SóProvas


ID
5492755
Banca
PM-MT
Órgão
PM-MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ONU estima que existam 250 milhões de expatriados no mundo, entre legalizados e ilegais. E, se dependesse apenas da vontade das pessoas, esse número poderia ser ainda maior. Uma pesquisa recém-divulgada pelo Instituto Gallup, dos EUA, indica que 750 milhões de pessoas sonham em morar em um país diferente. Um em cada seis adultos do planeta.
(Superinteressante. https://super.abril.com.br/sociedade/imigracao. Acesso em 25/06/2019.)
O Novo Acordo ortográfico tornou obrigatório o uso de hífen diante de certos prefixos, a exemplo de recém-divulgada. Assinale a alternativa em que o prefixo de todas as palavras exige a presença de hífen.

Alternativas
Comentários
  • VOCÊ DEVE MEMORIZAR: antes de palavra com H, HÁ HÍFEN! Ex: anti-higiênico, circum-hospitalar, contra-harmônico, extra-humano, pré-história, sobre-humano, sub-hepático, super-homem, ultra-hiperbólico, geo-história, neo-helênico, pan-helenismo, semi-hospitalar

    Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contêm em geral os prefixos des- e in- e nas quais o segundo elemento perdeu o h inicial: desumano, desumidificar, inábil, inumano, etc. 

  • NÃO HÁ HÍFEN:

    Vogais diferentes;

    Consoantes diferentes;

    Vogal + Consoante;

    Após “não” e “quase”;

    Entre palavras com elemento de ligação. 

    HÁ HÍFEN:

    Antes de H;

    Vogal ou consoante igual;

    Pré, pós, pro, recém, além, sem, ex, vice, aquém;

    Sub + R/B;

    Circum / pan + vogal/ m / n.

  • Sem terra e sem teto

    Substantivo tem hífen

    adjetivo não tem hífen

    O sem-teto sem terra.

    O sem-terra sem teto.

  • GABARITO: D

    Casos em que o hífen é empregado:

    • O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. Ex: Anti-inflamatório, Anti-inflacionário, Micro-ondas.
    • Tal regra não se aplica aos prefixos “-co”, “-pro”, “-re”, mesmo que a segunda palavra comece com a mesma vogal que termina o prefixo. Ex: Coobrigar, Reedita, Proótico.
    • Com prefixos, emprega-se o hífen diante de palavras iniciadas com “h”. Ex: anti-higiênico, extra-humano, pró-hidrotrópico.
    • Emprega-se o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. Ex: inter-regional, sub-bibliotecário, super-resistente.
    • Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. Ex: sub-regional, sub-raça, sub-reino.
    • Diante dos prefixos -além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice, usa-se o hífen. Ex: além-mar, aquém-mar, recém-nascido.
    • Diante do advérbio “mal” , quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”, o hífen está presente. Ex: mal-humorado, mal-intencionado, mal-educado.
    • Com os prefixos “-circum” e “-pan”, diante de palavras iniciadas por “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífen. Ex: circum-navegador, pan-americano, circum-hospitalar.
    • Com sufixos de origem tupi-guarani, como “-açu”, “-guaçu”, “-mirim”, usa-se o hífen. Ex: jacaré-açu, cajá-mirim, amoré-guaçu.

    Casos em que o hífen NÃO é empregado:

    • Não se usa mais o hífen quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com uma vogal diferente. Ex: autoavaliação, coautor, infraestrutura.
    • Não se usa mais o hífen em determinadas palavras que perderam a noção de composição. Ex: mandachuva, paraquedas, paraquedista.
    • O hífen ainda permanece em substantivos compostos que perderam sua significação individual para construir uma unidade semântica, como também naqueles que designam espécies botânicas e zoológicas. Ex: bem-te-vi, couve-flor, guarda-chuva.
    • Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas. Ex: fim de semana, café com leite.
    • Exceções: O hífen ainda permanece em alguns casos, expressos por: água-de-colônia, cor-de-rosa
    • Quando a segunda palavra começar com “r” ou “s”, depois de prefixo terminado em vogal, retira-se o hífen e essas consoantes são duplicadas. Ex: antessala, antirrugas, extrassensorial.
    • O hífen será mantido quando os prefixos terminarem com “r” e o segundo elemento começar pela mesma letra. Ex: hiper-requintado, inter-regional, super-romântico.
    • Não se emprega o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”. Ex: anteprojeto, autopeça, contracheque.

    Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Emprego do hífen"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/emprego-do-hifen.htm. Acesso em 20 de outubro de 2021.

  • Letra D)

    A) biorritmo

    B) superaquecimento

    c) interestrelar; ultraresistente

    E) infraestrutura, subemprego.

    obs) As palavras Sem terra e sem teto:

    • Se Substantivo: tem hífen.

    Se adjetivo : não tem hífen.

  • A) o erro - BIORRITIMO 

    B) o erro - SUPERAQUECIMENTO

    C) os erros - INTERESTRELAR; ULTRARRESISTENTE

    D) GABARITO

    E) os erros - INFRAESTRUTURA; SUBEMPREGO

    ------- // -------

    SE LIGA NOS BIZU!

    O BEM NÃO GOSTA DE NINGUÉM (então separa ele dos outros)

    • BEM-HUMORADO, BEM-TE-VI, BEM-VINDO

    MANO, EX A GENTE TEM QUE MANTER LONGE

    • EX-ALUNO, EX-NAMORADA, EX-DIRETOR

    O HÍFEN É HOMOFÓBICO(separa os iguais, mas não liga quando os diferentes se unam)

    • separa os iguais - micro-ondas, micro-ônibus, anti-inflamatório.
    • não liga pros iguais - infraestrutura, microempreendedor.

    senado federal - pertencelemos!

  • O certo é semicírculo e não semi-círculo.

  • A) o erro - BIORRITIMO  

    B) o erro - SUPERAQUECIMENTO

    C) os erros - INTERESTRELARULTRARESISTENTE

    D) GABARITO

    E) os erros - INFRAESTRUTURASUBEMPREGO

    ------- // -------

    SE LIGA NOS BIZU!

    O BEM NÃO GOSTA DE NINGUÉM (então separa ele dos outros)

    • BEM-HUMORADO, BEM-TE-VI, BEM-VINDO

    MANO, EX A GENTE TEM QUE MANTER LONGE

    • EX-ALUNO, EX-NAMORADA, EX-DIRETOR

    O HÍFEN É HOMOFÓBICO(separa os iguais, mas não liga quando os diferentes se unam)

    • separa os iguais - micro-ondas, micro-ônibus, anti-inflamatório.
    • não liga pros iguais - infraestrutura, microempreendedor.
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra do hífen. O candidato deve indicar a assertiva que todas as palavras são escritas sem o hífen. Vejamos:

    a) Incorreta.

    Sem-teto⇨ diante do prefixo "sem",  usa-se o hífen.

    bio-ritmo⇨ o prefixo "bio" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "biorritimo". Quando a palavra iniciar com S ou R, estas serão dobradas.

    semi-círculo⇨ o prefixo "semi" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "semicírculo"

    Ou seja, a palavra "biorritmo" invalidou a assertiva, pois não é usada com hífen.

    b) Incorreta.

    Aquém-mar⇨ diante do prefixo "aquém" , usa-se o hífen.

    manda-chuva⇨ essa palavra perdeu o hífen bem como paraquedismo, paraquedista, paraquedismo com a entrada do Novo Acordo Ortográfico. Ou seja, o correto é "mandachuva".

    super-aquecimento⇨ o prefixo "super" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "superaquecimento".

    Ou seja, as palavras "superaquecimento" e "mandachuva" invalidaram a assertiva, pois não são usadas com hífen.

    c) Incorreta.

