SóProvas


ID
5490187
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos princípios da Administração Pública, julgue os itens a seguir.
I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade.
II A exigência constitucional de concurso público para a investidura em emprego público está relacionada ao princípio da impessoalidade.
III O texto constitucional assegura o direito à informação somente para assuntos de interesse particular, em razão do princípio da impessoalidade.
Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Quer dizer então que a proibição de utilização de símbolos e imagens que caracterizem promoção pessoal é errada. Então o político ou agente público que quiser se promover por causa de obras ou projetos da administração pública pode fazê-lo à vontade? Tá de brincadeira, né!? Cadê a impessoalidade nisso?

    Acredito que esse gabarito será alterado para "B"

  • Uma questão de interpretação ou de uma questão mal redigida.

    Em resumo:

    O item I eu entendi da seguinte forma: a proibição viola o princípio da impessoalidade.

    O item I se estivesse "a proibição corrobora com o princípio da impessoalidade" eu tinha considerado certo.

    Se tivesse colocado "está relacionado" como foi colocado no item II, não daria esse entendimento errado.

  • O que viola o princípio da impessoalidade é a utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos e não a sua proibição constitucional, conforme o item I.

    Item errado ao meu ver.

    Banca peba.

  • Li,reli, pensei, pesquisei e realmente não achei conexão para o item i estar correto. Alguém poderia explicar ?

  • Gente, esse item I é um disparate... não tem condições!

  • Banca porca.
  • tbm discordo da banca
  • Não é uma questão de intepretação, mas sim uma questão de alfabetização! Errar na elaboração da questão tudo bem, mas dizer que isso está correto é não saber ler.

  • sobre o item I, essa proibição retrata justamente o princípio da impessoalidade! Como pode violar??

  • GAB C

    #PMGO 2022

  • Uma questão de interpretação ou de uma questão mal redigida.

    Em resumo:

    O item I eu entendi da seguinte forma: a proibição viola o princípio da impessoalidade.

    O item I se estivesse "a proibição corrobora com o princípio da impessoalidade" eu tinha considerado certo.

    Se tivesse colocado "está relacionado" como foi colocado no item II, não daria esse entendimento errado.

  • A proibição de usar símbolos e imagens para PROMOÇÃO PESSOAL do servidor viola o princípio da impessoalidade?

    Essa quadrix é péssima.

  • I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade. 

    ????????

  • Tem umas bancas que são bizarras. Eu fico com vergonha alheia dos professores que elaboram questões mal feitas assim.

  • banca desgraçad@

  • Apenas pule a questão. O gabarito não faz o menor sentido.

  • Quem acertou, errou!

  • WATAFAQUI

  • ITEM I -CORRETO : PRINCIPIO DA IMPESSOALIDADE. O artigo 37 do § 1º da CF expressamente proíbe que conste nome, símbolo ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

    ITEM II -CORRETO - PRINCIPIO DA IMPESSOALIDADE. O concurso público encontra sua sustentação material em extensa gama de princípios constitucionais. Além de naturalmente destinado à efetivação do princípio da ampla acessibilidade, é absolutamente imprescindível para dar concretude ao conjunto de preceitos que o Constituinte, no art. 37,  caput,  disciplinou como princípios da Administração Pública: legalidade, publicidade, moralidade, impessoalidade e eficiência.

    O concurso público, ademais, está ineludivelmente atrelado ao princípio da impessoalidade administrativa, visto que fornece iguais oportunidades a todos que pretendam integrar os quadros de pessoal da Administração. É, portanto, exigência ínsita à própria concepção de Estado Democrático de Direito, o qual, como ensinam   e Bolzan de Morais, “tem como objetivo a igualdade e [...] referenda a pretensão à transformação do  status quo

    ITEM III -ERRADO: PRINCIPIO DA TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA. O princípio da transparência consagra a exigência de que haja não apenas a mera publicidade dos atos da administração pública, mas o efetivo acesso à informação. Contudo, cabe pontuar que isso não significa que todas as informações devem estar disponíveis para acesso pela população.

    “ – todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;”

  • Mermão, só a letra B está correta.

    Abraços!

  • Princípio da Impessoalidade: É o princípio que busca a finalidade pública, procurando tratar todos os administrados de forma isonômica, sendo vedada a promoção pessoal. 

