SóProvas


ID
5489515
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um funcionário, em um determinado setor, desenvolveu uma maneira própria de atuar, alinhado à visão e à missão da organização e aos normativos internos. Ele se tornou uma referência, por sempre ter um conselho ou uma orientação a dar aos colegas, mesmo que usando metáforas e uma linguagem nada usual, em uma espiral do aprendizado.

Visando à sustentabilidade organizacional, verifica-se que o funcionário converte conhecimento tácito em explícito por meio de

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre o tema Espiral de Conhecimento de Nonaka e Takeuchi.

    Para os autores, há dois tipos de conhecimento :

    • Tácito: é altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como este interpreta a realidade. Aproveita-se dos insights subjetivos e da intuição dos funcionários. Amplamente aceito. (Fonte: Chiavenato, 2014)
    • Explícito: É aquele que pode ser comunicado e transmitido. Descritível e objetivo, codificável, formalizado, documentável. (Fonte: Chiavenato, 2014)

    De forma bem abreviada, podemos trazer o seguinte resumo sobre essa espiral, a qual usa os dois tipos de conhecimento acima em quatro diferentes tipos de abordagens (Fonte: Chiavenato, 2014. p. 341):

    • Socialização: o conhecimento tácito é transmitido para a forma tácita. Exemplo: interações informais.
    • Externalização: o conhecimento tácito é transmitido para conhecimento explícito. Exemplos: "uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos".
    • Combinação: o conhecimento explícito é transmitido para conhecimento explícito. Exemplos: "Envolve o uso de mídias como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas e redes computadorizadas". 
    • Internalização: o conhecimento explícito é repassado para a forma tácita. Exemplo: aprender na prática.

    Com base nesse resumo adaptado da obra de Chiavenato, vemos que as ações do funcionário descritas no enunciado tratam-se do processo de externalização do conhecimento, pois ele transmite um conhecimento subjetivo para formas mais objetivas, palpáveis, inclusive através de metáforas e comparações.

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B

  • De dentro para fora = externalização.

  • ✅Letra B.

    Tácito para o tácito ------------------> Socialização.

    Tácito para o explícito --------------> Externalização.

    Explícito para o explícito -----------> Combinação.

    Explícito para o tácito ---------------> Internalização.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa. ❤️✍

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da disciplina: Gestão do conhecimento. Sendo mais especificamente abordada a Espiral do Conhecimento.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Na Gestão do Conhecimento, há o esforço de se transformar o conhecimento tácito em explícito e o de transformar o conhecimento individual em coletivo, havendo o seu compartilhamento entre todos os colaboradores da organização.

    Trata-se da administração dos ativos intangíveis, através de um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos para a organização.

    Segundo Ribas (2015): “Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros)". (Ribas, apud Nonaka e Takeuchi, 1995).

    Com efeito, os autores representam a criação do conhecimento organizacional em um processo espiralado, que possui quatro etapas: Socialização (tácito para tácito), Externalização (tácito para explícito), Combinação (explícito para explícito) e Internalização (explícito para tácito).

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que o funcionário converte conhecimento tácito em explícito por meio da Externalização, que é a conversão do conhecimento tácito para explicito. Por exemplo, a gravação de vídeos pelos funcionários mais experientes, relatando suas experiências.


    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra B.