SóProvas


ID
5491399
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Segurança Pública, compreendida como política pública, ainda se encontra em fase de construção, tendo em vista que o processo de redemocratização brasileira é recente (1985). Assim, percebe-se no discurso oficial uma forte tendência em garantir, formalmente, a participação da sociedade na discussão da questão da Segurança Pública, mas na prática há limitações quanto a essa gestão compartilhada da Segurança Pública. Portanto, a descentralização do poder decisório do Estado por meio da participação direta dos cidadãos no planejamento da Segurança Pública constitui um dos pilares da nova prevenção (SOUSA, Reginaldo Canuto. Introdução à Segurança Pública, 2013).
Desta forma, o entendimento sobre a Segurança Pública se alargou bastante passando indubitavelmente pelo contexto, pela análise social e política. Considerando tais mudanças advindas da Carta Constitucional de 1988, analise as assertivas a seguir referentes à Segurança Pública brasileira, associando “V” para a(s) afirmação(ões) Verdadeira(s) e “F” para a(s) Falsa(s) e, ao final, assinale a alternativa com a sequência ADEQUADA.  
I. ( ) A Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade das Polícias, principalmente no enfrentamento da Violência Criminal, devendo ser priorizada as políticas de repressão ao Crime.
II. ( ) A Segurança Pública dependerá diretamente do modelo político adotado, podendo-se concluir que a competência das instituições policiais na época da Ditadura Militar (1964-1985) era totalmente diferente das atuais atribuições policiais, que se tornaram mais acessíveis à participação social.
III. ( ) A discussão do tema Segurança Pública tornou-se de fundamental importância no contexto atual, principalmente por enfocar a necessidade de a sociedade participar da gestão da Segurança Pública, considerando que o modelo tradicional do Sistema de Segurança Pública se esvaiu em sua burocracia, a qual não consegue atender às demandas da sociedade e diminuir os índices de criminalidade.
IV. ( ) Na análise conceitual da categoria Segurança Pública, deve prevalecer seus aspectos legais, sendo de responsabilidade exclusiva do Estado sua manutenção, através da ação da Polícia preventivamente e pós delito.
V. ( ) No sistema de Segurança Pública brasileiro, a Polícia deve ser o principal ator social no enfrentamento da violência, pois representa a autoridade do Estado, e, conforme a Constituição Federal, é sua responsabilidade a manutenção da ordem pública.
VI. ( ) A Segurança Pública no contexto atual deve ser estruturada com base na ação Estatal e focar na investigação criminal eficiente, na perícia criminal técnica de qualidade para responsabilizar os autores dos delitos.
VII. ( ) A Segurança Pública é uma política pública, consubstanciada pela ação estatal e comunitária, em parceria, que objetiva prevenir e enfrentar a violência criminal, nas suas diversas manifestações e dimensões, principalmente garantindo o acesso à cidadania plena, no âmbito de suas competências, mediante instituições policiais e a comunidade como um todo, pois é elemento essencial para manutenção da ordem pública.  

Alternativas
Comentários
  •  I. ( FALSO) A Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade das Polícias, principalmente no enfrentamento da Violência Criminal, devendo ser priorizada as políticas de repressão ao Crime.

    • A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de TODOS.

    II. (VERDADEIRO ) A Segurança Pública dependerá diretamente do modelo político adotado, podendo-se concluir que a competência das instituições policiais na época da Ditadura Militar (1964-1985) era totalmente diferente das atuais atribuições policiais, que se tornaram mais acessíveis à participação social.

    • O que determina a eficácia da segurança pública é o apoio e a cooperação do público;

    III. ( VERDADEIRO) A discussão do tema Segurança Pública tornou-se de fundamental importância no contexto atual, principalmente por enfocar a necessidade de a sociedade participar da gestão da Segurança Pública, considerando que o modelo tradicional do Sistema de Segurança Pública se esvaiu em sua burocracia, a qual não consegue atender às demandas da sociedade e diminuir os índices de criminalidade.

    IV. (FALSO ) Na análise conceitual da categoria Segurança Pública, deve prevalecer seus aspectos legais, sendo de responsabilidade exclusiva do Estado sua manutenção, através da ação da Polícia preventivamente e pós delito.