     

    Desdobra-se em 04 princípios:  

    Princípio da Finalidade: Estabelece que os atos da administração pública tenham por finalidade a satisfação do interesse público; 

     

    Princípio da Igualdade ou Isonomia: A administração deve tratar todos de forma isonômica, sem discriminações, não podendo favorecer pessoas indevidamente

     

    Vedação de Promoção Pessoal: É vedada a promoção pessoal do agente público, pois estes atuam em nome do Estado. 

    CF/88, Art. 37, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos 

    OBS: A promoção pessoal fere também os princípios da legalidade e moralidade. .

     

    Impedimento e Suspeição: Tais princípios são utilizados quando a pessoa não pode atuar em determinado processo administrativo ou judicial por causa do grau de parentesco, amizade ou inimizade 

  • Gente, como assim o item I está correto? Essa questão foi anulada? Mudaram o gabarito? ;~~

  • QUADRIlha

  • questão está mal redigida levando o candidato a erro de interpretação
  • A redação da I é simplesmente patética. A lingua padrão culta portuguesa passou longe. Essa banca quer ser um Cebraesp se portanto como uma banca de esquina. Incrível como, depois de tantos anos de mercado, eles não extirpam erros sistemáticos como a redação de suas questões.
  • questão péssima; O item I viola mais de um princípio; o item II viola mais de um princípio, não só a impessoalidade. banca é um lixo. SEM CONTAR QUE A PROIBIÇÃO NÃO VIOLA, MAS GARANTE. Examinador preguiçoso

  • Essa daí foi do balacobaco
  • uai gnt! como assim?

  • Questão mal formulada!

    "I - A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade."

    Deslocando o adjunto adverbial para o final da oração, temos.

    I - A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos viola o princípio da impessoalidade durante as campanhas dos órgãos públicos.

    Perguntando ao verbo o que viola o princípio da impessoalidade?

    Resposta: "A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos" é que viola o princípio da impessoalidade.

    Sendo assim, fazendo uma análise de concordância veremos que a questão está com o gabarito errado! O gabarito deveria ter sido trocado ou a questão anulada. Porém quando vi que a banca é a quadrix percebi que é totalmente justificável esse erro por parte dela, banca de fundo de quintal!

  • O item “I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade” não está certo. Pois tal proibição não viola o princípio da impessoalidade, pelo contrário, perfaz o princípio.

  • Oxe! Fiquei boiando

  • Parabéns pra quem errou, e quem acertou, continue estudando.

  • Essa banca é uma piada.
  • Essa banca é aquela que deixa a pessoa mais perdida do que cego em tiroteio, se não estiver ligada nos erros.

  • [certo] I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade.

    => Se auto promover. Afeta a impessoalidade

    [certo] II A exigência constitucional de concurso público para a investidura em emprego público está relacionada ao princípio da impessoalidade.

    => Se não for por concurso seria pessoal. Como alguns prefeitos fazem.

    [errado] III O texto constitucional assegura o direito à informação somente para assuntos de interesse particular, em razão do princípio da impessoalidade.

  • I- A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade.

  • I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade. (ERRADO)

    ao meu ver está errado, fere o princípio da: (PUBLICIDADE)

    Gabarito para mim: B

    II A exigência constitucional de concurso público para a investidura em emprego público está relacionada ao princípio da impessoalidade. CERTINHO

    III O texto constitucional assegura o direito à informação somente para assuntos de interesse particular, em razão do princípio da impessoalidade. ERRADO

    Interesse Publico e Particular

  • I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da IMPESSOALIDADE. (CERTO)

    BIZUUUU !

    PARA AQUELES QUE NÃO ESTÃO ENTENDENDO...

    - Quando a PUBLICIDADE estiver no sentido de PROPAGANDA vai esta violando o princípio da Impessoalidade.

    II A exigência constitucional de concurso público para a investidura em emprego público está relacionada ao princípio da impessoalidade. (CERTO)

    III O texto constitucional assegura o direito à informação somente para assuntos de interesse particular, em razão do princípio da impessoalidade. ERRADO

    Interesse Publico e Particular

    Bons estudos!!

  • Se seu concurso for feito pela banca quadrix, senta e chora, pq essa banca só tem questões sem pé nem cabeça e quanto mais vc souber mais vc irá errar kkkk Quer ser uma cebraspe da vida mas nunca será. Deus me defenderá dessa banca tosca

  • Se você não marcou a questão "B", você errou!

  • Quadrix e AOCP competem para ver qual pior banca

  • Questão de rapariga.

  • Porque essa banca ainda existe?
  • O pior é o comentário do professor defendendo o gabarito esdrúxulo da banca.
  • Gabarito alterado para B

    proibir símbolos e imagens não viola o princípio da impessoalidade, pelo contrário.

