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ID
5487328
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Terra Boa - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as visões fatalista e messiânica no Serviço Social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Na visão fatalista, temos o profissional acomodado, que procura dar conta de uma maneira ativista, burocratizada e rotineira de inúmeras e diversificadas tarefas que lhe são atribuídas; o limite do seu horizonte profissional é, no máximo, ser um bom tecnocrata, aperfeiçoar formal e burocraticamente seu fazer cotidiano.
II. A visão fatalista atinge também o profissional que quer ser progressista, que se autoidentifica como de esquerda, que incorpora um discurso protecionista do trabalhador, que denuncia os desmandos e arbitrariedades do poder, mas só aposta na pressão extrainstitucional, no coletivo, no movimento, como se a luta de classes não afetasse o cotidiano da vida social e só tivesse espaço nos partidos, no parlamento.
III. A visão messiânica tem cunho voluntarista e subjetivista, apesar de considerar fortemente os fatores históricos. É marcada por uma visão mágica da transformação social, que passa a ser reduzida a uma questão de princípios.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar um pouco sobre essa questão, por favor !

  • Assim, um desafio é romper as unilateralidades presentes nas leituras do trabalho do

    assistente social com vieses ora fatalistas, ora messiânicos, tal como se constata no

    cotidiano profissional (IAMAMOTO, 1992). As primeiras superestimam a força e a lógica do

    comando do capital no processo de (re) produção, submergindo a possibilidade dos sujeitos

    de atribuírem direção às suas atividades. Com sinal trocado, no viés voluntarista, a

    tendência é silenciar ou subestimar os determinantes histórico-estruturais objetivos que

    atravessam o exercício de uma profissão, deslocando a ênfase para a vontade política do

    coletivo profissional, que passa a ser superestimada, correndo-se o risco de diluir a

    profissionalização na militância stricto sensu.

    Marilda Villela Iamamoto: Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: CFESS, 2009.

  • O erro da III está em afirmar que o messianismo considera fortemente os fatores históricos. Pelo contrário, uma das marcas do messianismo (e do fatalismo tbm) é sua a-historicidade.

    "[...] o messianismo utópico – que privilegia as intenções do sujeito profissional individual em detrimento da análise histórica do movimento do real, numa visão “heroica” e ingênua das possibilidades revolucionárias do exercício profissional." - artigo: O serviço social na cena contemporânea