    • A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de TODOS.

    V. (FALSO) No sistema de Segurança Pública brasileiro, a Polícia deve ser o principal ator social no enfrentamento da violência, pois representa a autoridade do Estado, e, conforme a Constituição Federal, é sua responsabilidade a manutenção da ordem pública.

    • A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de TODOS.

    VI. (FALSO ) A Segurança Pública no contexto atual deve ser estruturada com base na ação Estatal e focar na investigação criminal eficiente, na perícia criminal técnica de qualidade para responsabilizar os autores dos delitos.

    • As prioridades são quaisquer problemas que estejam afligindo a comunidade.

    VII. (VERDADEIRO ) A Segurança Pública é uma política pública, consubstanciada pela ação estatal e comunitária, em parceria, que objetiva prevenir e enfrentar a violência criminal, nas suas diversas manifestações e dimensões, principalmente garantindo o acesso à cidadania plena, no âmbito de suas competências, mediante instituições policiais e a comunidade como um todo, pois é elemento essencial para manutenção da ordem pública.  

    GABARITO - A

  • chute nervoso kkkk

  • prevenir e reprimir discordo da última ser verdadeira
  • questão bem crítica para o atual Governo.
  • é só saber que não é exclusivo do ESTADO ! A segurança é responsabilidade de TODOS.

  • tem quatro itens que nem precisavam ser lidos

  • Achei que fosse um livro.

  • Questão sobre moralidade, resta saber quanto foi o valor do gabarito COBRADO PELA NUCEPE KKKKKKKKKKK

  • A discussão do tema Segurança Pública tornou-se de fundamental importância no contexto atual, principalmente por enfocar a necessidade de a sociedade participar da gestão da Segurança Pública, considerando que o modelo tradicional do Sistema de Segurança Pública se esvaiu em sua burocracia, a qual não consegue atender às demandas da sociedade e diminuir os índices de criminalidade.

    HJ VC TEM MTO MAIS BUROCRACIA E MUITO MAIS CRIMINALIDADE, QUE POH2 DE QUESTAO LACRADORA E ESSA?

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional relacionada à segurança pública. Analisemos as assertivas:

     

    Assertiva I: é falsa. Conforme a CF/88: art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: [...].

     

    Assertiva II: é verdadeira. A partir da redemocratização, é perceptível o papel da participação social na segurança pública, visível, inclusive, nas leis. Por exemplo, segundo a Lei 13.675/2018 – a qual disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, nos termos do § 7º do art. 144 da Constituição Federal; cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) -   art. 5º São diretrizes da PNSPDS: [...] XIV - participação social nas questões de segurança pública.

     

    Assertiva III: é verdadeira. Isso é perceptível 13.675, a qual tenta incluir a participação da sociedade civil nas questões pertinentes à segurança pública. Segundo referida lei, art. 20, § 7º Os Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais de Segurança Pública e Defesa Social, que contarão também com representantes da sociedade civil organizada e de representantes dos trabalhadores, poderão ser descentralizados ou congregados por região para melhor atuação e intercâmbio comunitário.

     

    Assertiva IV: é falsa. Não se trata de responsabilidade exclusiva do Estado. Conforme art. 144, da CF/88 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: [...].

     

    Assertiva V: é falsa. Vide comentário da assertiva IV, supra. A lógica é mesma. A preservação da ordem pública é direito e responsabilidade de todos.

     

    Assertiva VI: é falsa. Não deve focar tão somente na investigação criminal eficiente e na perícia criminal técnica. Deve ser mais abrangente.

     

    Assertiva VII: é verdadeira. Está correta por expor a amplitude da segurança pública, assim como indicar que não se trata de exclusividade do Estado, mas também depende da ação comunitária.

     

    A sequência correta, portanto, é: F, V, V, F, F, F, V. 

     

    Gabarito do professor: letra a.

  • Não e exclusiva do estado. questão grande mas nem foi preciso ler a metade dela.

  • QUE QUESTÃO É ESSA , ACHEI QUE NÃO IRIA PARA DE LER MIAS ! GAB: A .