-
GAB B
Planejamento estratégico: é elaborado pelo nível institucional da organização (presidência/diretores), englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente. Aqui há uma preocupação com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e ações que serão necessárias para alcançá-los. Ele proporciona sustentação mercadológica para que a melhor direção a ser seguida seja decidida, integrando os fatores externos – não controláveis – com os internos – controláveis. É realizado de cima para baixo na estrutura organizacional. Para acompanhar seu funcionamento existe o controle estratégico, que se relaciona a elementos da organização como um todo, no longo prazo, e considerando o ambiente externo.
Em resumo, ele é projetado para o longo prazo; envolve a organização como um todo; é definido pela cúpula organizacional; é voltado para a eficácia e efetividade; é voltado para as relações com os clientes.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
GABARITO - B
O OPERACIONAL possui a característica de ser DETALHADO e ANALÍTICO
http://lillianalvares.fci.unb.br/phocadownload/Planejamento/Estrategia/Planejamento2.pdf
-
Estratégico
- Genérico e sintético
- Longo prazo
- Macro orientado: aborda a organização como um todo
Tático/Funcional
- Menos genérico e mais detalhado
- Médio prazo
- Médio prazo Aborda cada unidade organizacional em separado
Operacional
- Detalhado e analítico
- Curto prazo
- Micro orientado: aborda cada operação em separado
Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares
Gab. B
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de planejamento quanto ao nível. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que não apresenta uma característica do planejamento estratégico.
De modo a termos uma melhor compreensão, vejamos os principais pontos do planejamento estratégico, tático e operacional.
Quanto ao nível, o planejamento pode ser:
- ESTRATÉGICO: aquele que se encontra no topo da pirâmide organizacional. É um processo sistêmico, sintético e genérico que estabelece os objetivos de longo prazo e os métodos (meios) para alcançá-los, levando em conta o ambiente interno e externo.
- TÁTICO: é um plano de nível departamental (no meio da pirâmide organizacional) e de médio prazo. É responsável pelo detalhamento dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no plano estratégico. Possui como um dos seus objetivos o uso eficiente dos recursos colocados à sua disposição.
- OPERACIONAL: é aquele que se encontra na base da pirâmide, produz planos detalhados, com foco no curto prazo. O nível operacional é presente no dia a dia das organizações, cuida do cotidiano e da execução eficiente das tarefas.
Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão, pois apresenta características do planejamento operacional.
GABARITO: B
-
Planejamento Estratégico:
- Realizado pela alta cúpula;
- envolve e impacta toda organização;
- é orientado para o futuro e para o destino da organização;
- é voltado para o longo prazo;
- realiza mapeamento ambiental, otimizando a relação com o ambiente externo;
- envolve a construção do consenso;
- alto nível de incertezas;
- genérico e sintético.
-
Planejamento Institucional ou Estratégico: longo prazo, visão, missão, valores e objetivos, genérico, sintético, global, todo ambiente externo e interno, eficácia.
Planejamento Intermediário ou Tático: médio prazo, interno, MENOS genérico, MAIS detalhado, aborda cada unidade organizacional.
Planejamento Operacional: curto prazo, detalhado, específico, tarefas ou serviço técnico, analítico, eficiência, rotineiro, aborda cada tarefa ou operação isoladamente.
-
quem veio preocurar o erro por não ter visto a palavra EXCETO na pergunta?
KKKKKKKK
preciso parar um pouco! vida de concurseiro é assim!
-