SóProvas


ID
5489785
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo Lei nº 8.429/1992 - Lei de Improbidade Administrativa, sobre as disposições penais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público, quando o autor da denúncia o sabe inocente.
( ) Para apurar qualquer ilícito previsto nessa Lei, o Ministério Público poderá requisitar instauração de inquérito policial.
( ) A pena, para a falsa denúncia, é a suspensão dos direitos políticos.

Alternativas
Comentários
  • Todas as respostas estão na Lei de Improbidade Administrativa

    Primeira Afirmativa: Correta

    Justificativa: "Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente".

    Segunda Afirmativa: Correta

    Justificativa: "Art. 22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta lei, o Ministério Público, de ofício, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art. 14, poderá requisitar a instauração de inquérito policial ou procedimento administrativo".

    Terceira afirmativa: Errada

    Justificativa: "Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

    Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado".

  • Grande questão.

    Vejam, a letra C é indicada como ERRADA, contudo, conforme art. 15, III, da CF, a condenação transitada em julgado implica em suspensão dos direitos políticos, enquanto perdurarem seus efeitos.

    ela não é pressuposto lógico e direito da aplicação do preceito secundário da norma, mas é resultado da sanção penal.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.429/92. Vejamos:

    (C)- "Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente."

    (C)- "Art. 22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta lei, o Ministério Público, de ofício, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art. 14, poderá requisitar a instauração de inquérito policial ou procedimento administrativo."

    (E)- "Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa."

    Desta forma:

    D. CERTO. C-C-E.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.

  • 1ª - Correta, vide art.19 da 8.429/92. É a única conduta criminosa na LIA. A sua pena é de 6 a 10 meses de detenção + multa

    2ª - Correta, vide art.22 da 8.429/92. É importante destacar que o Ministério Público pode requisitar, DE OFÍCIO, a instauração do inquérito policial ou procedimento administrativo.

    • art.22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta lei, o Ministério Público, DE OFÍCIO, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art.14, poderá requisitar a instauração de inquérito policial ou procedimento administrativo.

    3ª - Errada, explicação na 1ª alternativa.

  • A 2 não pode ser considerada correta, porque a transcrição parcial do texto do artigo mudou o sentido da norma.

    O dispositivo prevê: "Art. 22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta lei, o Ministério Público, de ofício, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art. 14, poderá requisitar a instauração de inquérito policial ou procedimento administrativo".

    Se o fato não constituir crime, evidentemente que o Ministério Público não pode requisitar a instauração de inquérito policial, mas apenas procedimento administrativo.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.

    Art. 22. Para apurar qualquer ilícito previsto nesta Lei, o Ministério Público, de ofício, a requerimento de autoridade administrativa ou mediante representação formulada de acordo com o disposto no art. 14 desta Lei, poderá instaurar inquérito civil ou procedimento investigativo assemelhado e requisitar a instauração de inquérito policial.        (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)