SóProvas


ID
5490244
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Desde seu surgimento até os dias atuais, a profissão de assistente social no Brasil está intimamente relacionada ao enfrentamento da chamada questão social. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • Fui no mesmo raciocínio que vc.

    A única justificativa que encontrei foi esta; Apesar de não recuperar todas as ideias do terceiro parágrafo do texto original.

    Bem duvidosa essa misera de questão. Espero não encontrar uma assim no dia D.

  • Fui no mesmo raciocínio que vc.

    A única justificativa que encontrei foi esta; Apesar de não recuperar todas as ideias do terceiro parágrafo do texto original.

    Bem duvidosa essa misera de questão. Espero não encontrar uma assim no dia D.

  • "Apesar das metamorfoses no mundo do trabalho, advindas dos processos de reestruturação produtiva capitalista observados no início do milênio (especialmente após a crise econômica de 2008), é correto afirmar que a questão social NÃO permanece com as mesmas características dos anos 1930. Isso porque a precarização, a insegurança e a vulnerabilidade do trabalho e das condições de vida dos trabalhadores também NÃO permanecem com o mesmo perfil."

    Ver Cinco notas a propósito da "questão social" - NETTO, José Paulo.

  • Resposta: letra E

    A) CORRETO. A Questão Social é expressão das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo. Suas diversas manifestações são indissociáveis das relações entre as classes sociais que estruturam esse sistema e nesse sentido a Questão Social se expressa também na resistência e na disputa política. Cumpre destacar que ela é a matéria-prima do serviço social, haja vista a sua presença na vida de parcelas empobrecidas da população; sua significância da inserção do espaço do Serviço Social no processo de divisão sócio técnica do trabalho, bem como no processo de construção da identidade da profissão.

    B) CORRETO. Em 1936 foi criada a primeira Escola de Serviço Social, na cidade de São Paulo, vinculada, em início, à Ação Social, com formação baseada na doutrina social da Igreja Católica, tendo como mescla a visão francesa com a visão belga. Nesta época, por ser a questão social vista a partir da premissa ideológica da Igreja Católica, enquanto matriz de cunho moral, no qual era um conjunto de problemas de responsabilidade individual do indivíduo, ela tinha enfoque conservador, individualista, psicologizante e moralizador da questão, que necessita para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial, que encontrará, na profissão, efetivas possibilidades de desenvolvimento.

    C) CORRETO. O processo de construção da hegemonia de novos referenciais teórico‐metodológicos e interventivos, a partir da tradição marxista, possibilitaram para a profissão um amplo debate em diferentes fóruns de natureza acadêmica e/ou organizativa, além de permear a produção intelectual da área, o que acaba se expressando na produção teórica do Serviço Social brasileiro, com uma bibliografia própria, e que tem na criação e expansão da pós‐graduação um elemento impulsionador com seus cursos de mestrado e doutorado, iniciada na década de 70.

    D) CORRETO. nos marcos da reestruturação dos mecanismos de acumulação do capitalismo globalizado, os anos 80 e 90 foram anos adversos para as políticas sociais e se constituíram em terreno particularmente fértil para o avanço da regressão neoliberal que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Com o processo de globalização, a valorização do capital financeiro, as grandes corporações transnacionais, seus mercados, suas mídias, suas estruturas mundiais de poder e as graves consequências desta conjuntura para o tecido social em geral, configurou-se um novo perfil para a questão social

    E) INCORRETO. As transformações ocorridas ao longo das décadas possibilitaram para o Serviço Social o enfrentamento da herança remanescente do século anterior somado ao processo de globalização, à valorização do capital, ao avanço das grandes corporações e das estruturas mundiais de poder. Processo q acarretou consequências no aparato social, trazendo, assim, uma nova configuração para a questão social. Portanto, a QS, matéria prima do SS, sofre transformação.