A questão quer a alternativa que traga uma exceção em relação ao planejamento estratégico.
Para respondermos é importante sabermos o que é o planejamento estratégico:
Para Chiavenato e Sapiro (2004), "o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando."
Para Kotler e Armstrong 1993 (apud Fusco) que cita que: "O planejamento estratégico é o processo que tem como propósitos o desenvolvimento e a manutenção de um ajuste estratégicos entre os objetivos e as potencialidades da empresa e as mudanças frente às oportunidades de mercado."
No mais, podemos destacar algumas características do planejamento estratégico. São elas
- Visão: sistêmica, global;
- Prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro);
- Assunto: genérico;
- Risco: maior risco;
- Exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.
A partir disso, vamos em busca da alternativa incorreta.
A- CORRETA. Apesar do planejamento tratar a organização como um todo, os planejamentos táticos (setoriais, funcionais, departamentais) devem ser elaborados em consonância como o primeiro. As orientações do planejamento estratégico devem nortear os diversos setores na realização dos seus objetivos e por fim, é possível que os resultados dessas atuações possam ser sinergéticos.
De acordo com Chiavenato (2014): “Sinergia significa o efeito multiplicador da combinação dos recursos, pois os recursos utilizados conjugadamente produzem um efeito maior do que a sua soma.”
B- CORRETA. Vide comentário da letra "a".
C- INCORRETA. No planejamento estratégico é realizada a análise interna e externa à organização. Na análise externa, são analisadas as variáveis relacionadas às ameaças e às oportunidades. As oportunidades devem ser aproveitadas, Já as ameaças devem ser tratadas/contornadas de forma que haja a minimização do prejuízo que elas venham a causar. A assertiva está incorreta, pois o planejamento estratégico jamais vai querer potencializar algo que é ruim para a organização.
D- CORRETA. De acordo com Idalberto Chiavenato (2014), o plano é o resultado imediato do planejamento. "Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos". É o curso de ação que foi determinado para o alcance do objetivo desejado. Ainda de acordo com o autor, os eventos do planejamento têm essa sequência: Processos de elaboração, plano e implementação. Ou seja, para que haja de fato a implemantação da estratégia, o plano deve ser feito antes.
Fontes:
CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. Elsevier. 2004. (Pág. 39)
FUSCO, J. P. A. Tópicos emergentes em engenharia de produção". Arte e Ciência. Vol II.
CHIAVENATO, I; Sapiro, A. Planejamento estratégico. 2 ªed. Elsevier. 2009. (glossário)
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA C