SóProvas


ID
5490283
Banca
UFR
Órgão
UFR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto do empresário e filantropo Elle Horn e responda à questão.


Doar como missão


Na vida, para tudo há uma causa original: Deus. E pode-se traçar uma sequência lógica a partir disso. Se o homem tem uma missão, qual é ela? Descobri que é fazer o bem. Eu era uma pessoa completamente avessa à exposição. Não gostava de conceder entrevistas, fosse para falar sobre minha empresa, fosse para falar sobre filantropia. Diziam-me que estava sendo egoísta. Afinal, não há sentimento melhor que fazer o bem. Comprometi-me a doar 60% de tudo o que tenho em vida, e assim procedo ano a ano. Agora, um dos próximos passos é construir uma cultura de doação.

    Hoje faço parte do grupo The Giving Pledge, entidade filantrópica criada por Bill Gates e Warren Buffett. Nem de longe sou o maior filantropo deste país. Temos personalidades reconhecidas e outras que fazem muito, até mais do que eu fiz, seja por esforço, seja por volume financeiro, e nem são tão conhecidas. Entendi que ficar calado sobre isso não me levará a lugar algum. Porque não é suficiente apenas dar. Podemos doar quanto quisermos, mas estaremos fazendo um único bem. Se conseguirmos convencer outra pessoa, esse bem se multiplica por dois. E, se esse novo doador conquista o coração de outros, essa multiplicação se torna algo de crescimento exponencial. Quando encontramos pessoas com condições de fazer diferença, sempre percebemos que elas têm sentimentos bons. Contudo, há uma corrupção social muito grande causada pelo egoísmo. É preciso uma campanha sobre o altruísmo.

    [...]

(HORN, Elle. Revista Veja, ed. 2673.)

Sobre as ideias expostas pelo autor do texto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. O autor diz no texto : Podemos doar quanto quisermos, mas estaremos fazendo um único bem. Se conseguirmos convencer outra pessoa, esse bem se multiplica por dois. E, se esse novo doador conquista o coração de outros, essa multiplicação se torna algo de crescimento exponencial.

  • A A filantropia causada pela corrupção social NÃO impede que o autor reconheça doadores que fazem até mais que ele.

    B O autor reconhece que pouco faz (NÃO DAVA ENTREVISTAS)em função de seu egoísmo, mas promete doar 60% do que tem.

    C O humanitarismo(EGOISMO) do empresário/autor corroboraVA a ideia de ele não se expor, não conceder entrevistas.

    D A postura adotada pelo autor vai além da filantropia, busca adesão de outras pessoas para fazer o mesmo.