    Pré-vestibular⇨ diante do prefixo "pré",  usa-se o hífen.

    inter-estelar⇨ o prefixo "inter" é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "interestelar".

    ultra-resistente⇨ o prefixo "ultra" é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "ultrarresistente". Quando a palavra iniciar com S ou R, estas serão dobradas.

    Ou seja, as palavras "superaquecimento" e "ultrarresistente" invalidaram a assertiva, pois não são usadas com hífen.

    d) Correta.

    Ex-aluno⇨ diante do prefixo "ex",  usa-se o hífen.

    sem-terra⇨ diante do prefixo "sem",  usa-se o hífen.

    pós-doutorado⇨ diante do prefixo "pós",  usa-se o hífen.

    e) Incorreta.

    Anti-higiênico⇨ o prefixo "anti" é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H.

    infra-estrutura⇨ o prefixo "infra" é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H. Ou seja, o correto é "infraestrutura".

    sub-emprego⇨ o prefixo "sub" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo, com H ou com R.. Ou seja, o correto é "subemprego".

    Ou seja, as palavras "infraestrutura" e "subemprego" invalidaram a assertiva, pois não são usadas com hífen.

    Gabarito: D

  • O prefixo "semi" só se liga com hífen a palavras iniciadas com "h", ou "i". Assim:

    Há hífen:

    "semi-humano", "semi-intensivo"

    Não há:

    "semifinal", "semivogal", "semicírculo" ou "semibárbaro", "semirreta"

  • C) Ultrarresistente e Interestelar
  • Essa é uma questão sobre o uso do hífen, na qual a banca propunha aos alunos descobrir em qual das alternativas o hífen é obrigatório por conta do prefixo presente na palavra.

    Assim sendo, será apresentada uma pequena lista de prefixos que exigem que o segundo elemento seja antecedido por hífen, são alguns deles: além, aquém, recém, sem, ex-, vice-, vizo- (mesmo sentido de vice-), pré-, pós- e pró-.

    Visto isso, na letra A, “sem-teto" está correta, mas “bio-ritmo" deveria ser “biorritmo", já que, em palavras cujo prefixo termina em vogal e o próximo componente começa com R ou S, essas consoantes se duplicam e não há hífen. Também não há hífen quando o prefixo termina em vogal e o próximo elemento começa com consoante, de modo que o correto seria “semicírculo".

    Na letra B, “manda-chuva" é um caso de exceção entre as palavras compostas de natureza verbal nas quais se usa o hífen. Nesse caso (e em alguns outros poucos), o Acordo considera que se perdeu a noção de composição, devendo, pois, ser grafada aglutinadamente – “mandachuva". O prefixo “aquém", como já foi visto, exige o hífen, de modo que “aquém-mar" está correto. Porém, o correto seria escrever “superaquecimento" por conta da regra que diz que não há hífen quando o prefixo termina com consoante e o segundo elemento começa com vogal.

     Em C, somente “pré-vestibular" está grafada corretamente (por conta da exigência que pré- faz do hífen). Fora isso, o correto seriam as grafias “interestelar" e “ultrarresistente", conforme regras esclarecidas anteriormente.

    Já em D, conforme consta no segundo parágrafo desse comentário, todos os prefixos exigem a presença do hífen, de modo que é essa a alternativa correta a ser marcada.

    Por fim, na opção E, somente “anti-higiênico" está grafada corretamente, pois, à parte os prefixos des-, in-, co- e re-, todos os outros exigem a presença do hífen quando o segundo elemento começa com H. Fora isso, o certo seria escrever “infraestrutura" e “subemprego".

    Logo, confirma-se a opção D como a correta a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra D.

  • “Com os prefixos Recém, além, aquém, sem, ex, vice, HÁ HÍFEN” 

    Ex.: Recém-nascido, recém-casado, além-túmulo, vice-presidente,

     ex-presidente, sem-terra.

     

    “Com os prefixos tônicos “pré”, “pró” e “pós”: HÁ HÍFEN

    Ex.: Pré-escolar, pró-americano, pós-graduação.

    atenção ! em português sempre existe o tal do " EXCETO"