente é incentivo fiscais .

    LOGO, QUESTÃO BEM ERRADA. Se vc acertou , estude mais .

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: Princípios tributários.

     

    Para pontuarmos nessa questão, temos que dominar o artigo 151, I da Constituição Federal, que traz o princípio da Uniformidade geográfica (e sua exceção, cobrada nesse exercício):

    Art. 151. É vedado à União:

    I - instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou a Município, em detrimento de outro, admitida a concessão de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio do desenvolvimento sócio-econômico entre as diferentes regiões do País;

     

    Logo, a assertiva: “É permitido instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, desde que se trate de concessão de incentivo fiscal destinado a promover o equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as distintas regiões” é verdadeira.

     

    Gabarito do Professor: Certo. 

  • Que questão mal feita, cara!

  • Regra: instituição de tributo tem que ser uniforme.

    Exceção: admite-se a não uniformidade, desde que com a finalidade extrafiscal exposta na parte final do 151, I, CF.

    A assertiva apenas descreveu a exceção. Está correta, sim.

  • lembrar entao que a CESPE considera concessao de incentivos fiscais , instituicao de tributos e portanto uma excecao a regra do principio da uniformidade tributaria

  • Redação péssima. O enunciado já começa errado ao afirmar que é admitida a instituição de tributo não uniforme em todo o território nacional. Uma coisa é a instituição do tributo, outra é a concessão de incentivos fiscais.
  • Apesar de marcar a questão como certa, certa achei ela confusa, facilmente pode-se marcar errada.

  • Eu entendi que vc pode beneficiar área instituindo tributo que não seja nacional. Ou seja, certa área n recolherá. Ou seja terá um incentivo fiscal.