SóProvas


ID
54910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Numa organização que tenha uma forte cultura organizacional, um funcionário inexperiente pode muito bem aprender as práticas para o exercícios de suas funções com os próprios colegas de trabalho sem que seja submetido a práticas formais de instrução ou treinamento.
  • O modelo de gestão de competências prega justamente o contrário: o foco, ao desenvolver programas de treinamento e aprendizado, é em modelos não formais - diferentemente do tradicional modelo de sala de aula. 

    Como exemplos de programas de desenvolvimento de competências está o treinamento no próprio trabalho (conhecido como treinamento "on the job"), o coaching, a auto-instrução.
  • Em grupos bem estruturados os membros podem se auxiliar e corrigir falhas de treinamento.
    A Colega acima descreveu muito bem e foi negativada, acho isso um desrespeito aos membros que mutuamente se ajudam.
    att.
    Adm. Julio









  • A aprendizagem em organizações ocorre em diferentes contextos, tais como a realização prática do trabalho, a observação de colegas, a experimentação etc.
    Gabarito: E
    Bons estudos

  • Informais também.

  • Uma leitora tem a curiosidade de saber o que é a espiral do conhecimento. Na verdade, os professores da Universidade de Hitotsubashi, Nonaka e Takeuchi, desenvolveram um modelo de gestão do conhecimento em 1995 que denominaram a espiral do conhecimento que mostra os quatro modos de conversão do conhecimento responsáveis pela aprendizagem e inovação individual, das equipes de trabalho e da organização. O primeiro componente do modelo é o conhecimento tácito. Trata-se de um tipo de conhecimento muito pessoal e difícil de comunicar ou compartilhar com outras pessoas.

    O conhecimento tácito tem duas dimensões. A primeira, técnica, inclui o tipo de habilidade informal implícita no termo know how. A segunda, cognitiva, consiste em modelos mentais, crenças e percepções enraizadas de tal forma nas pessoas que elas muitas vezes não as percebem. Esta dimensão reflete a visão humana da realidade e do futuro.

    O conhecimento explícito, segundo tipo de conhecimento utilizado no modelo, é o conhecimento externalizado, registrado. Para os autores, o conhecimento explícito pode ser facilmente processado por computadores, transmitido eletronicamente e armazenado em banco de dados.

    Fonte: https://qualidadeonline.wordpress.com/2010/12/16/a-espiral-do-conhecimento/

  • CHIAVENATO MENCIONA AS OPORTUNIDADES DE FATOS VERÍDICOS E CONCRETOS NO CONTEXTO DA ATIVIDADE. OU SEJA, NA PRÁTICA, EM SI, DA ATIVIDADE.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO