SóProvas


ID
5489518
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

68 Para que o gestor de um banco implemente uma estratégia de posicionamento por diferenciação, visando à geração de valor superior para o cliente, deve-se buscar alinhamento entre elementos referentes à estrutura organizacional, sistemas de controle e políticas de incentivo.

Assim, ao construir soluções orientadas a essa estratégia, é importante que ele identifique oportunidades relacionadas a

Alternativas
Comentários
  • RUMO A PMCE 2021!!

  • criação de equipes interfuncionais, recompensadas por assumir riscos, e ao desenvolvimento de produtos inovadores.

    Gab. A

  • Produtos inovadores são produtos diferenciados.

  • A questão cobra conhecimentos a respeito das Estratégias Genéricas de Michael Porter. Que são três:

    LIDEREANÇA EM CUSTOS: é a posição que a organização mantem para reduzir os custos de produção para disponibilizar um produto mais barato. Essa essa estratégia é destinada a atender todos os potenciais clientes da indústria.

    DIFERENCIAÇÃO: é a observação feita pelo cliente das características dos produtos/serviços oferecidos pela empresa. Essa essa estratégia também é destinada a atender todos os potenciais clientes da indústria.

    FOCO: é feito pela organização para atender determinado nicho do mercado focando características dos clientes. Note que parte da organização a busca das características dos clientes.

    Gabarito: A

  • politicas de incentivos = recompensa por assumir riscos.

    Gab: A

  • de cara elimine qualquer alternativa que fale de mercado amplo e redução de custos ou economia de escala pois são características de outro tipo de estratégia de porter, a liderança em custo

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Estratégias Genéricas de Michael Porter.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Estratégias Genéricas de Michael Porter, especialista em administração estratégica, esse modelo traça as forças primárias que determinam a competitividade dentro de uma indústria e exemplifica como as forças estão relacionadas entre si. Entende-se o termo mercado como clientes e consumidores e indústria como mercado de concorrentes.

    Para Porter, a competitividade na indústria é definida pelos seguintes fatores:

    - Novas empresas dentro da indústria;

    - Produtos que podem atuar como substitutos de bens ou serviços que as companhias produzem dentro da indústria;

    - Competência dos fornecedores de controlar assuntos como custos de matérias que as companhias da indústria utilizam para manufaturar seus produtos;

    - Poder de negociação que os compradores possuem dentro da indústria;

    - Grau de rivalidade ou competição entre as firmas dentro da indústria.

    Para o modelo de estratégias genéricas os compradores, produtos substitutivos, fornecedores e novas empresas potenciais constituem as forças que corroboram para o nível de rivalidade entre as firmas da indústria. Desse modo, após a compreensão das forças que determinam a competitividade dentro da indústria o administrador é capaz de desenvolver estratégias que tornem sua organização mais competitiva. Porter criou três estratégias genéricas, são elas:

    - Diferenciação – estratégia que estuda tornar uma organização mais competitiva através do desenvolvimento de um produto que o cliente perceba como diferente dos demais oferecidos pelos concorrentes.

    - Liderança de custo – método que visa aumentar a competitividade de uma organização através do fornecimento de produtos mais baratos do que os do concorrente.

    - Focalização – estratégia que visa torna a organização mais competitiva através da concentração/foco em um determinado consumidor.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que a criação de equipes interfuncionais, recompensadas por assumir riscos e o desenvolvimento de produtos inovadores estão relacionados com a estratégia genérica da diferenciação. Para essa abordagem a organização se torna mais competitiva ao desenvolver produtos que o cliente perceba como diferente e inovadores dos demais oferecidos no mercado.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. 5ª ed. São Paulo: Manole, 2018.


    Gabarito do Professor: Letra A.