SóProvas


ID
5492764
Banca
PM-MT
Órgão
PM-MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Instrução: Leia o artigo a seguir e responda à questão.

Cada vez mais cedo
   [...]
   No Brasil, três em cada dez meninos ou meninas com idade entre 4 e 6 anos têm um celular para chamar de seu. A frequência do uso aumenta exponencialmente. Segundo pesquisa da Common Sense Media, organização americana sem fins lucrativos destinada a rastrear os hábitos tecnológicos da juventude, mais que dobrou o tempo da petizada diante dos vídeos, chegando à média diária (média!) de uma hora. Um detalhe: no YouTube, menores de 13 anos não poderiam ver vídeos (o correto é acessar a versão Kids), e, no entanto, os cliques não param. O Facebook também restringe o acesso a maiores de 13 anos, no entanto, segundo pesquisas recentes, 50% dos menores de 12 anos no Brasil estão lá. Há, enfim, uma avalanche de consumo precoce de conteúdo emitido pelas telas pequenas, à mão.
   Mas afinal, o que seria excessivo? A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que menores de 2 anos não tenham contato algum com telas, nem mesmo com televisores. Depois dessa idade, a TV pode ser liberada, mas no máximo durante uma hora por dia. Smartphone próprio, ou tablet, tão somente depois dos 8 anos e sempre com vigilância. Antes disso, compreende que a prematuridade implica problemas de aprendizado (é preciso ler mais), de visão (há uma epidemia de miopia entre os pequenos) e até de isolamento social (avalia-se que o abuso da internet é o que fez aumentar os índices de depressão entre jovens na faixa dos 10 aos 14 anos).
   [...] Em vez de lutarem contra a maré virtual, o fundamental é os pais assumirem a responsabilidade de educar as crianças para lidar com o mundo virtual. [...] A chave, enfim, é o bom senso. Soa inaceitável afastar crianças e adolescentes da conexão digital – mas achar que um smartphone pode fazer as vezes de pai, mãe e professor é errado.
(LOPES, A. Revista Veja, ed. 2661. Adaptado.)

A respeito de recursos linguísticos e semânticos empregados no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Assinale a afirmativa INCORRETA.

    C) Na frase A frequência do uso aumenta exponencialmente., o advérbio de modo acrescenta ideia de linearidade, ou seja, aumenta de forma linear.

    Incorreto, exponencialmente significa acima do comum, sinónimos; extraordinariamente, excepcionalmente, surpreendentemente, incrivelmente, extremamente, fenomenalmente, maravilhosamente, sensacionalmente, excelentemente.

  • GABARITO: C

    Exponencialmente é sinônimo de: notavelmente, significativamente, consideravelmente

    Fonte: https://www.dicio.com.br/exponencialmente/

  • GABARITO: C.

    A - No trecho chegando à média diária (média!) de uma hora, a repetição da palavra média entre parênteses sugere espanto do autor diante do tempo gasto diariamente pelos jovens com mídias digitais. CERTO: Nota-se um vocativo entre parêntese que sugere espanto do autor.

    B - A primeira frase do texto pode ser reescrita, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical, da seguinte maneira: Três em cada dez meninos ou meninas de 4 a 6 anos, no Brasil, possuem celular. CERTO: Na oração, verifica-se o deslocamento do adjunto adverbial (No Brasil) e a organização da forma verbal (Possuir), dessa forma, não causou prejuízo do sentido e nem da correção.

    C- Na frase A frequência do uso aumenta exponencialmente., o advérbio de modo acrescenta ideia de linearidade, ou seja, aumenta de forma linear. ERRADO: Exponencialmente vem da ideia de variação dos resultados.

    D - O vocábulo petizada é derivado de petiz, palavra antiga, hoje em desuso, que significa criança, assim petizada significa grupo de crianças, garotada, meninada.CERTO: Não utiliza muito o termo petizada, mas significa criança.

    E - No período O Facebook também restringe o acesso a maiores de 13 anos, no entanto, segundo pesquisas recentes, 50% dos menores de 12 anos no Brasil estão lá., a relação de coordenação entre as orações expressa o sentido de oposição. CERTO: As orações sindéticas adversativas introduzem relação de oposição. Conectores adversativos: MAS,PORÉM,CONTUDO,TODAVIA,ENTRETANTO,NO ENTANTO, E.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • A letra C é o gabarito pelo fato de que linear representa linha ou algo que é constante, o que é justamente o contrário de exponencialmente, que é algo desmedido, imenso.

  • Me pareceu que na frase "Um detalhe: no YouTube, menores de 13 anos não poderiam ver vídeos (o correto é acessar a versão Kids), e, no entanto, os cliques não param. O Facebook também restringe o acesso a maiores de 13 anos, no entanto, segundo pesquisas recentes, 50% dos menores de 12 anos no Brasil estão lá. " o segundo maiores de está errado, era pra ser menores de.

    O erro é da própria reportagem mesmo: https://veja.abril.com.br/tecnologia/os-riscos-de-as-criancas-viverem-coladas-a-celulares/

  • Aula sobre funções matemáticas me salvou kkkk

  • Se aumenta, então não é linear.

  • Questão foi anulada pela banca.

    Argumento da banca:

    No primeiro parágrafo, linha 6, o trecho “O Facebook também restringe o acesso a maiores de 13 anos” apresenta um erro: foi digitada a palavra maiores em lugar de menores, fato que a banca elaboradora deixou de avistar. Isso acarretou incongruência de sentido entre as informações dadas no texto. Consequentemente, na alternativa que traz “O Facebook também restringe o acesso a maiores de 13 anos, no entanto, segundo pesquisas recentes, 50% dos menores de 12 anos estão lá, a relação de coordenação entre as orações expressa o sentido de oposição”, essa relação de sentido proposta não se mantém, ocasionando a existência de duas alternativas que respondem corretamente ao comando da questão. A questão deve ser anulada.