-
a aquisição da linguagem dá início à socialização efetiva da inteligência para as crianças.
Apesar de ser muito a cara de Vygotsky essa assertiva, as outras estão completamente equivocadas.
-
Essa questão é uma pegadinha. A maioria das pessoas vão por exclusão e vão colocar a letra C. porém, percebam, isso ocorre muito em concurso, o estágio operatório começa 6-7 anos em diante. Ele não especifica qual estágio operatório é, pode ser o operatório concreto e o formal, sendo assim, a questão está equivocada. Se fosse apenas o estágio operatório concreto a afirmativa estaria correta uma vez que as interações entre crianças de 6 a 11 anos ainda são precárias, mas engloba a adolescência.
-
A aquisição da Linguagem resulta:
- Intercâmbio verbal com outras pessoas (socialização)
- Internalização da palavra e pensamento propriamente dito
- Internalização da ação (represantação intuitiva) por meio das imagens e "experimentos mentais"
Com o desenvolvimento da linguagem, a criança vai adquirindo habilidades em suas interações sociais, e ao chegar no estágio das Operações Concretas (7 a 11 anos +/-) ela está mais sociável e menos egocêntrica, portanto; o erro da alternativa C, foi afirmar que neste estágio as interações sociais são precárias.
Acredito que é possível deduzir que a alternativa C faz menção ao Operatório Concreto, quando fala: A partir do estágio operatório.
Contribuições, correções, sempre bem vindas para nossos estudos!
-
Para Piaget, no estágio sensório-motor não é possível falar “em real socialização da inteligência]",pois nesse período, a criança é essencialmente individual.
No estágio pré-operatório já se pode falar de uma inicial: “Socialização afetiva da inteligência, embora a ausência de algumas características, como, por exemplo, significados comuns em relação a conceitos e ideias, ainda limitam a possibilidade de a criança estabelecer trocas intelectuais equilibradas”.
Gabarito: D
-
Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como ocorrendo em quatro estágios universais qualitativamente diferentes. Cada estágio emerge num momento de desequilíbrio, ao qual a mente da criança se adapta aprendendo a pensar de uma maneira nova ou modificada. Da primeira infância até a adolescência, as operações mentais evoluem da aprendizagem baseada na atividade sensório-motora básica para o pensamento lógico, abstrato.
No primeiro estágio, o Sensório-motor, a inteligência essencialmente individual, pouco ou nada devendo às trocas sociais. É a partir da aquisição da linguagem, dá-se a passagem para o estágio seguinte (pré-operatório) e inicia-se uma socialização efetiva da inteligência.
Papalia, Diane E. (2013). Desenvolvimento humano. Porto Alegre : AMGH
Gabarito do Professor: Letra D.