  • GABARITO: LETRA C

    Porém a resposta deveria ser Letra B

    Essa Quadrix é uma banca mau caráter.

    O que intriga éo professor do QC concordar com gabarito olha o currículo: Autor: Julia Alexim, Advogada e Sócia no Escritório Melaragno, Pádua e Alexim, Professora da Pós-Graduação da PUC-Rio, Especialista em Ciências Jurídico-Políticas - Universidade de Lisboa., de Direito Administrativo.

  • Então a proibição viola o princípio, interessante.

  • O item I está errado.A proibição não viola princípio da impessoalidade.
  • O bagulho é loko e o processo é lento

  • Das bancas, se espera qualquer coisa, mas a professora reconhecer a opção I como correta só me faz deduzir que ela não leu a questão.

  • A questão trata do princípio da impessoalidade que é um dos princípios que regem a Administração Pública previsto no artigo 37, caput, da Constituição Federal.  

    O princípio da impessoalidade determina que a Administração Pública deve sempre atuar para atingir as finalidades legais e nunca para beneficiar ou prejudicar determinadas pessoas ou grupos.   

    Do princípio da impessoalidade decorre que a Administração Pública deve tratar todos em situação igual de forma igual sem discriminações ou tratamentos privilegiados. Do princípio da impessoalidade decorre também a vedação à divulgação, por meio de publicidade pública, de símbolos ou imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores ou agentes públicos (artigo 37, §1º, da Constituição Federal).  

    O princípio do concurso público e o princípio da obrigatoriedade de licitação são exemplos de institutos que visam garantir que todas as pessoas que preencham os requisitos e condições legais possam ter acesso a cargos públicos e contratar com o poder público sem sofrer qualquer forma de discriminação, logo, são decorrências do princípio da impessoalidade.  

    Vejamos as afirmativas da questão:  

    I A proibição constitucional de utilização de símbolos e imagens que caracterizem a promoção pessoal de servidores públicos, durante as campanhas dos órgãos públicos, viola o princípio da impessoalidade. 

    Incorreta. A vedação constitucional à promoção pessoal de agentes públicos prevista no artigo 37, §1º, da Constituição Federal é uma decorrência do princípio da impessoalidade, dado que impede que a publicidade pública seja utilizada para fins de promoção de pessoas específicas, não é, portanto, uma violação do princípio da impessoalidade.

     

    II A exigência constitucional de concurso público para a investidura em emprego público está relacionada ao princípio da impessoalidade. 

    Correta. A exigência de concurso público é uma forma de garantir acesso igualitário e impessoal a cargos públicos, logo, é uma forma de concretização do princípio da impessoalidade.  

    III O texto constitucional assegura o direito à informação somente para assuntos de interesse particular, em razão do princípio da impessoalidade. 

    Incorreta. Por força do princípio da publicidade, em regra, as informações são públicas e todos podem ter acesso, exceto quando a constituição ou a lei determinarem o sigilo. O princípio da impessoalidade não determina que o direito à informação se restringe assuntos particulares.  

    É correta apenas a afirmativa II, logo, a resposta da questão é a alternativa B.   

    Gabarito da Banca: Letra C. 


    Gabarito do Professor: Letra B.

  • eu chamaria essa questão de porca, mas tal designação é uma ofensa aos suínos

  • Pessoal, conferi o gabarito DEFINITIVO no site da banca, e eles atualizaram a correta para a letra B

    Cargo: Agente Fiscal | Questão: 21

    Prova:

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/84794/quadrix-2021-cress-ro-agente-fiscal-prova.pdf?_ga=2.212577180.944956246.1641208963-1248013921.1639226533

    Gabarito Definitivo:

    http://www.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://www.quadrix.org.br/Archives/General/22046/22481/25312/A05F23D5FF54/1_CRESS-RO_concurso_publico_2020_gabarito_definitivo.pdf

  • Gente a proibição de promoção pessoal utilizando-se de atividades promovidas pela administração não viola o princípio, muito pelo contrário. Essa questão deveria ser anulada.

  • QUEM AO MENOS LEU AS ALTERNATIVAS E ERROU, ACERTOU.

  • Alívio de ler o comentário do colega Vinicius vurdel. Agora falta o QC atualizar o gabarito para letra B.

  • Esses professores daqui adoram puxar o saco das Bancas. Tá na cara que essa assertiva ! está correta.

  • Se fosse campanha eleitoral, passava, mas campanha dos órgãos públicos, aí forçou…