SóProvas


ID
5486770
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
SEFAZ-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Golpes on-line com tema da vacinação aumentaram 530%

em três meses, diz empresa

    A empresa de segurança Palo Alto Networks publicou um relatório nesta quarta-feira (24) revelando que golpes on-line do tipo “phishing” relacionados à vacinação contra a Covid-19 tiveram um aumento, de 530% de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

    O phishing ocorre quando criminosos tentam roubar informações utilizando e-mails e sites falsos. As mensagens usam alguma isca como tema para que a vítima visite o site malicioso e forneça as informações de interesse dos hackers.

    Para ser eficaz, a mensagem falsa precisa chamar o interesse da vítima de alguma forma, o que leva os criminosos a buscarem assuntos que estão no noticiário ou que sejam de interesse da população – mesmo que falsos.

    Os dados da Palo Alto Networks são globais. Um dos ataques identificados pela empresa, por exemplo, foi direcionado à Junshi Biosciences, uma empresa chinesa que desenvolveu um coquetel para covid em parceria com a farmacêutica norte-americana Eli Lilly.

    Independentemente do tema, pouco mais de 20% das fraudes cujo alvo pôde ser identificado tentavam roubar credenciais do Microsoft 365 (também chamado de Office 365), que é utilizado por empresas para gerenciar a comunicação e o trabalho remoto.

    Além do Microsoft 365, contas de outros serviços de e-mail, Yahoo, Outlook e PayPal também foram alvos comuns.

    A Palo Alto Networks diz ter identificado e monitorado 69.950 links maliciosos desde janeiro de 2020, dos quais 33.447 estão diretamente relacionados ao coronavírus.

    Os demais links envolvem temas considerados afins, como reuniões virtuais, vacinas, hospitais e auxílios do governo.

    O monitoramento da Palo Alto Networks apontou que as tentativas de phishing ligadas ao coronavírus passaram por certas “fases” desde o início da pandemia.

    Alguns temas ganharam destaque nos golpes e permanecem em alta desde março passado. É o caso das mensagens falsas sobre reuniões virtuais, que passaram a ser muito mais comuns após a as regras de isolamento social impostas em todo o mundo.

    No Brasil, certas fraudes também acompanharam essas tendências, inclusive com aplicativos falsos na Play Store para Android e fraudes no Auxílio Emergencial.

    Em janeiro, a fabricante de antivírus Kaspersky e o Ministério da Saúde também alertaram sobre fraudes ligadas à vacinação no Brasil.

(Por Altieres Rohr, 24/03/2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2021/03/24/golpes-online-com-tema-da-vacinacao-aumentaram-530percent-em-tres-meses-diz-empresa.ghtml.)

Assinale a alternativa a seguir em que a concordância verbal está de acordo com a norma padrão da língua tendo em vista a reescrita do trecho adaptado a seguir “Golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19 tiveram um aumento”.

Alternativas
Comentários
  • Haver: no sentido de existir é impessoal e invariável.

    Locuções verbais com verbos impessoais, o verbo auxiliar deve concordar com o verbo impessoal.

    Gab C)

    #vousernomeado

  • A questão é de sintaxe e quer que marquemos a alternativa a seguir em que a concordância verbal está de acordo com a norma padrão da língua tendo em vista a reescrita do trecho adaptado a seguir “Golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19 tiveram um aumento”. Vejamos:

     .

    Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: são orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer). São casos de oração sem sujeito: verbo “haver” no sentido de “ocorrer, fazer, existir, realizar-se, acontecer - O FERA”; verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar...); e os verbos fazer, passar, ser e estar, com referência ao tempo (Hoje fez muito calor. Era no mês de maio. Passava de cinco horas da tarde. Abria a janela, se estava calor).

     .

    A) Houveram muitos golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19.

    Errado. Nesse caso o verbo "haver" é impessoal e deve ser usado na 3ª pessoa do singular: "houve muitos golpes".

     .

    B) Devem haver ainda golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19.

    Errado. O verbo principal "haver" está transmitindo sua impessoalidade ao verbo auxiliar "deve". Logo, o verbo auxiliar deve ficar na 3ª pessoa do singular: "deve haver".

     .

    C) Houve um aumento de golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19.

    Certo. Nesse caso o verbo "haver" é impessoal e deve ser usado na 3ª pessoa do singular: "houve um aumento...".

     .

    D) Foi visto, em relação à Covid-19, golpes que demonstraram um grande aumento. 

    Errado. O correto é "foram vistos golpes", já que o sujeito no plural deve concordar com o verbo no plural.

     .

    Gabarito: Letra C 

  • CONCORDE O SUJEITO COM O VERBO

    A) HOUVE MUITOS GOLPES - verbo HAVER no sentido de EXISTIR é INVARIÁVEL

    B) DEVE HAVER - locuções verbais com VERBOS IMPESSOAIS devem concordar.

    C) GABARITO -

    D) FORAM VISTOS.... GOLPES que demonstraram.. 

    senado federal - pertencelemos!

  • CREIO QUE A LETRA " A" TAMBÉM ESTÁ CORRETA POIS EXISTEM UMA REGRA QUE FALA QUE QUANDO O VERBO HAVER ESTIVER DIANTE DE PLURAL ELE PODE VARIAR TAMB´M. MESMO NO SENTIDO DE EXISTIR

  • Geovane, HAVER com o sentido de EXISTIR não vai pro plural

  • Excelente comentário Thais, obrigada!